A UVE esteve no Parlamento Europeu

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, deslocou-se ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, conjuntamente com o CEiiA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, a convite do eurodeputado Carlos Zorrinho.

Carlos Zorrinho teve um papel decisivo no lançamento da Mobilidade Elétrica em Portugal em 2010, quando exercia as funções de Secretário de Estado da Energia e da Inovação.

Neste vídeo, podemos vê-lo com o responsável do Gabinete para a Mobilidade Elétrica, João Dias, a receberem o Chanceler austríaco Werner Faymann, aquando da sua visita à sede da Novabase para lhe ser apresentado o Projeto Piloto MOBI.E.

O chanceler austríaco, Werner Faymann, esteve no dia 14 de Janeiro de 2011 em Lisboa, para assistir a uma apresentação sobre o programa da Mobilidade Eléctrica em Portugal – MOBI.E.

Em representação da UVE deslocaram-se a Bruxelas, o seu Presidente Henrique Sánchez e o membro do Conselho Diretivo, Manuel Reis

Manuel Reis, membro do Conselho Diretivo da UVE, e Henrique Sánchez, Presidente da UVE.

A UVE realizou uma apresentação da situação atual da mobilidade elétrica em Portugal, na perspetiva dos utilizadores, bem como da necessidade de estabelecer a interoperabilidade entre as diversas redes europeias de carregamento para veículos elétricos.

Henrique Sánchez, Presidente da UVE

Na mesma sessão o CEiiA fez uma apresentação com o histórico da mobilidade elétrica em Portugal desde o nascimento da MOBI.E, o lançamento do Projeto Piloto, o início da fase comercial e o Grupo de Trabalho UVE/CEiiA.

Luís Reis, Senior Manager Strategy & Business Development Mobility no CEiiA.

Visita ao hemiciclo onde decorrem as sessões do Parlamento Europeu, quando estas se realizam em Bruxelas.

Durante uma das reuniões realizadas durante a nossa estadia, o eurodeputado Carlos Zorrinho fez uma introdução ao European Green Deal, aprovado pela Comissão Europeia para servir de guia no combate europeu às alterações climáticas, e qual o papel da mobilidade elétrica na descarbonização das economias dos diversos estados membros.

A UVE agradece o convite recebido, a forma como foi recebida em Bruxelas e o interesse demonstrado em serem ouvidas as sugestões e propostas que venhamos a propor.

No final da visita oferecemos a Carlos Zorrinho a nossa emblemática t-shirt “Não Sejas Fóssil”.


Pela eletrificação dos transportes.

Pela interoperabilidade das redes de carregamento.

Pela descarbonização da economia.