
TIPO DE VEÍCULOS

Existem veículos elétricos de todas as categorias, desde ligeiros, pesados, motociclos, ciclomotores, quadriciclos, triciclos, bicicletas, trotinetes, barcos e até mesmo aviões.
O melhor veículo ecológico é aquele que satisfaz a necessidade do seu condutor com o mínimo de emissões poluentes. Esta variação na escolha do melhor veículo pode prender-se com a autonomia, a classe do veículo ou o tipo de carga.
Atualmente há três tipos de veículos que representam os interesses da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos:
- Veículo 100% Elétrico (ou Elétrico puro ou BEV – Battery Electric Vehicle)
- É um veículo que tem como meio exclusivo de propulsão um ou dois motores elétricos alimentados por baterias, as quais são carregadas através de uma ligação à rede elétrica;
- Atualmente existem modelos de todas as categorias de veículos com motor 100% elétrico: Passageiros e Mercadorias (Ligeiros e Pesados), Ciclomotores, Motociclos, Quadriciclos, Triciclos, etc. Tal como também bicicletas, trotinetes, barcos e aviões.
- Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia (ou Híbrido em Série ou Rex ou BEVx)
- É idêntico ao Veículo 100% Elétrico, mas incorpora um motor extra com outro combustível que serve de gerador para carregar as baterias do veículo em andamento. Estes veículos usam apenas o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocarem. As baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
- Veículos híbridos plug-In (ou PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle ou híbrido plug-in em paralelo)
- É um veículo que além de usar a motorização elétrica para se deslocar, usa igualmente um segundo motor alimentado por combustível. Não obstante, as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede eléctrica.
CARREGAMENTO EM CASA

Carregar um Veículo Elétrico em casa, durante a noite, é ainda uma das formas mais económicas de carregar.
Se o seu tarifário de eletricidade tiver um valor mais baixo para os períodos de vazio, a poupança será substancial após poucos meses.
Carregar o seu Veículo Elétrico durante os períodos em que não necessita de o utilizar durante várias horas, é a forma mais eficiente e prática de carregar o seu veículo. Usar o período noturno ou o período laboral para carregar o seu veículo – por norma, durante 6 a 8 horas – é a melhor maneira de rentabilizar o tempo.
Adicionalmente, se carregar o seu veículo elétrico durante o período noturno – para além de ser mais económico – estará a utilizar energia que frequentemente é desperdiçada na rede, fruto da produção em excesso pelas barragens ou eólicas.
Os Associados da UVE beneficiam de 20% de desconto na energia à noite (no período de vazio, em contratos residenciais em nome individual na EDP Comercial).
Saiba mais:

Protocolo EDP Comercial / UVE – 20% desconto na energia em casa!
No âmbito da Parceria Estratégica celebrada entre a UVE e a EDP Comercial, foram determinadas as condições exclusivas para Associados UVE, que conferem um desconto de 20% na energia que consumir em casa, durante o período do vazio.
CARREGAMENTO EM CONDOMÍNIO

Para instalar um ponto de carregamento para um Veículo Elétrico num lugar de estacionamento num condomínio, os utilizadores devem consultar o Decreto Lei n.º 90/2014 – onde são descritos os direitos e deveres do condómino e do condomínio no processo de instalação de pontos de carregamento.
Os proprietários de veículos elétricos que pretendam instalar um posto de carregamento num edifício existente deverão informar a administração de condomínio da sua intenção, de acordo com o Decreto Lei n.º 90/2014, que altera o Decreto Lei n.º 39/2010.
No nosso site dispomos da informação sobre o Decreto Lei supra referido e uma minuta de comunicação ao condomínio. Saiba mais, aqui.
Adicionalmente, se instalar um Carregador em regime de DPC – Detentor de Ponto de Carregamento, pode submeter a Candidatura ao Fundo Ambiental, no Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022 em que pode receber de 80 % do valor de aquisição do carregador (c/ IVA) até ao máximo de 800€ por carregador + 80 % do valor da instalação elétrica associada ao carregador adquirido (incluindo o IVA), até ao máximo de 1.000€ por lugar de estacionamento.
O incentivo está limitado a 1 carregador por condómino, até ao limite de 10 carregadores por condomínio/CPE (Código de Ponto de Entrega).
Saiba mais:

