Vendas de VE em abril 2019

Consolidação das vendas

Já são conhecidas as vendas de veículos elétricos em Portugal durante o mês de abril 2019, tendo-se registado um abrandamento. Venderam-se 437 viaturas 100% elétricas, que comparadas com as 952 unidades vendidas em março, representa uma queda de 54%. Em relação ao mês homólogo de 2018 a queda foi de 6%.

Este abrandamento no total das vendas de veículos elétricos em abril de 2019, deve-se a três razões principais:

  • Em março foram concentradas muitas das vendas de VE para poderem ser abrangidos na candidatura ao incentivo do estado na compra de um veículo elétrico
  • Em março foi o primeiro mês completo de entregas dos Tesla Model 3 que tinha muitas reservas por satisfazer
  • E por último mas não menos importante, as principais marcas não dispõem de viaturas para entrega imediata, o que está a adiar a sua entrega ao cliente final.

Vamos aos números, viaturas 100% elétricas vendidas em abril:

BEV
1 Tesla Model 3 82
2 Renault Zoe 70
3 Nissan Leaf 64
4 Jaguar i-Pace 46
5 BMW i3 44
6 Hyundai Kauai 41
7 Tesla Model S 25
8 Smart Fortwo EV 22
9 Smart Forfour EV 14
10 Tesla Model X 11
11 Outros 18
Total 437

O Tesla Model 3, com 82 unidades vendidas, voltou a ser pelo segundo mês consecutivo, o modelo 100% elétrico mais vendido em Portugal, seguido pelas duas estrelas até agora em Portugal, o Renault Zoe (70 viaturas vendidas) e o Nissan Leaf (64 unidades entregues).

De salientar que por marca os BEV (Battery Electric Vehicle) mais vendidos foram os seguintes:

BEV – marcas
1 Tesla 118
2 Renault 70
3 Nissan 64
4 Jaguar 46
5 Hyundai 45
6 BMW 44

No que respeita aos veículos híbridos plug-in (PHEV) estes foram os mais vendidos em abril:

PHEV
1 Mercedes E300e 95
2 BMW 530e 71
3 Mini Countryman PHEV 64
4 Mitsubishi Outlander PHEV 35
5 BMW 225 xe Active Tourer 30
6 Porsche Panamera PHEV 18
7 Kia Niro PHEV 16
8 Range Rover Sport PHEV 13
9 Volvo XC60 PHEV 12
10 Outros 49
Total 403

De registar o significativo aumento dos híbridos plug-in, com destaque para o Mercedes E300e com 95 unidades vendidas, o que acontece pela primeira vez neste modelo da marca alemã. No segundo lugar ficou outro modelo alemão da concorrente BMW com o modelo 530e (71 viaturas entregues), e o terceiro lugar para outra marca do grupo BMW, com o Mini Countryman PHEV a vender 64 veículos. No total, venderam-se 403 viaturas contra as 334 em março, um aumento de 21%, e, em relação ao mês homólogo de 2018, registou-se um aumento de 28% quando se venderam 306 unidades em abril de 2018.

Por marcas nos híbridos plug-in a BMW foi a marca mais vendida:

PHEV – marcas
1 BMW 101
2 Mercedes 95
3 Mini 64
4 Mitsubishi 35
5 Porsche 18
6 Kia 16

Este mês de abril, muito por força da quebra registada nos 100% elétricos, a relação entre os BEV/PHEV voltou a equilibrar, 52% para os BEV contra 48% para os PHEV. No acumulado do ano e contabilizando os BEV e os PHEV, venderam-se nos primeiros quatro meses de 2019, 3.929 unidades o que representa um aumento de 69% em relação às 2.327 viaturas vendidas nos primeiros quatro meses de 2018.

Fonte: EV Sales