Vendas de veículos elétricos em Portugal no mês de Fevereiro 2016

2016-mercedes-benz-c350e-plug-inAs vendas de veículos eléctricos em Portugal continuam em alta com 135 unidades vendidas no mês de fevereiro, o que representa um aumento de 165% relativamente ao ano anterior, colocando a quota dos Veículos Elétricos em 0.81% do total das vendas, um novo recorde.

 

Principais destaques:

  • Pela primeira vez a Mercedes está no 1º lugar das vendas com o seu modelo PHEV, o Mercedes C350e, que vendeu 31 unidades em fevereiro e acumula 56 veículos vendidos desde o início do ano.
  • O Nissan Leaf é o veículo 100% eléctrico mais vendido, ocupando o segundo lugar, no mês, com 26 viaturas vendidas, um aumento de 188% em relação ao mesmo mês do ano passado, e, o terceiro lugar no acumulado do ano com 40 viaturas vendidas.
  • Duas novas entradas na lista de vendas, o BMW 225xe Active Tourer e o BMW 330e.

 

Os dez modelos mais vendidos do mês de fevereiro são:

  • Mercedes C350e, 31
  • Nissan Leaf, 26
  • Volvo V60 Plug-In, 19
  • Mitsubishi Outlander PHEV, 15
  • BMW i3, 11
  • VW Golf GTE, 6
  • Volvo XC90 T8, 4
  • Tesla Model S, 3
  • Porsche Cayenne Plug-In, 3
  • Mercedes B250e, 2

 

Os dez modelos mais vendidos no acumulado do ano de 2016 são:

  • Mercedes C350e, 56
  • Mitsubishi Outlander PHEV, 52
  • Nissan Leaf, 40
  • Volvo V60 Plug-In, 27
  • BMW i3, 23
  • VW Golf GTE, 11
  • Volvo XC90 T8, 10
  • Tesla Model S, 8
  • Porsche Cayenne Plug-In, 5
  • Mercedes B250e, 4

No total dos dois primeiros meses do ano já foram vendidos 259 veículos eléctricos em Portugal.

url Notícia EV Sales: Portugal

APREN na Apresentação da UVE

APREN na Apresentação DA UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

O Secretário-Geral da APREN, José Medeiros Pinto, foi orador na sessão de apresentação pública da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. O evento teve lugar no dia 23 de março, no Museu da Eletricidade em Lisboa.
A intervenção de José Medeiros Pinto foi dedicada ao tema “Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica”.
Link: APREN

Transportes em Revista, Associação UVE apresentada oficialmente em Lisboa

Transportes em RevistaO Museu da Eletricidade Lisboa foi o local escolhido para a apresentação pública da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. Nascida a 6 de dezembro de 2015 em Coimbra, a associação tem personalidade jurídica e, segundo o presidente do conselho diretivo, Henrique Sánchez, tem como objetivo “ajudar os utilizadores de veículos elétricos e a implementação da rede de mobilidade elétrica no nosso país”. Os 21 fundadores da UVE têm neste momento mais de 1,5 milhões de quilómetros percorridos em modo elétrico e alguns dos utilizadores já têm mais de 150 mil quilómetros percorridos, utilizasndo mais do que um veículo – combinando automóvel e moto – e outros utilizadores já ultrapassaram os cem mil quilómetros num único automóvel.

A Associação UVE pretende impulsionar a mobilidade elétrica através da divulgação de veículos elétricos em comercialização em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, pela realização de encontros, por conferências e ações de formação sobre a mobilidade elétrica – abordando os veículos, a condução, as baterias e os sistemas de carregamento –, a promoção e infraestrutura de carregamento público e privado, a construção de uma solução política de incentivos públicos.

url Mais informação: Transportes em Revista

Governo vai comprar 170 carros elétricos este ano

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Investimento será de 5,3 milhões de euros, subsidiado pelo Fundo Português de Carbono. Objetivo é comprar 1170 novos veículos até 2023.