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022
No dia 22 de março foi publicado o Despacho n.º 3419-B/2022, que aprova o Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022. A dotação total a ser entregue pelo Fundo Ambiental, para este Incentivo, é de 10.000.000€, mais do dobro em relação ao ano de 2021.
Candidaturas abertas até 30 de novembro de 2022
CARREGAMENTO FORA DE CASA

Carregar o seu Veículo Elétrico na Rede Pública de Carregamento requer que tenha um cartão CEME (Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica).
Um cartão CEME funciona em qualquer posto da Rede Pública de Carregamento em Portugal, independentemente do OPC – Operador do Posto de Carregamento.
Nos postos de carregamento para veículos elétricos existem dois tipos de corrente:
- AC – Corrente Alterna | Postos de Carregamento Normal, que por norma providenciam carregamentos mais demorados
- DC – Corrente Contínua | Postos de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido destinados a carregamentos de curta duração, frequentemente colocados em auto-estrada e/ou zonas de passagem
Saber qual o tipo de potência do Postos de Carregamento que vai usar e qual a potência que o seu veículo consegue carregar em AC ou DC, é essencial para que possa tirar o melhor partido do Carregamento.
Nos postos de carregamento na Rede Pública em Portugal, existem 3 tipos de tomadas para carregamento de Veículos Elétricos:
- CHAdeMO – tomada de Carregamento rápido (DC) para veículos de fabrico japonês (Honda, Nissan, Mitsubishi, Subaru e Toyota)
- CCS Combo – tomada de Carregamento rápido (DC) para as restantes marcas que não utilizem a ligação CHAdeMO
- Tipo 2 (Mennekes) – tomada de Carregamento normal (AC) para a quase totalidade dos Veículos Elétricos em circulação em Portugal

Nos Postos de Carrregamento Normal (AC) é necessário usar um Cabo de Carregamento, que – por norma – é entregue junto com o Veículo Elétrico.

Como colocar o veículo a carregar num Posto de Carregamento Normal na Rede Pública

- Ligar o Cabo de Carregamento ao Veículo e ao Posto de Carregamento
- Passar o seu Cartão CEME no leitor no Posto
- Confirmar o início do Carregamento no leitor no Posto
Como terminar o carregamento e retirar o veículo dum Posto de Carregamento Normal na Rede Pública

- Passar o seu Cartão CEME no leitor no Posto
- Confirmar o fim do Carregamento no leitor no Posto
- Retirar o Cabo do Posto e do Veículo
Nos Postos de Carrregamento Rápido ou Ultrarrápido (DC) não é necessário usar um Cabo de Carregamento, pois estes postos já têm o cabo e a ficha para ligar ao veículo.

Como colocar o veículo a carregar num Posto de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido na Rede Pública

- Ligar o Cabo de Carregamento disponível no Posto ao Veículo
- Passar o seu Cartão CEME no leitor no Posto
- Confirmar o início do Carregamento no leitor no Posto
Como terminar o carregamento e retirar o veículo dum Posto de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido na Rede Pública

- Passar o seu Cartão CEME no leitor no Posto
- Confirmar o fim do Carregamento no leitor no Posto
- Retirar o Cabo do Veículo e colocar a ficha corretamente no Posto
CARREGAMENTO EFICIENTE

