Sun Concept apresenta novo catamaran em Vilamoura

A UVE foi convidada para conhecer o mais recente modelo da empresa Sun Concept, o CAT 12.0, movido a energia solar.

Catálogo 2019 Sun Concept – Modelo CAT 12.0

Desde 2015 que a empresa Portuguesa Sun Concept marca a diferença no que diz respeito ao fabrico de embarcações de recreio e profissionais com propulsão eletro solar, destinadas ao segmento de mercado de recreio, comercial ou profissional (turismo e pesca).

Prova da excelente prestação desta empresa de Olhão, é o Green Gold Design Award 2019, na categoria Green Transportation, entregue à empresa este ano.

Para além da crescente inovação na concepção e construção de novos modelos, a Sun Concept mostra mais uma vez que a utilização de energia solar é uma solução viável e lógica, além de económica, para o sector náutico.

No dia 15 de junho, em Vilamoura, a Sun Concept apresentou publicamente o CAT 12.0, um catamaran com 12 metros e capacidade até 42 pessoas, que pode atingir os 14,5 nós e capacidade de navegação offshore.



Com o novo modelo CAT 12.0, a Sun Concept supera um novo objectivo de transformar o sector Naútico, criando uma embarcação movida a energia renovável, extremamente eficiente em termos de velocidade, lotação, design e sem impacto para o meio ambiente.

O CAT 12.0 pode ter baterias de 70 ou 160 kWh, motorização de 2 x 15kW ou 2 x 30kW. Os painéis fotovoltaicos têm uma potência de 6 kW que permite uma velocidade máxima de 10 a 14 nós, com autonomia ilimitada (dependendo da velocidade)

As embarcações criadas pela Sun Concept não consomem combustíveis fósseis e não produzem gases de efeito de estufa. Os motores elétricos não derramam óleos, não emitem fumos de escape nem fazem ruído.

A utilização da luz do sol, através dos painéis fotovoltaicos, para propulsão e funcionamento da embarcação, tal como para carregamento do banco de baterias, permite navegar a custo zero por milha.

Mesmo sem sol, é possível navegar entre 8 a 14 horas, devido à energia armazenada no banco de baterias das embarcações. Com sol a autonomia pode ser ilimitada.

O primeiro modelo da marca Sun Concept, o Sunsailer 7.0, desenhado para navegação em águas interiores (como rias, estuários, rios e albufeiras) superou as expectativas da empresa, com 18 unidades vendidas. Veja o artigo sobre a visita da UVE às instalações da SunConcept em 2016, aqui.

Catálogo 2019 Sun Concept – Sunsailor 7.0

A Sun Concept tem como visão promover a utilização de energias renováveis no sector da Náutica, criando soluções tecnológicas integradas, com o intuito de desenvolver embarcações não poluentes, acreditando-se que o respeito pelos limites ecológicos do ecossistema terrestre é condição base, não negociável, para o desenvolvimento sócio económico.


[slideshow_deploy id=’15094’]


Toda a equipa da Sun Concept está de parabéns pela visão e perseverança na evolução tecnológica com a criação e inovação do novo modelo CAT 12.0 e visão clara de Ecologia e respeito pelo meio ambiente.

Para mais informações sobre a marca Sun Concept, pode consultar o website, facebook, ou catálogo de produtos.