Aplicação miio com novas funcionalidades para ajudar os utilizadores

A aplicação miio lançou, em maio de 2020, uma nova versão que promete continuar a simplificar a vida dos utilizadores de veículos elétricos. A 28 de janeiro de 2021, foi adicionada a opção de carregamento, com recurso apenas à aplicação miio, para clientes com o cartão Charge&Pay.

Se já era possível calcular os gastos de carregamento nos postos na rede pública de carregamento, agora é ainda mais fácil.

Nesta nova versão, os utilizadores podem:

  • Inserir o seu veículos elétrico (um ou mais)
  • Escolher que percentagem da sua bateria pretende carregar
  • E aplicação calcula o preço do carregamento
  • Iniciar o carregamento, diretamente na aplicação (sem recurso ao cartão físico)*, disponível para clientes que aderirem ao cartão Charge&Pay
  • Escolher a melhor tomada para o carregamento, segundo o aconselhado pela aplicação, tendo em conta o veículo do utilizador.

* Em breve, a equipa miio, pretende disponibilizar a modalidade de pagamento ad-hoc na aplicação.


“É recorrente os utilizadores que compram um veículo elétrico não saberem os tipos de tomadas que o carro tem e não saberem porque é que num posto normal de 22 kW, o seu veículo carrega apenas a 6.6 kW, por exemplo. Esta nova versão visa clarificar de imediato as caraterísticas de cada veículo na rede de carregamentos para que não haja más surpresas, especialmente quando se escolhe uma tomada mais lenta num posto com tarifa ao minuto, sendo que existe a possibilidade de se escolher outro tipo de tomada que permita um carregamento mais rápido.”

(equipa miio)


A aplicação visa agora informar os utilizadores o suficiente para que estes possam não só fazer um uso mais eficiente da rede de carregamentos, mas também que possam ter uma experiência ainda mais económica ao volante de um veículo elétrico, especialmente nesta nova fase onde todos os carregamentos na via pública serão cobrados.

“É muito importante que nesta nova fase os utilizadores saibam quanto vão pagar em cada posto; a missão da miio é precisamente que o utilizador não precise de saber todas as tarifas nem todas as taxas — simplificar é a palavra de ordem. É relativamente frequente lermos comentários de que carregar os veículos na via pública é tão caro como abastecer um carro a combustão — e na maior parte das vezes, não é verdade. É necessário simplificar o fluxo de carregamento de um VE, informando os utilizadores antecipadamente, para que possam fazer escolhas informadas e se continue a promover a adoção de veículos elétricos, desconstruindo a complexidade e desmistificando os preços exorbitantes que são consequência do desconhecimento.”

(equipa miio)

Com o início do pagamento dos postos normais, é inevitável que alguns tenham tarifas de operação de posto ao minuto, como outros já existentes. Os utilizadores têm de saber as capacidades do seu veículo para que consigam fazer uma escolha consciente. Um posto ao minuto pode não ser adequado para um veículo plug-in carregar, por exemplo. Mas para outros tipos de veículos elétricos que consigam aproveitar todas as capacidades do posto, o valor pode até ser acessível.

A aplicação melhora ainda vários outros aspetos, desde uma nova pesquisa, mais tipo de mapas, poder dar nomes pessoais aos postos que mais se utiliza para que possam ser identificados de forma mais imediata, uma melhor visualização das fotos dos postos, planeamento de viagem com um veículo elétrico, entre outras melhorias que vão surpreender pela positiva os utilizadores.


Portal da miio (App web – versão beta):


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