A rede de carregamento

Artigo da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos sobre dados da rede de carregamento no mês de outubro de 2025.


Em outubro, a rede de carregamento pública apresentou um crescimento do número de tomadas, em mais de 2,7% face ao mês anterior, tendo já ultrapassado as 15.000 unidades. Contudo, apesar deste aumento, o número de tomadas CHAdeMO existentes na rede tem diminuído desde maio de 2025 (-1,5%).

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Evolução;
Filtro por “tipo de tomada: CHAdeMO

Quanto à capilaridade, mantém-se o mesmo cenário do mês passado, isto é, a rede de carregamento pública chega a quase 100% dos 308 municípios, havendo apenas um município (Santa Cruz das Flores) sem qualquer tomada em serviço. Já quanto aos postos de carregamento rápido, estes já se encontram em 80,2% (247) dos municípios, mais 7,5 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.

A percentagem de utilização dos postos de carregamento aumentou dos 10,0% para os 10,5%, atingindo a segunda maior taxa de utilização da rede em 2025, só atrás do valor verificado no mês de agosto (11,3%).

No mês de outubro, os dias com maiores taxas de utilização da rede foram sistematicamente as sextas-feiras, com valores superiores a 11%.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Estado da Rede > Métricas

No que a tarifas de operação diz respeito, verifica-se que o valor destas tem vindo a aumentar no último ano, sendo este, em termos médios de 0,21€/kWh em outubro de 2024 e 0,23€/kWh em outubro de 2025 (+8,5% vs homólogo e +0,2% vs mês anterior). Note-se que a estes valores ainda terá de se somar as taxas, impostos e tarifa de energia do CEME. Este aumento está diretamente relacionado com os preços das novas tomadas, que para as mesmas potências apresentam valores mais elevados, por exemplo as tomadas DC entre 50 e 150kW que em termos médios apresentam um valor de tarifa de operação de 0,23€/kWh e as novas tomadas no mesmo intervalo de potência apresentam valores de 0,27€/kWh. É ainda impactado pelo aumento do peso dos postos rápidos e ultrarrápidos no total das tomadas disponíveis que, por norma, apresentam tarifas de operação com valores mais elevados.

Em outubro 2025, aproximadamente 23% das tomadas da rede pública, apresentam tarifas de operação ao kWh, o que representa um aumento de 99% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Contudo, nos últimos meses este crescimento tem sido incipiente, tendo sido de apenas 3% no último mês.

O cumprimento do AFIR, nomeadamente o pagamento em terminais TPA com as chamadas tarifas ad-hoc, ainda se encontra aquém do exigido: todas as tomadas com potências superiores a 50kW instaladas após maio de 2024 já deveriam apresentar esta solução de pagamento. No entanto, apenas 18,6% cumprem este requisito, isto é, -4,6 pontos percentuais do valor mais elevado verificado em julho 2025, que era de 23,3%. Esta é uma solução mais cómoda para o utilizador, mas, convém lembrar, que também é mais dispendiosa – em média, mais 0,07€/kWh, quando comparada com a solução de carregar com um cartão CEME.

Legenda: Informação disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em Rede > Gerais > Resumo

Para mais detalhes sobre dados da rede pública de carregamento, consulte o Observatório da Mobilidade Elétrica.