Um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendido em 2022, é elétrico!

Este mês de abril de 2022 regista-se uma consolidação das vendas de veículos elétricos com um total de 1.159 Veículos 100% Elétricos (BEV) vendidos e 1.221 Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) entregues, o que representa um acumulado de BEV + PHEV de 2.380 veículos elétricos vendidos em abril de 2022.

Os veículos 100% elétricos registaram assim uma queda de 38.4% face ao mês de março de 2022, mas consolidaram a trajetória de crescimento com um aumento de 23.2% em relação ao mês homólogo, tendo-se vendido mais 218 unidades em abril de 2022 do que em abril de 2021.

Em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in a queda em relação ao mês de abril de 2022 foi de 6.3% e em relação ao mês homólogo a queda cifrou-se em 13.4%.

No conjunto das duas categorias de veículos elétricos (BEV+PHEV) a queda face ao mês anterior foi de 25.3% tendo, no entanto, registado uma variação homóloga positiva de 1.2%. 


Quota de Mercado dos Veículos Elétricos

Em relação à totalidade do mercado automóvel, as vendas de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI) continuam a registar perdas sucessivas tendo caído 18.1% este mês de abril e acumulam perdas de 2.9% desde o início do ano de 2022.

Com a generalidade do mercado automóvel de ligeiros de passageiros a cair, pela falta de componentes, transversal à generalidade das marcas, ou pelas interrupções nos transportes marítimos, os veículos elétricos têm consolidado a sua quota de mercado, com uma quota mensal de 17.9% e uma quota anual de 20.9%, o que quer dizer que, este ano de 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico!

Embora este mês de abril as quedas nas vendas de novos ligeiros de passageiros tenham sido transversais a todas as categorias, os veículos elétricos (VE) caíram menos do que os veículos com motores de combustão interna (VCI), -4.5% versus -18.1%, mantendo e consolidando a sua presença no mercado automóvel nacional.

Quando analisamos os veículos 100% elétricos, muito mais eficientes do que qualquer outra categoria, incluindo os veículos híbridos plug-in, verificamos que um em cada dez ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é 100% elétrico durante o ano de 2022, embora tenha tido um ligeiro retrocesso em abril onde registou uma quota de mercado de 8.1%. Os veículos 100% elétricos (BEV) representam a única categoria com crescimento em todos os primeiros quatro meses do ano, terminado o período com um crescimento invejável de 88.1%!

Comparando o crescimento homólogo, considerando todas as categorias de veículos 100% elétricos, estes crescimentos ainda são mais expressivos, atingindo os 113.1% desde o início do ano.


Quota de Vendas por Tipo de Energia

Os ligeiros de passageiros elétricos (VE) voltaram a registar uma quota de mercado superior aos ligeiros de passageiros com motores a gasóleo. Os VE registaram este mês de abril uma quota de mercado de 17.96% face aos ligeiros de passageiros movidos com motores a gasóleo, altamente poluentes, que obtiveram uma quota de mercado de 16.78%. Venderam-se, de novo, mais veículos elétricos do que veículos a gasóleo!


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

No mês de abril a marca mais vendida de Veículos 100% Elétricos (BEV) – na categoria de Ligeiros de Passageiros – foi a Peugeot com 138 viaturas entregues, seguida da Hyundai com 115 e da Renault com 100 a fechar o pódio, as únicas três marcas que conseguiram vender mais de 100 unidades no mês.

No acumulado do ano de 2022, como a marca mais vendida de BEV, mantém-se a Tesla com 556 viaturas entregues, seguindo-se a Peugeot no 2º lugar com 482 e a BMW em 3º lugar com 384 unidades vendidas.

Quer no mês, quer no ano, no top 3 de marcas mais vendidas dos PHEV e BEV+PHEV, mantém-se o trio BMW, Volvo e Mercedes-Benz, por esta ordem.


Ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos continuam em grande crescimento 

Os veículos de duas rodas, ciclomotores e motociclos, mas também os triciclos e quadriciclos elétricos, os nossos conhecidos tuk-tuk, mas também, agora, um grande sucesso de vendas que é o Citroen AMI, vendidos nos primeiros quatro meses de 2022 já ultrapassam o total das vendas do ano passado.

Segundo os dados disponibilizados pelo fundo ambiental (aqui), o número de candidaturas na categoria de bicicletas elétricas (T4) e nos Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos (T5), são demonstrativos de que existe uma vontade de mudança para equipamentos alternativos – não poluentes – e suaves, para deslocação dentro das cidades e das grandes áreas metropolitanas, permitindo diminuir a utilização de veículos ligeiros de passageiros de uso particular nas deslocações mais curtas em meios urbanos.


Há muito tempo que a Mobilidade Elétrica passou a ser assunto do dia e longe vão os dias em que falar de veículos elétricos – sejam eles veículos automóveis ou equipamentos de mobilidade suave – suscitava confusão e cepticismo. Os Veículos Elétricos são um aspeto fundamental para a descarbonização dos meios urbanos e as escolhas dos cidadãos mostram isso mesmo: “Um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendido em 2022, é elétrico!“.

O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!

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