UVE: 10 anos de história

Em 2025, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – celebra uma década de atividade, marcada por um percurso de compromisso, defesa do Utilizador e participação ativa na construção da mobilidade elétrica em Portugal. O que começou como um grupo de cidadãos empenhados em acelerar a transição energética através da promoção da Mobilidade Elétrica, transformou-se numa voz estruturante no setor.


Os primeiros passos: quando tudo estava por fazer

Em 2015, a mobilidade elétrica era ainda um nicho. Existiam poucos modelos disponíveis, a rede de carregamento pública era embrionária e o conhecimento geral sobre mobilidade elétrica era limitado. A UVE surgiu precisamente para preencher este vazio: informar, esclarecer e apoiar os utilizadores, mas também influenciar decisões políticas num momento decisivo para o futuro da mobilidade.

Os vinte fundadores UVE, na Praxis em Coimbra a 6 de dezembro de 2015, data da escritura de constituição da associação.

Apresentação pública da UVE, no Museu da Eletricidade em Lisboa, a 23 de março de 2016 com presença de várias entidades ligadas à Mobilidade Elétrica e elementos da comunicação social.

Desde o início, a associação assumiu um papel de ligação entre Utilizadores, operadores, municípios e entidades governamentais, contribuindo para o desenho de políticas públicas e para a adoção de soluções tecnológicas que garantissem o crescimento sustentável do setor.

No primeiro artigo sobre as vendas no mercado português publicado pela UVE podíamos ler: “As vendas de veículos elétricos em Portugal explodiram no último mês do ano de 2015, com a venda de 250 automóveis em dezembro, (…) O total de vendas de VE´s, em 2015, atingiu as 1.305 unidades (BEV´s e PHEV´s), um aumento de 260% em relação ao ano de 2014, com 0.61% do mercado total de vendas.”

Os números mostram bem como passados 10 anos a realidade é completamente diferente, em novembro de 2025, só os veículos 100% elétricos (BEV) registaram 8.613 matrículas novas entre veículos novos e usados importados, representando 32,45% da quota de mercado nos ligeiros de passageiros.


A rede expande-se e a UVE também

Ao longo dos anos, acompanhando a expansão da rede pública de carregamento e o aumento das vendas de veículos elétricos, a UVE cresceu em dimensão, influência e capacidade de atuação. Tornou-se uma fonte de informação fiável, um espaço de partilha de experiências e um interlocutor técnico para empresas e decisores.

Inauguração do corredor de carregamento rápido, A2 e A22, a 8 de agosto de 2016.


ENVE: A promoção da Mobilidade Elétrica feita pelos Utilizadores

Um dos projetos mais visíveis da UVE é o ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que se tornou o maior evento dedicado à mobilidade elétrica em Portugal. Ano após ano, o ENVE cresceu em dimensão, número de expositores, diversidade de atividades e impacto mediático, tornando-se uma referência para marcas automóveis, empresas de carregamento, fornecedores de tecnologia, entidades públicas e sobretudo para os utilizadores.

Imagem alusiva ao limite de 1,5ºC de aquecimento global, criada com alguns dos participantes no ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, em 2018 em Leiria.

O ENVE cumpre a sua missão de promoção da Mobilidade Elétrica, percorrendo o país de Norte a Sul, ao longo dos últimos 10 anos o ENVE esteve em Lisboa (por duas vezes), Coimbra, Porto, Leiria, Torres Vedras, Figueira da Foz, Setúbal, Évora e Oeiras (também por duas vezes), levando a Mobilidade Elétrica para perto das pessoas, cumprindo a missão e objetivos da UVE.

Recinto do ENVE 2025, no Passeio Marítimo de Algés em Oeiras, o maior evento relacionado com a Mobilidade Elétrica realizado em Portugal.

Equipa de voluntários UVE no ENVE 2025 em Oeiras.


Intervenção política e técnica, formar, informar e inspirar

Ao longo desta década, a UVE esteve presente nos principais debates sobre mobilidade elétrica, a associação tem sido uma voz crítica e construtiva, apresentando propostas, estudos e recomendações que ajudam a orientar decisões num setor em rápida mudança.

A UVE não se limitou à intervenção política ou técnica: criou conteúdos educativos, promoveu sessões públicas, acompanhou utilizadores iniciantes, esclareceu dúvidas na comunicação social e contribuiu para desmontar mitos que ainda persistiam sobre a mobilidade elétrica. O seu papel pedagógico foi essencial para ampliar a confiança dos consumidores e acelerar a adoção de veículos elétricos em Portugal.

Presença da UVE no Parlamento Europeu para workshop sobre “Pacto Ecológico (Green Deal) e Mobilidade Limpa”, a convite do eurodeputado Carlos Zorrinho, a 9 de dezembro de 2019.

Atribuição do prémio MOBI+ à UVE por atividades desenvolvidas na divulgação da Mobilidade Elétrica. Portugal Mobi Summit, em Carcavelos, em outubro de 2019.

Presença da UVE na COP26 em Glasgow, em outubro de 2021, para entrega de declaração conjunta com associações da Global EV Alliance (GEVA) para que seja aplicada proibição de venda de novos veículos a combustão a partir de 2035.

Viagem UVE até à COP26 em Glasgow, em outubro de 2021, com vários elementos das associações da Global EV Alliance (GEVA).


O futuro: mais elétrico, estamos prontos!

Ao completar 10 anos, a UVE olha para um país muito diferente daquele que encontrou em 2015. Portugal é hoje um dos líderes europeus na penetração de veículos elétricos, dispõe de uma rede de carregamento em expansão e prepara-se para novos desafios: eletrificação do transporte pesado, carregamento ultrarrápido, integração com renováveis, soluções V2G, eficiência tarifária e simplificação para o consumidor.

A UVE continuará a defender os utilizadores, a promover políticas ambiciosas e a contribuir para que a mobilidade elétrica seja cada vez mais acessível a todos.

Dez anos depois, a UVE é muito mais do que uma associação de utilizadores: é um agente ativo na transição energética portuguesa. A sua história é a história da mobilidade elétrica em Portugal – feita de progresso, colaboração, persistência e visão de futuro.

Órgãos Sociais eleitos na 21ª Assembleia Geral UVE, para o biénio 2026-2027.

E, se os primeiros 10 anos foram de construção, os próximos prometem ser… iguais! A Mobilidade Elétrica continua em crescimento, com muito por fazer e enormes desafios pela frente. A inovação força a constante adaptação, a UVE continuará a estar onde sempre esteve: ao lado dos utilizadores, na defesa da mobilidade elétrica e na promoção de um país mais limpo e sustentável.