É importante saber a que velocidade o Veículo Elétrico consegue carregar em AC (corrente alterna) e DC (corrente contínua), para que possa facilmente escolher o tipo de Posto de Carregamento mais adequado para as características do seu Veículo Elétrico.
No momento de realizar o carregamento do seu Veículo Elétrico, a questão óbvia que se impõe é “Quanto tempo demorará a carregar?“.
A resposta a esta questão nem sempre é simples.
Contudo, depende de 3 fatores principais:
1. Velocidade de Carregamento do Veículo Elétrico
Uma das sugestões que a UVE frisa com frequência junto dos utilizadores de Veículos Elétricos é “Conheça o seu Veículo“.
Se não tem a certeza de qual é a velocidade máxima de carregamento do seu veículo, sugerimos que consulte o EV Database (https://ev-database.org) e procure pelo seu Veículo Elétrico para ter acesso a todas as características principais (como Autonomia mínima/máxima, velocidade, eficiência, potência de carregamento, etc).
Uma das características mais importantes a conhecer do seu Veículo Elétrico é a Potência Máxima de Carregamento em AC e DC, pois assim conseguirá determinar a que potência consegue carregar em cada tipo de Posto/Tomada de Carregamento.
Por exemplo,
Um Veículo Elétrico que tenha como potência máxima de carregamento de 11 kW (em AC) e potência máxima de carregamento de 250 kW (em DC), comportar-se-á da seguinte forma nos Postos/Tomadas de Carregamento:
Ponto de Carregamento | Potência Máxima de Carregamento do Veículo | Tempo total de Carregamento |
Tomada Doméstica 2.3 kW (AC) | 2.3 kW | 39h |
Tomada/Posto 3.7 kW (AC) | 3.7 kW | 24h15m |
Tomada/Posto 7.4 kW (AC) | 7.4 kW | 12h15m |
Tomada/Posto 11 kW (AC) | 11 kW | 8h15m |
Tomada/Posto 22 kW (AC) | 11 kW | 8h15m |
Posto Rápido 50 kW (DC) | 50 kW | 1h7m |
Posto Rápido 250 kW (DC) | 250 kW | 25m |
Posto Ultrarrápido 350 kW | 250 kW | 25m |
Por exemplo, um veículo com Potência máxima de carregamento de 11 kW (em AC) – determinada pelo Carregador de Bordo instalado no Veículo -, quando ligado a um Posto de Carregamento de 22 kW (AC), só consegue carregar na potência máxima permitida pelo Veículo, ou seja, 11 kW (em AC).

E, por exemplo, se um veículo tem Potência máxima de carregamento de 250 kW (em DC), quando ligado a um Posto de Carregamento de 150 kW (DC), só consegue carregar segundo a potência máxima do Posto de Carregamento, ou seja, 150 kW (em DC).

Para saber com rigor quanto tempo e quanto vai pagar pelo carregamento do Veículo Elétrico, sugerimos que instale uma das seguintes aplicações no seu telemóvel, que lhe indica em tempo real o estado dos Postos de Carregamento, tarifários e tempo de carregamento.
2. Potência do Posto/Tomada de Carregamento a ser utilizada
Existem dois tipos de Corrente Elétrica:
- AC – Corrente Alterna
- DC – Corrente Contínua
O tipo de corrente determinará a velocidade do Carregamento da bateria do seu Veículo Elétrico. A forma mais simples de saber que tipo de Corrente está presente no Posto/Tomada de Carregamento que vai usar é a seguinte:
- AC – Corrente Alterna
- Postos de Carregamento Normal na Rede Pública (que carregam mais lentamente e onde necessita de utilizar o seu próprio cabo de Carregamento – Ver: Carregamento Fora de Casa)
- Tomadas elétricas domésticas ou Wallbox de Carregamento instaladas em Condomínio ou Parques de Estacionamento
- DC – Corrente Contínua
- Postos de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido (que carregam rapidamente as baterias dos veículos elétricos e onde não necessita de usar um cabo próprio, pois os postos já dispõem de tomada e cabo de carregamento. Ver: Carregamento Fora de Casa)
Por isso reforçamos que uma das características mais importantes a conhecer do seu Veículo Elétrico é a Potência Máxima de Carregamento em AC e DC.
Por exemplo, o Tesla Model 3 tem potência máxima de carregamento de 11 kW (AC) e de 250 kW (DC). Isto significa que, se efetuar o carregamento num Posto/Tomada AC, só conseguirá carregar até 11 kW e em num Posto de Carregamento DC, só conseguirá carregar até 250 kW.
3. Nível de carga da bateria do Veículo
Para determinar o tempo de carregamento total da bateria do seu Veículo Elétrico, é necessário também que conheça a “curva de carregamento” da bateria.
[Consulte o EV Database (https://ev-database.org)]
O carregamento de uma bateria – seja ela qual for – é mais eficiente entre os 20% e 80% de carga.
Podemos inclusive verificar esta característica nos nossos telemóveis e aparelhos eletrónicos, que carregam a bateria rapidamente até cerca de 80% mas demoram muito mais tempo a partir desse nível de carga até atingir 100%. A bateria dos Veículos Elétricos funcionam essencialmente da mesma forma.
É frequente a propagação do MITO de que “não deve nunca carregar a bateria de um veículo elétrico acima dos 80%”. Errado!
Naturalmente que pode carregar a bateria do seu Veículo Elétrico acima dos 80%. Contudo, deverá ter bem presente o que isso implica.
Ou seja,
Se estiver a carregar num Posto de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido (DC – Corrente Contínua) – que têm mais potência de carregamento e são mais caros – vai demorar muito tempo até atingir os 100% de carga na bateria, o que significa que ficará mais tempo para carregar a uma potência mais baixa – porque a partir dos 80% a potência diminui – num posto que, por norma, é mais caro.
Por isso, num Posto de Carregamento Rápido ou Ultrarrápido (DC – Corrente Contínua) é aconselhado que não carregue acima dos 80% da bateria, por uma questão de comodidade para o utilizador (seja em termos de tempo de carregamento ou custo do mesmo).
Mas, se estiver a carregar numa tomada/Wallbox instalada em sua casa, ou num Posto de Carregamento Normal (AC – Corrente Alterna), pode perfeitamente carregar até aos 100% de bateria. A velocidade de carregamento vai igualmente baixar a partir dos 80%, mas em carregamento em AC – Corrente Alterna o tempo de carregamento já é mais demorado, pelo que se tiver disponibilida para carregar a bateria acima dos 80%, pode perfeitamente manter o Veículo a carregar.
BATERIAS