O Governo vai comprar 170 novos carros elétricos este ano, um investimento que ascenderá a 5,3 milhões de euros subsidiados pelo Fundo Português de Carbono, disse ao Dinheiro Vivo o secretário de Estado do Ambiente, José Mendes. Este número de veículos faz, contudo, parte de um objetivo maior. De acordo com o dirigente, a Administração Pública pretende comprar 1170 carros elétricos até 2023.

Isto representará um investimento de mais de 20 milhões de euros, mas que não será comparticipado pelo Estado, mas à partida, igualmente pelo Fundo Português de Carbono.

Além deste reforço do número de carros elétricos nas empresas do Estado, o Governo está ainda a preparar a assinatura de protocolos com as autarquias do país que estiverem interessadas para que sejam dados incentivos a quem usa o carro elétrico.

“O Governo quer incentivar as câmaras a aplicar medidas de discriminação positiva no que se refere a gestão do território”, disse José Mendes na apresentação pública a Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). Estas medidas, disse depois à margem do evento, podem estar relacionadas com o estacionamento privilegiado para quem tem carros elétricos ou mesmo com vias dedicadas, mas para já está tudo em aberto.

Só talvez no verão é que este projeto poderá ser anunciado, rematou o secretário de Estado.

Link: DinheiroVivo

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos apresentou ‘missão elétrica’ para Portugal

Com um rápido crescimento desde a sua criação a 6 de dezembro do ano passado, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos  (UVE) apresentou o seu plano estratégico para a disseminação da mobilidade verde e, mais concretamente, da tecnologia elétrica em solo nacional. Organismo sem fins lucrativos, a UVE visa promover a mobilidade elétrica numa época em que os avanços neste campo têm sido em grande número, tanto em termos técnicos, como em termos legislativos.

Este é efetivamente um dos pontos mais importantes do panorama atual com o novo Orçamento do Estado a promover uma nova abordagem aos apoios estatais à aquisição de veículos elétricos, algo que a UVE já veio contestar, considerando que vai de encontro à necessidade de maior implementação dos veículos eléctricos e redução das emissões poluentes e dos consumos.

A questão ambiental foi, com efeito, uma das mais presentes ao longo da conferência de apresentação da UVE, a qual teve lugar no Museu da Eletricidade, com discursos de Eduardo Rêgo, conhecido pelos seus trabalhos de voz-of em documentários sobre natureza e vida selvagem.

Atribuindo uma relação direta entre as emissões poluentes e a degradação ambiental, tanto Rêgo como José Medeiros Pinto, Secretário-Geral da Associação de Energias Renováveis (APREN) destacaram a importância de uma cada vez maior ‘eltrificação’ da sociedade e do setor dos transportes. Medeiros Pinto destacou mesmo as condições de excelência de Portugal para poder vir a ser um dos países em que a mobilidade elétrica mais eficazmente contribui para a redução da pegada ecológica e melhoria das condições sócioeconómicas, enfatizando que uma maior propensão das energias renováveis para a rede elétrica ajudará o PIB (mediante a redução de importação do petróleo) e o emprego. De forma ambiciosa, advoga mesmo que em 2040 Portugal poderia ter a totalidade da sua energia derivada das energias renováveis.

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Incentivar e promover

Ao abrigo da sua ação, a UVE pretende impulsionar a venda dos eletricos e oferecer uma voz ativa aos proprietários de veículos elétrico. O objetivo máximo é, assim, revelar e dar destaque às inovações do mercado no capítulo da mobilidade verde, mas também a realização de conferências e ações de formação sobre os diversos parâmetros dos elétricos (VE, condução, baterias e sistemas de carregamento). Por outro lado, tenta promover e divulgar as infraestruturas de carregamento público e privado e incentivar a construção de uma solução política de incentivos públicos.

