Arena Johan Cruijff, em Amesterdão. Baterias alimentam o estádio.

A Arena Johan Cruijff, em Amesterdão, estádio onde joga a equipa de futebol do Ajax, conta 148 baterias do Nissan LEAF ajudam a carregar 4.200 painéis solares. Um exemplo de como a vida das baterias dos Veículos Elétricos não termina com o desgaste na utilização do veículo.

O PODER DA ENERGIA ARMAZENADA

O equivalente a 148 baterias Nissan LEAF foi reaproveitado para criar este sistema de armazenamento massivo e tornar esta iniciativa possível.

De maneira minimalista, a cobertura da arena holandesa é elegantemente coberta com 4.200 painéis solares. Com o armazenamento em baterias Nissan LEAF, a arena pode distribuir de maneira ideal a energia renovável que os painéis solares geram, mesmo depois do pôr-do-sol.

O inovador sistema de 4 megawatts armazena energia suficiente para carregar completamente 500.000 smartphones ou fornecer eletricidade a 7.000 residências de Amesterdão durante uma hora. Retirando assim, a pressão da rede elétrica durante grandes eventos.

Quando os eventos não estão a acontecer e a arena não está a ser utilizada, o sistema pode alimentar a rede. Isto contribui para balançar os períodos de pico – reduzindo o consumo de energia em períodos de alta demanda.

Os vizinhos da arena também beneficiam com este sistema, porque este pode funcionar como um backup para a comunidade ao redor no caso de uma interrupção do fornecimento de energia.



A Johan Cruijff ArenA oferece 18 estações de carregamento de veículos elétricos, com planos de expansão para 200.

“Estamos a colocar o nosso ecossistema elétrico no coração de um futuro sustentável, transformando a maneira como o planeamos e como vivemos”, disse Francisco Carranza, diretor administrativo da Nissan Energy.


Relacionado: