A UVE visitou a fábrica da Efacec

No passado dia 10 de outubro a UVE realizou uma visita institucional às instalações da Efacec, visando melhor conhecer a atual produção de carregadores em Portugal, bem como diversos aspetos relacionados com a mobilidade elétrica.

Pedro Faria, João Gonçalves, Henrique Sánchez e Manuel Reis da UVE, na visita às instalações da Efacec.

A Efacec é hoje um dos grandes fornecedores de carregadores para veículos elétricos em todo o Mundo tendo já entregues e em funcionamento mais de 50.000 carregadores, entre os carregadores AC (corrente alterna) de 3.7 kW a 43 kW e DC (corrente constante) de 50 kW a 350 kW.

As grandes divisões atuais dos carregadores para veículos elétricos são:

  • PCN – Posto de Carregamento normal: de 3.7 kW a 22 kW em AC
  • PCR – Posto de Carregamento Rápido: de 43 kW em AC e de 50 kW em DC
  • PCSR – Posto de Carregamento Super Rápido: de 100 kW a 175 kW em DC
  • PCUR – Posto de Carregamento Ultra Rápido: desde 350 kW em DC

Após uma visita às diversas linhas de montagem dos carregadores, durante a qual não é permitido fotografar ou filmar, pudemos constatar o dinamismo e a evolução da área da mobilidade elétrica dentro do universo da Efacec.

Os nossos anfitriões e os dirigentes da UVE puderam trocar diversa informação sobre as principais preocupações em relação ao desenvolvimento das redes de carregamento para veículos elétricos em Portugal em particular e no Mundo em geral.

Agradecemos à Efacec o convite para esta visita institucional que permitiu um melhor conhecimento do grau de desenvolvimento das tecnologias aplicadas na construção dos diversos tipos de carregadores para veículos elétricos.

No final da visita fica a certeza de que em Portugal existe o que de melhor se pratica, a nível mundial, na construção de carregadores para veículos elétricos e que, em breve, poderemos ver algumas dessas soluções implantadas no terreno.

É a Mobilidade Elétrica.