A primeira estrada elétrica do mundo

Electric road hybrid truck, Scania G 360 4x2 (Hybrid Truck with Siemens pantograph on the roof)Gävle, SwedenPhoto: Tobias Ohls 2016

Camiões TIR a circularem como elétricos. Parece impossível? É precisamente essa a ideia da estrada elétrica que se situa perto da cidade de Gavle na Suécia. É fruto de uma parceria única que exemplifica o caminho para o transporte livre de combustíveis fósseis.

A Siemens desenvolveu a tecnologia para eletrificar a estrada e a Scania os camiões equipados com um sistema para circular sem gastar qualquer gota de combustível.

A estrutura elétrica tem uma extensão de 2 km da estrada E26 que continua a permitir a circulação comum de veículos normais.

Já os camiões desenvolvidos pela Scania permitem alternar o tipo de energia a que são movidos. Circulam normalmente com motor a diesel e ao chegar a este troço ligam os cabos que integram ao sistema elétrico.

“Este é um passo importante para o percurso na procura do transporte livre de combustíveis fósseis”, referiu Claes Erixon, da Scania.

Os responsáveis do projeto esperam que os custos de transporte de mercadorias diminuam cerca de 50 por cento com este tipo de sistema.

url Mais informação: AutoPortal.iol

Deixar uma resposta