UVE – Em Lisboa de Veículo Elétrico

A Associação UVE esteve presente no evento Em Lisboa de Veículo Elétrico e apresentou algumas novidades e participou no Desfile Elétrico.

Na passada sexta-feira, dia 16 de setembro, iniciaram-se as atividades da Semana Europeia da Mobilidade, em Lisboa, através do evento, Em Lisboa de Veículo Elétrico, na Praça dos Restauradores.

Durante toda a tarde as diversas marcas de automóveis presentes, BMW, Citroen, Mitsubishi, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen, realizaram test-drives, que permitiram a várias dezenas de pessoas terem um primeiro contacto com um carro elétrico.

Da mesma forma o fabricante nacional de bicicletas, Orbita, também disponibilizou bicicletas elétricas para test-drive, do modelo que foi seleccionado para o Programa de Bicicletas Partilhadas que a Câmara Municipal de Lisboa vai lançar durante o próximo ano.

Estiveram, ainda presentes, a APVE, a EDP, a MOBI.E, a APA, a EMEL, a CML e a ZEEV.

A Efacec disponibilizou um Posto da Carga Rápida que esteve sempre muito concorrido.

A UVE, Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, esteve presente com um stand próprio, tendo aproveitado a ocasião para fazer o lançamento dos Avisos de Cortesia, avisos que foram profusamente distribuídos e que tiveram uma enorme e calorosa receptividade e que constam de avisos didáticos para alertar os carros com motores de combustão, indevidamente estacionados em Postos de Carga da MOBI.E, da irregularidade que estão a cometer e do facto de estarem a impedir quem precisa de carregar o seu carro elétrico. Também foi distribuído um 2º Aviso de Cortesia para os carros elétricos que após carregarem se mantêm ligados ao Posto impedindo outro VE de carregar.

Também nesta ocasião foram apresentadas as t-shirts ” Não sejas Fóssil ” e ” Elétrico, pela Natureza ” que igualmente tiveram grande sucesso.

No final da tarde realizou-se um Desfile Elétrico pelas ruas da baixa pombalina, que apesar de ser um dia de semana normal de trabalho e à hora de ponta, no centro de Lisboa, contou com 30 veículos elétricos, que espalharam charme elétrico entre os Restauradores e a Praça do Comércio.

De registar a reação de alguns comerciantes, que habituados ao constante ruído do trânsito, quando se aperceberam do silêncio, mas continuavam a ver os carros a passar à sua porta, saíam das suas lojas com ar de espanto perante o silêncio do trânsito.

Seguramente pensariam como seria diferente se todos os carros fossem elétricos…!!!

Deixar uma resposta