Lançamento do Portal MOBZERO pela ZERO

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável lança hoje o portal MOBZERO com informação pertinente sobre veículos elétricos e mobilidade elétrica. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é um dos parceiros desta iniciativa.

O projeto MOBZERO tem por objetivo: 

  • Contribuir para a mudança de paradigma da mobilidade em Portugal e desenvolvimento de cidades e vilas portuguesas mais saudáveis
  • Informar e esclarecer os cidadãos e empresas sobre a mobilidade elétrica
  • Contribuir para o acelerar da descarbonização do setor dos transportes

No portal MOBZERO, pode utilizar o Simulador onde é possível comparar a compra e utilização de um Veículo 100% Elétrico com os veículos a gasolina e gasóleo equivalentes mais vendidos no mercado português.

De acordo com a ZERO, os números mostram que, para a grande maioria dos modelos, os veículos 100% elétricos são mais vantajosos, quer em termos de emissões de gases poluentes, quer em relação aos custos totais de aquisição e utilização, que são comparáveis ou mesmo inferiores aos dos veículos a gasolina e gasóleo.

Os resultados do Simulador permitem comparar várias componentes financeiras associadas à aquisição e utilização de um veículo, assim como as emissões de gases poluentes, para o tempo de retenção do mesmo, de acordo com o tipo de cliente, particular ou empresarial.

Para além da ferramenta de comparação de Veículos Elétricos com Veículos de Combustão Interna, pode encontrar no portal MOBZERO muita informação útil para os atuais Utilizadores de Veículos Elétricos, ou para quem esteja a ponderar adquirir um Veículo Elétrico, tal como informação sobre meios suaves de mobilidade, transportes coletivos e Mobilidade Elétrica em Portugal.

Artigos relacionados


Elétrico vs Combustão

Comparamos os dois tipos de motorização: o Veículo Elétrico (VE) e o Veículo a Combustão Interna (VCI), a nível de desempenho, manutenção e impacto ambiental.


10 Razões para Mudar

Quando se fala sobre a viabilidade dos veículos elétricos, da rede de carregamento, do custo da eletricidade (e da fonte dessa mesma energia), é seguro afirmar que a mobilidade elétrica veio para ficar – é a solução mais viável para compatibilizar o transporte individual, coletivo e partilhado, com a qualidade do ar nas grandes cidades.