As baterias de um veículo elétrico têm um ciclo de vida de vários anos, com três fases distintas:
- Alimentação de Motor Elétrico
- Armazenamento de Energia
- Reciclagem de matéria prima

1. Utilização das Baterias num Veículo Elétrico
Por norma, a bateria é a componente mais cara num veículo elétrico. A construção de uma bateria para alimentar o motor elétrico de um veículo requer o maior número de células possível, com volume e peso reduzido, de forma a não comprometer a autonomia do veículo.
Durante a utilização das baterias num veículo elétrico é onde estas sofrem o maior desgaste. Uma bateria alimenta de forma instantânea o funcionamento do motor, no momento de arranque, em acelerações e ao manter a velocidade. Embora, por meio da travagem com o motor, possa regenerar parte da energia, o uso de uma bateria na locomoção de um veículo elétrico, pressupõe que esta seja carregada com frequência.
De forma a manter a saúde da bateria do veículo elétrico, é aconselhado que não efetue carregamentos rápidos diários, consecutivos, pois podem degradar a capacidade e o rendimento da bateria a curto prazo.
Sempre que possível, mantenha a carga da bateria entre os 80% e os 10%, ou seja, procure não carregar sempre até aos 100%, nem deixar que o nível de carga seja inferior a 10%. Este conselho provou ser benéfico, baseado em testemunhos de vários Associados UVE e outros utilizadores de Veículos Elétricos.
Mediante uma utilização cuidada, uma bateria de um Veículo Elétrico, pode durar mais de 15 anos.

2. Reutilização das Baterias para armazenamento de Energia Elétrica
Uma hipótese de reutilizar as baterias que já não apresentam um rentabilidade para alimentar um Veículo Elétrico, é a sua utilização para armazenamento de energia elétrica. Pode ser feito em qualquer edifício (habitação, empresa, edifícios públicos, etc.) bastando para isso proceder a ligeiras adaptações técnicas nos locais.
Um exemplo prático:
Imaginemos que um Veículo Elétrico possui 20 kWh de energia disponível quando foi comprado. Como é expectável, ao longo do tempo, a sua capacidade inicial irá diminuindo. Ao final de muitos anos de utilização – e supondo uma degradação exagerada de 40% – a bateria inicial passaria a ter 12 kWh de energia.Esta quantidade de energia é perfeitamente suficiente para servir de apoio a uma residência familiar. Ou seja, a bateria poderia ser removida do Veículo Elétrico e ser adaptada ao consumo doméstico.
Adicionalmente à utilização como baterias de armazenamento, pode complementar esse sistema com a instalação de meios de produção de energia de fontes renovável, por exemplo, painéis fotovoltáicos ou moinhos eólicos.
Uma parte da energia produzida em Portugal ainda provém de combustíveis fósseis. Se não tem como produzir a sua própria energia em casa, pode escolher proceder ao carregamento das baterias durante a noite (quando grande parte da energia é produzida pelas centrais eólicas) para utilizar durante o dia. Assim, não só previne que essa energia se desperdice, como ajuda a equilibrar a rede elétrica pública.
Exemplos reais da reutilização de baterias de veículos elétricos, em modo estacionário:

3. Reciclagem da Baterias
O conteúdo das baterias de iões de lítio é menos tóxico do que o de outras baterias, o que facilita a sua reciclagem. Contudo, o lítio é um elemento altamente reativo, daí a importância que seja efetuada de forma segura e eficiente.
Na Europa, a maioria das baterias para reciclagem são enviadas para a Bélgica ou para a Alemanha, onde existem infra-estruturas para proceder à correta reciclagem do lítio presente nas baterias. Quando bem feito, o processo de reciclagem permite remover 95% da matéria prima, para que esta seja reutilizada em outros aparelhos elétricos e eletrónicos, tal como regressam também a baterias para Veículos Elétricos.
Neste momento, a reciclagem não representa ser ainda um negócio muito rentável, mas é desejável que passe a ser muito em breve. O mercado de Veículos Elétricos não tem antiguidade suficiente para que existam muitas baterias para reciclar, porque, até que a bateria atravesse as 3 fases de vida, demoram muitos anos.
A mineração de lítio apresenta um impacto para o meio ambiente, que só pode ser mitigado quando a matéria prima regressar, após reciclagem, para a produção de novas baterias.
Em várias ocasiões, os Veículos Elétricos foram identificados como mais nocivos para o meio ambiente, devido ao tipo de matérias utilizadas no seu fabrico, quando comparados com um veículo movido a combustíveis fósseis.
Contudo, é importante ressalvar que, durante a sua utilização, um Veículo Elétrico produz 0 g/km de CO2. Ou seja, um Veículo Elétrico passa a sua “vida” a compensar pelo impacto da produção, comparando com um veículo a combustão que produz impacto no ambiente, sempre que está em funcionamento. Os valores mais económicos de veículo a combustão são entre os 95 e os 130 g/km CO2.
Exemplos de reciclagem de baterias de veículos elétricos após fim de vida:
BENEFÍCIOS FISCAIS / INCENTIVOS / DESCONTOS

Os Veículos 100% Elétricos estão isentos de ISV e IUC. As empresas beneficiam ainda de benefícios fiscais e isenções em Sede de IRC e dedução do IVA.
Os Veículos 100% Elétricos novos, adquiridos desde 1 de janeiro de 2023, são elegíveis para receber o incentivo de aquisição, atribuído pelo Fundo Ambiental.
Saiba mais sobre as condições para submeter a sua candidatura para o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023:

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023)
Foi publicado o Despacho n.º 5126/2023, de 3 de maio, que aprova o Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023). As condições e categorias do VEN2023 mantém-se em relação ao ano de 2022, tal como a dotação global máxima de 10.000.000 €. As Candidaturas terminam a 30 de novembro de 2023.
Candidaturas abertas até 30 de novembro de 2023
Para além dos benefícios fiscais e incentivos de aquisição, os veículos 100% elétricos também de desconto parcial ou total da tarifa de estacionamento em muitos municípios portugueses. Vejam em que municípios se aplica a discriminação positiva dos veículos elétricos.
MOBILIDADE SUAVE

