VS-Solar Challenge 2019

Decorreu no domingo 16 de junho, no Real Sport Clube de Massamá, a 5ª edição da grande corrida de carros movidos a energia solar.

Estiveram presentes mais de 25 carros na corrida, movidos pelo sol, totalmente ecológicos, produzidos por várias escolas do país.

A iniciativa permite a participação livre de grupos informais, escolas, universidades, centros de ciência, escolas profissionais, politécnicos, empresas, etc. É necessário formar uma equipa, construir o carro solar e inscrever-se na corrida. Tanto a inscrição, como a participação, é gratuita!



A competição consiste em duas provas: Corrida de Velocidade e Corrida de Resistência. Existem também duas categorias para os carros solares: Fórmula A (com restrições no tipo de bateria) e Categoria Livre (sem restrições de bateria).

Os vencedores da Corrida de Velocidade foram:
Categoria Fórmula A 36V
– Nuno Patrício pela Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro
Categoria Fórmula A 48V
– Gonçalo Ferreira pela Escola Profissional de Penafirme, Torres Vedras
Categoria Livre
– Miguel Fonseca pela Escola Profissional de Penafirme, Torres Vedras

Os vencedores da Corrida de Resistência foram:
Categoria Fórmula A 36V
– Patrícia Gouveia pela Alunos de Sintra Solar Team, Algueirão, e
– Moisés Portugal pela EB1ji de Casal de Cambra
Categoria Fórmula A 48V
– João Ribeiro pela Alunos de Sintra Solar Team, Algueirão
Categoria Livre
– Miguel Fonseca pela Escola Profissional de Penafirme, Torres Vedras



Pode consultar as classificações, características dos veículos e regulamento para participação no site VS-Solar Challenge.

Para além da competição, trata-se de uma ação de sensibilização para as questões ambientais. No recinto pode participar em várias atividades de consciencialização ambiental ilustrativas das potencialidades e benefícios da energia solar.

Trata-se de uma boa oportunidade para todos os entusiastas da mobilidade ecológica e interessados em criar um futuro sustentável para a mobilidade elétrica, de se juntarem e conhecerem diversas aplicações da energia solar.

A VS-Solar Challenge realiza-se todos os anos e a entrada é livre!

Para mais informações sobre o VS-Solar Challenge, consulte o website, ou a página de facebook.