Artigo da UVE – Associação de utilizadores de Veículos Elétricos, publicado na edição nº 93 da revista Blueauto de julho de 2025. Com vista a complementar as análises de dados relativos à Mobilidade Elétrica em Portugal, nomeadamente com os artigos de vendas e do comparativo do custo por 100 km, a UVE passará a produzir mensalmente um artigo que incidirá sobre dados da rede de carregamento.

A rede de carregamento pública em Portugal cresceu 27% durante o último ano, passando de 10.774 tomadas em junho de 2024 para 13.731 em junho de 2025. Este crescimento de quase 3.000 tomadas num ano representa aproximadamente, em média, 250 novas tomadas a cada mês. Considerando o número de vendas de veículos elétrico novos e usados importados – que representam aproximadamente 20% da quota de mercado – torna-se necessário um aumento do ritmo de disponibilização de novas tomadas.

Tabela com a evolução do número de tomadas em operação em todo o território de Portugal (continental e ilhas), por potência de carregamento, disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em “Rede de Carregamento > Gerais > Evolução”
Quanto à capilaridade, a rede de carregamento pública já chega a quase 100% dos 308 municípios, sendo os municípios de Santa Cruz das Flores e Sabrosa os únicos sem qualquer tomada em serviço. Já quanto aos postos de carregamento rápido, estes já se encontram em 76,6% dos municípios, mais 7,1 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.
A percentagem de tempo em que as tomadas estão em uso também segue uma tendência crescente, fruto de uma maior adoção por veículos eletrificados, ao qual se soma o ritmo mais reduzido na disponibilização de novas tomadas. Em junho, pela primeira vez desde que a UVE acompanha os dados da utilização da rede pública (através do Observatório da Mobilidade Elétrica, publicado em abril), esta apresentou um valor acima dos 10%.
No que a tarifas de operação diz respeito, verifica-se que o valor desta tem vindo a aumentar no último ano, sendo este, em termos médios de 0,21€/kWh em junho 2024 e 0,23€/kWh em junho de 2025 (+9,5%). Note-se que a estes valores ainda terá de se somar as taxas, impostos e tarifa de energia do CEME. Este aumento está diretamente relacionado com os preços das novas tomadas, que para as mesmas potências apresentam valores mais elevados, e ainda pelo aumento do peso dos postos rápidos e ultrarrápidos no total das tomadas disponíveis e que, por norma, apresentam tarifas de operação com valores mais elevados.
O tema da “complexidade tarifária” da rede pública é algo que a UVE tenta combater e, neste sentido, sugerimos aos operadores que optem por tarifas de operação com cobrança ao kWh, mais justas para o utilizador. Em junho 2025, aproximadamente 24% das tomadas da rede pública, já apresentam tarifas de operação ao kWh, o que compara com menos de 9% no mesmo mês do ano passado.
O cumprimento do AFIR, nomeadamente o pagamento em terminais TPA com as chamadas tarifas ad-hoc, ainda se encontra aquém do exigido: todas as tomadas com potências superiores a 50kW instaladas após maio de 2024 já deveriam apresentar esta solução de pagamento, contudo, apenas 21,5% cumprem este requisito. Esta é uma solução mais cómoda para o utilizador, mas, convém lembrar, que também é mais dispendiosa – em média, mais 0,03€/kWh, quando comparada com a solução de carregar com um cartão CEME.

Quadros de resumo mensal da evolução da rede de carregamento pública em todo o território de Portugal (continental e ilhas), referente ao mês de junho 2025, disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em “Rede de Carregamento > Gerais > Resumo”
Agora que, para muitos portugueses, se inicia o período de férias, aumentando o tráfego rodoviário nas principais vias do país, o tema da existência de postos de carregamento nas áreas de serviço das autoestradas ganha nova importância. Dados de junho de 2025 mostram-nos que 63% das áreas de serviço das autoestradas já dispõem de postos de carregamento para veículos elétricos. Esta percentagem sobe para 100% quando olhamos apenas para as áreas de serviço das autoestradas A1 e A2, e que, em média disponibilizam 7,9 e 6,6 tomadas por área de serviço, respetivamente.

Quadros com a evolução das tomadas de carregamento localizadas em autoestradas, em todo o território de Portugal (continental e ilhas), disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em “Rede de Carregamento > Gerais > Autoestradas”
Como foi referido, a percentagem do tempo de utilização da rede pública durante o mês de junho, foi de 10%, contudo, quando olhamos apenas para as tomadas da A1 e A2, esta percentagem sobe para 15%, sendo a sexta-feira o dia com maior utilização, com 17%.

Tabela com a distribuição horário dos postos de carregamento na rede pública em Portugal, (na imagem) filtrado pelos postos nas autoestradas A1 e A2, disponível no Observatório da Mobilidade Elétrica, em “Rede de Carregamento > Estado da Rede > Distribuição horária”
Para mais detalhes sobre dados da rede pública de carregamento, consulte o Observatório da Mobilidade Elétrica em observatorio.uve.pt

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 93

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