Na conferência, o presidente da UVE, Henrique Sánchez, destacou que os elétricos têm ainda uma margem muito grande para crescer no mercado, beneficiando amplamente dos incentivos fiscais que o Estado concede para a aquisição de novos veículos elétricos, sobretudo no caso das empresas, em que os subsídios são divididos em quatro vetores: isenção do ISV, isenção do IVA (até ao máximo de 50 mil no caso dos hibridos e de 62.500 euros no caso dos 100% elétricos), isenção em sede de IRC e isenção de IUC. Para particulares, o destaque vai para os incentivos ao abate no caso de veículos com mais de 10 anos no caso de compra de um elétrico novo, que vai contar com uma redução ao abrigo do próximo Orçamento do Estado.

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Em declarações proferidas ao Automonitor, Sánchez explicou que a UVE nasceu para mostrar que os utilizadores de veículos elétricos são ‘uma realidade’ e que têm de lidar todos os dias com dificuldades inerentes de quem procura uma mobilidade mais sustentável. Aliás, a missão da UVE nasce mesmo pela necessidade de chamar a atenção para os muitos pontos de carregamento avariados.

“A UVE aparece porque sentimos necessidade de criar uma associação. Andámos quatro anos a assistir à constante degradação dos pontos de carregamento existentes e a não instalação dos carregadores rápidos, que era fundamental, senão não nos conseguimos movimentar. Essa é a razão fundamental para a criação da Associação”, começa por dizer o responsável por aquela associação, para quem a utilização de veículos elétricos está hoje sujeita a grandes constrangimentos.

“O que queremos mostrar é que andamos todos os dias de carro e de moto elétrica. Para nós não é só o futuro, é o presente e nalguns casos o passado, como no meu caso, que ando desde 2011 com um carro elétrico e, no de associados que já andam de moto elétrica desde 2007 ou 2008. é o presente, o dia-a-dia. É possível fazê-lo, com restrições sérias em termos de carregamento, mas estamos muito esperançados que como acordo agora assinado entre o fundo português do carbono e a Mobi.E seja possível atualizar e reparar a rede dos carregadores normais que estão degradados e instalar os carregadores rápidos. Simultaneamente, junto das autarquias, concretamente junto da Câmara de Lisboa, mas também com outros municípios, vamos fazer pressão para que seja posta uma sinalização eficiente e oficial para que a polícia possa autuar quando lá estiverem carros que não os supostos”, acrescentou, referindo ainda que, para debater estes assuntos, já solicitou uma audiência com o Governo, que irá decorrer em breve e que terá a presença também da Câmara de Lisboa.

Por fim, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, o presidente da UVE mostrou ainda a sua total abertura “para colaborar e para ajudar, dar sugestões, queremos fazer e mostrar que é possível andar de elétrico”.

Governo disposto a colaborar

Pelo mesmo diapasão alinhou José Mendes, com o representante do Governo a demonstrar que um dos principais objetivos do Executivo socialista é precisamente “a descarbonização da economia por via elétrica e das energias renováveis”. Neste âmbito, o veículo autónomo assume grande importância nos esforços de “reduzir as emissões para mitigar o impacto que isso tem nas pessoas”.

O Secretário de Estado Adjunto elencou alguns dos esforços já abrangidos pelo Governo para alavancar a mobilidade elétrica, como a aquisição de 1170 veículos elétricos para a administração pública, “procurando alterar mentalidades”, a que se junta um sistema de monitorização avançado. De igual forma, falando sobre a redução dos subsídios para a aquisição de veículos elétricos mediante a entrega de um carro velho com mais de dez anos para abate, José Mendes desvalorizou algumas críticas quanto a esse plano, destacando, por outro lado, a manutenção de um esforço nesse sentido, mesmo que noutros moldes e relembrando uma premissa: “desde 31 de dezembro de 2015 que esse esquema de subsídios terminou e que não existe um apoio. Ou seja, até à entrada em vigor do novo OE não havia nada, agora já há”.