Em meios urbanos, é essencial a introdução de mais veículos de Mobilidade Suave – próprios ou partilhados – como forma de diminuir o número de veículos ligeiros em circulação. Existem vários tipos de veículos de Mobilidade Suave como bicicletas elétricas, cargo-bikes, trotinetes, monociclos, skates, etc.
O espaço para a circulação de veículos e pessoas dentro das cidades e meios urbanos é cada vez mais disputado. É cada vez mais imperativo a diminuição do número de veículos ligeiros de passageiros em circulação dentro das zonas com maior densidade populacional, por forma a que os habitantes tenham mais espaço para a realização das suas atividades diárias.
A UVE defende que o uso da bicicleta (elétrica ou convencional), cargo-bikes, trotinetes, monociclos, skates e outros dispositivos de mobilidade pessoal deve ser cada vez mais incentivado, de forma a substituir o uso de veículos ligeiros de passageiros dentro das cidades – e que os veículos ligeiros de passageiros que circulem dentro das cidades e meios urbanos passem a ser, gradualmente, 100% Elétricos.

Os Veículos 100% Elétricos novos, adquiridos desde 1 de janeiro de 2023, são elegíveis para receber o incentivo de aquisição, atribuído pelo Fundo Ambiental.
Entre as categorias de veículos elegíveis, encontram-se as Bicicletas (convencionais e elétricas), Bicicletas de Carga / cargo-bikes (convencionais e elétricas) e outros dispositivos elétricos de mobilidade pessoal (como as trotinetes, monociclos, skates, etc).
Saiba mais sobre as condições para submeter a sua candidatura para o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023:

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023)
Foi publicado o Despacho n.º 5126/2023, de 3 de maio, que aprova o Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023). As condições e categorias do VEN2023 mantém-se em relação ao ano de 2022, tal como a dotação global máxima de 10.000.000 €. As Candidaturas terminam a 30 de novembro de 2023.
Candidaturas abertas até 30 de novembro de 2023
ENERGIAS RENOVÁVEIS

Uma das formas mais populares e vantajosas de aplicar as baterias retiradas de veículos elétricos é a sua integração em sistemas de armazenamento de energia elétrica produzida localmente em sua casa/empresa, que pode ser utilizada para carregar veículos elétricos ou alimentar o edifício.
Em Portugal, segundo a APREN (Associação de Energia Renováveis), mais de metade da produção de energia – 54,5% – provêm de Fontes Renováveis (Energia Eólica, Hídrica, Solar e Bioenergia).
Entre os dias 24 e 28 de dezembro de 2021, durante 111 horas consecutivas, a energia produzida em Portugal teve como origem exclusiva as Fontes Renováveis (Energia Eólica, Hídrica, Solar e Bioenergia). O anterior período máximo tinha ocorrido em abril de 2018, totalizando 88 horas.
A produção de energia através de Fontes Renováveis é uma prioridade. Não só para benefício do meio ambiente, como para a independência energética do país.
Portugal tem à volta de 2500–3200 horas de sol por ano. Podemos e devemos tirar mais partido desta condição favorável à produção local de energia elétrica.

Exemplos reais da reutilização de baterias de veículos elétricos, em modo estacionário:
PESQUISA DE PONTOS DE CARREGAMENTO

Para encontrar os Postos de Carregamento mais adequados à sua viatura elétrica, pode utilizar o portal www.uve.pt ou uma de várias APP móveis disponíveis para smartphone, como por exemplo, a miio, evio, Electromaps, EV.Charge, etc.
Para encontrar os postos de carregamento mais próximos ou para planear uma viagem mais longa de Veículo Elétrico, sugerimos que instale uma das seguintes aplicações no seu telemóvel, que lhe indica em tempo real o estado dos Postos de Carregamento, tarifários e tempo de carregamento.
VANTAGENS EM SER ASSOCIADO

A UVE é uma Associação sem fins lucrativos e Entidade de Utilidade Pública, que defende e promove a mobilidade elétrica como uma solução imprescindível para a mudança dos hábitos e mentalidade dos cidadãos do mundo, em direção a um futuro sustentável.
Os Associados UVE beneficiam de descontos exclusivos e vantagens comerciais em mais de 60 parceiros, como também de apoio jurídico para que todas as questões sobre a Mobilidade Elétrica sejam devidamente esclarecidas com o devido enquadramento legal.
Saiba mais:
Conheça o Manual da Mobilidade Elétrica, lançado pela UVE e pela EDP, com o objetivo de esclarecer os atuais e futuros utilizadores de Veículos Elétricos: