UVE refere contactos positivos com Governo para expansão da mobilidade elétrica
Com a tónica da mobilidade verde a ganhar cada vez maior preponderância também no nosso país, as conversações entre o Governo Português e a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) com vista à implementação de medidas que favoreçam os veículos elétricos prosseguem de forma “positiva”, como referiu à Automonitor o presidente da UVE, Henrique Sánchez.
De acordo com este responsável, ainda não teve lugar a reunião prometida com o Governo, mas que a mesma está prevista para breve, havendo, para já contactos muito positivos com o Executivo em diversas matérias, que vão das áreas da fiscalidade verde e incentivos à da criação de elementos de discriminação positiva nas cidades que possam incentivar à compra e utilização de veículos elétricos.
Da mesma forma, avançou ainda que se estabeleceu um prazo até ao final do primeiro semestre do próximo ano para estar concluído o processo de implementação de toda a rede de carregamento público, quer da atualização de software dos atuais postos de carregamento normal, como da instalação da rede de postos de carregamento rápidos, sendo este um dos pontos que a UVE tem dedicado mais esforços para a sua concretização.
Outro dos pontos em que a UVE se encontra agora a debater é a questão do carregamento no estrangeiro, com a possibilidade de utilização de “roaming”, ou seja, dos esquemas atuais de pagamento, havendo ainda alguma indecisão em torno deste assunto.
| Mais informação: Automonitor PT |
Nissan Leaf recupera o 1º lugar das vendas em Portugal
No mês de Março o Nissan Leaf vendeu 48 unidades, um novo recorde mensal, acumulando 88 viaturas vendidas desde o início do ano.
Em Março venderam-se um total de 188 viaturas elétricas em Portugal o que representa um aumento de 111% comparado com o mês de Março de 2015.
No acumulado do ano de 2016 já se venderam 449 viaturas elétricas.
Os modelos mais vendidos em Março foram:
- Nissan Leaf, 48
- BMW i3, 38
- Mercedes C350e, 28
- Mitsubishi Outlander PHEV, 28
- Volvo V60 Plug-In, 13
No acumulado do ano 2016 os mais vendidos foram:
- Nissan Leaf, 88
- Mercedes C350e, 84
- Mitsubishi Outlander PHEV, 84
- BMW i3, 61
- Volvo V60 Plug-In, 40
De referir que os BEV, 100% elétricos, destronaram os PHEV, híbridos Plug-In, tendo o Nissan Leaf recuperado a liderança em Portugal.
| Notícia EV Sales: Portugal |
Entrevista completa da Antena 1 ao Presidente da UVE

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos aplaude aposta na rede
O Governo dá a conhecer nova aposta de investimento. Até 2019, conta ter postos para carros elétricos em todo o território português. Um quarto da rede está hoje inoperacional. Ler
Nissan construiu um veículo híbrido-elétrico em 1973
Muito antes do modelo Leaf a Nissan em 1973 já tinha brincando com os carros elétricos durante décadas. Construiu uma pickup elétrica. Na verdade, construiu dois.
Os carros elétricos mais antigos da Nissan remontam ainda mais cedo, mas este foi o primeiro EV a captar atenção e a ser desenvolvido, a Nissan EV4-P. Este EV continha um banco de baterias de chumbo-ácido armazenados no compartimento entre os eixos dianteiro e traseiro. A potência de saída era de 27 quilowatts (um Nissan Leaf é de 80 kW) e não era rápido, mas poderia percorrer uns impressionantes 302 quilómetros (188 milhas) com uma única carga.
| Mais informação: japanesenostalgiccar.com |
Electric Mobility round table

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, participou na “Electric Mobility round table” que decorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no passado dia 21 de Abril, numa iniciativa do MIT Portugal (programa do Massachusetts Institute of Technology para Portugal).
Na primeira sessão, com o tema “Challenges and opportunities going forward” foram realizadas 5 apresentações, sendo uma delas realizada pelo Presidente do Conselho Fiscal da UVE, Manuel Reis, e com o tema “Challenges facing EV users“. Nessa sessão também participaram, a Mobi.E, Efacec, EDP e EMEL.
Após as apresentações houve tempo para uma animada sessão de perguntas e respostas, muito centrada na experiência de conduzir um veículo elétrico. Foi ainda tornado público, nessa sessão, que a fase piloto da rede Mobi.E está prevista durar até Maio de 2017, mantendo-se os carregamentos gratuitos até essa data.
Durante a tarde houve mais duas sessões, a primeira sobre investigação de ponta na mobilidade elétrica, e a segunda sobre modelos de negócio e enquadramentos para o desenvolvimento da mobilidade elétrica.
No final houve uma intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que renovou o empenho em terminar a rede piloto da mobilidade elétrica e o uso progressivo de veículos elétricos pelo estado.

ENVE 2016, Coimbra
Encontro Nacional de Veículos Elétricos, Coimbra, 4 e 5 de junho de 2016.
UVE presente nas II Jornadas de Marketing de Valença – BRANDPOWER
A UVE vai estar presente nas II Jornadas de Marketing de Valença – BRANDPOWER, na próxima 5ª feira, dia 21 de abril na ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.
João Gonçalves, natural de Guimarães, licenciou-se em Física Aplicada – Optometria e Ciências da Visão pela Universidade do Minho e é Associado Fundador da UVE.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos vai estar presente nas II Jornadas de Marketing, porque queremos mostrar como negócios inovadores geram marcas com power. Será que no futuro todos os carros vão ser assim? Vem descobrir connosco.
#jornadasmarketingvalenca #brandpower#JoãoGonçalves #UVE
UVE presente na Rountable do MIT Portugal
A UVE irá ser representada na “Roundtable: Electric Mobility Industry”, do MIT Portugal (entidade organizadora) por Manuel Reis, associado fundador e Presidente do Conselho Fiscal.
Informação sobre o evento:
| mitportugal.org |
Program
9:45 – 10:15 Welcoming Coffee and Registration
10:15 – 10:45 Opening Session
- Manuel Matos (FEUP)
- João Bigotte (FCTUC)
10:45 – 12:30 Session 1: Challenges and Opportunities going forward (5-year perspective)
Introduction to Electric Mobility (Global and National context).
- Nuno Boneville (Mobi.E) – “The Mobi.E network”
- Pedro Silva (EFACEC) – “Electric mobility at Efacec”
- Hugo Maio (EDP) – “Electric Mobility and the role of EDP MOP”
- Frederico Henriques (EMEL) – “Promoting Electric Mobility in Lisbon: EMEL Contributions”
- Manuel Reis (UVE) – “Challenges and opportunities for users”
- Moderator: João Bigotte (FCTUC)
12:30 – 14:00 Lunch and Networking
14:00 – 15:30 Session 2: Research and Technology Development
Presentation of cutting edge R&D projects.
- Douglas Hart (MIT) – “Range extension for EVs”
- André Madureira (INESCTEC) – “Smart Grids and EVs: Results from Research”
- Andreas Würsig (Fraunhofer) – “High Power Lithium Batteries for the E-Mobility”
- Diego Gimenez (FCTUC) – “Optimal location of charging stations in urban areas”
- Moderator: Manuel Matos (FEUP)
15:30 – 17:00 Session 3: Business Models, Public Policies and Incentives
Presentation of innovative frameworks for deploying electrical mobility systems.
- Filipe Araújo (CM Porto) – “ Sustainability in Cities”
- Rene Bohnsack (UCP) – “Business Models for Electric Mobility”
- Gil Ribeiro (Bewegen) – “Bike Sharing Systems and Electric Mobility”
- André Dias (CEiiA) – “Challenges in the deployment of integrated smart electric mobility initiatives in cities”
- Moderator: António Pais Antunes (FCTUC)
17:00 – 17:45 Closing Session
- Carlos Rodrigues (Executive Council of the Faculty of Engineering of the University of Porto)
- Key note: José Mendes (Deputy and Secretary of State for the Environment)
17:45 – 18:30 Coffee and Networking
Organizing Committee
- João Bigotte (University of Coimbra | CITTA)
- Manuel Matos (University of Porto | INESC TEC)
- Nuno Arantes-Oliveira (University of Lisbon | IN+)
- Jorge Pinho de Sousa (University of Porto | INESC TEC).
| Programa | |
| Painel de participantes |