Anunciando que agora os incentivos têm uma duração de dois anos, ou seja, o esquema atual terminará em dezembro de 2017, foi também revelado que o esquema é regressivo, ou seja, no próximo ano, será metade do valor do subsídio atribuído neste. Ainda no que diz respeito ao dito subsídio para entrega de veículos com mais de dez anos, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente enaltece que “apenas 192 pessoas aderiram ao esquema e que, desses, apenas um um terço eram privados”.

Por fim, deixou bem vincada a sua aposta na recuperação da mobilidade elétrica como uma das traves-mestras de Portugal: “Tudo farei para recolocar Portugal na liderança da mobilidade elétrica”, garantiu.

Publicado a 2016-03-23, por

Link: Automonitor

1.º Concurso de Fotografia

PARABÉNS AOS VENCEDORES DO CONCURSO!

  • Ricardo Costa (Aveiro)
  • Ricardo Silva (Viseu)
  • Manuel Jasmim (Sta. Maria da Feira)

 

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O concurso fotográfico Pelos caminhos da Mobilidade Elétrica é um concurso promovido pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, e é aberto à participação de todos os simpatizantes e utilizadores da mobilidade elétrica. Este concurso tem a primeira edição durante o ano de 2016, e tem como objetivo desafiar a criatividade e promover a mobilidade elétrica em Portugal.

Tema:
Pelos caminhos da mobilidade elétrica

Início do concurso:
23 de janeiro de 2016

Final do concurso:
15 de março de 2016

Prémios:
1º, 2º e 3º prémio oferta da jóia de inscrição na UVE

Participe:
Envie 1 ou 2 fotos para o facebook da UVE

Regulamento do 1.º Concurso de Fotografia

 

Governo do Canadá financia carros elétricos de investigador português

JoaoTrovaoO investigador diz que seria “de todo impossível” fazer este tipo de pesquisa em Portugal.

Um professor português a lecionar numa universidade canadiana vai receber um financiamento do Governo Federal de 500 mil dólares (340 mil euros) para desenvolver projetos em carros elétricos, disse o próprio à Lusa.

“Esta distinção representa a possibilidade de fazer investigação que me era de todo impossível em Portugal pela falta de financiamento dada a pesquisa em áreas mais conexas com a insonorização de produtos e num domínio em que fiz o meu doutoramento, que é na área de veículos elétricos”, disse à agência Lusa João Pedro Trovão.

O professor, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, está a lecionar no Canadá desde novembro de 2014, na Universidade de Sherbrooke, no sul do Quebeque.

João Pedro Trovão vai receber 500 mil dólares canadianos de Otava, num financiamento de um programa de pesquisa para os seus projetos denominado Canada Research Chair in Efficient Electric Vehicles with Hybridized Energy Storage Systems, que tem como objetivo “atrair para o Canadá investigadores de referência mundial”.

Para João Pedro Trovão, este financiamento vai permitir desenvolver trabalhos na área dos veículos elétricos multi-fontes e multi-sistemas de armazenamento de energia no sentido de “maximizar a sua autonomia e potenciar também a utilização da energia verde produzida essencialmente no Quebeque”.

O também antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou ainda a importância de o Quebeque ser “uma das províncias que produz muito da sua energia a partir de energias renováveis”, nomeadamente a hídrica, tendo um programa para “eletrificação dos transportes bastante intenso”, indo ao encontro deste financiamento.

url Mais informação: Revista Port.com
Apresentação pública da UVE no site da APVE

Apresentação pública da UVE no site da APVE

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, constituída no passado mês de Dezembro, iniciou a sua atividade em Janeiro, com o lançamento do seu portal (www.uve.pt) e da página de facebook(https://www.facebook.com/uve.pt/), irá realizar a sessão de Apresentação pública que decorrerá no próximo dia 23 de março, pelas 11h., no Museu da Electricidade, em Lisboa.

A sessão contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que fará a intervenção final.

A sessão estará dividida numa 1ª parte de 50 minutos para as intervenções dos oradores e uma 2ª parte para debate, animada pelas perguntas da comunicação social e dos convidados.

url Divulgação no portal da APVE