Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros em 2020, por tipo de energia

Em dezembro de 2020, as vendas de Veículos Elétricos aumentaram 135.6% face ao mês homólogo, e no total do ano de 2020 registaram um crescimento de 55.3%. Os veículos com motor de combustão interna, também em 2020, tiveram uma queda de 40.6%.

Numa análise por tipo de energia, a venda de veículos movidos a energias alternativas (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos), representaram 37.01% das vendas totais de Veículos Ligeiros de Passageiros em Portugal, em dezembro de 2020.


A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos divulga e acompanha três tipologias de veículos: Veículo 100% Elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle), Veículo Elétrico Híbrido Plug-In (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) e Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia (REx – Range Extender), sendo que esta última categoria encontra-se atualmente descontinuada. Para a análise dos valores de vendas por tipo de energia, e por forma a salientar a crescente alteração na tendência de compra e utilização de veículos movidos a energias alternativas face aos movidos a combustíveis fósseis, consideramos as seguintes tipologias de motorização:

  • Gasolina
  • Gasóleo
  • 100% Elétrico, Híbrido Plug-In e Híbrido Elétrico
  • Híbrido Não Elétrico
  • GNC/GNL

Quotas de Mercado
Venda de Veículos Ligeiros de Passageiros em 2020
por tipo de Energia

Registo das vendas de automóveis ligeiros de passageiros por tipo de combustível/energia em dezembro de 2020. Sopram ventos de mudança!

Pela primeira vez, em dezembro de 2020, as vendas do conjunto dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos e eletrificados (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos), com um total de 37.01% de quota, ultrapassaram as vendas dos ligeiros de passageiros a gasolina (34.7%), ou as vendas dos ligeiros de passageiros a gasóleo (25.95%), estes, também, em queda acentuada.

As vendas do mês de dezembro acentuaram ainda mais a tendência verificada ao longo do ano: subida dos modelos elétricos e eletrificados e queda dos modelos com motores de combustão interna.

Os veículos com motores a gasóleo são os que registam uma maior queda, que tudo indica irá acentuar-se ainda mais durante o ano em curso.

Os veículos 100% elétricos (BEV) já representam 1/4 da totalidade das vendas dos veículos elétricos/eletrificados, sendo que são os Híbridos Plug-in a gasolina que ocupam a maior fatia com 31.52% das vendas.

O conjunto dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) obtém cada vez mais importância relativamente aos híbridos elétricos convencionais (HEV).


Variação de Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros
Comparação 2019 | 2020

O ano de 2020 trouxe uma diminuição no volume de vendas global, com principal incidência nos meses de março a maio, durante o qual vigorou o estado de emergência com maiores constrangimentos e restrições. Essa diminuição de vendas, foi particularmente acentuada nos veículos movidos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo).

Registo da queda dos Veículos com motores de Combustão Interna (VCI) em particular os movidos a gasóleo.

A subida registada nos dois últimos meses do ano por parte dos veículos híbridos plug-in e híbridos convencionais deve-se à antecipação de compras deste tipo de veículos que veem o seu preço aumentado em 2021 fruto da alteração da lei que passará a exigir uma autonomia mínima de 50 km e umas emissões máximas de 50 g/km para acederem aos benefícios fiscais em 2021.

Face ao exposto é com enorme regozijo que assinalamos a repetida e consolidada subida das vendas dos Veículos Elétricos e Eletrificados! Trata-se de uma das missões da UVE, em detrimento dos veículos com motores altamente poluentes, muito pouco eficientes e prejudiciais à saúde de todos nós.

O ano de 2021 seguramente nos trará uma realidade ainda mais sustentável com o aumento da oferta de modelos elétricos e eletrificados com maior autonomia, com baterias e motores ainda mais eficientes e a preços cada vez mais aproximados do dos veículos equivalentes com motores movidos a combustíveis fósseis, definitivamente ultrapassados.

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em dezembro de 2020 aumentaram 135.6% face ao mês homólogo

Tal como temos vindo a analisar durante todo o ano e como antecipámos, o ano de 2020 foi o ano do grande arranque e consolidação das vendas de Veículos Elétricos em Portugal, tendo sido ultrapassadas as 20.000 unidades.


Ano de 2020 movido a Energia Renovável em Portugal

Entre os dias 24 e 28 de dezembro de 2020, o sistema eléctrico nacional esteve 111 horas sem recorrer à produção térmica clássica. Passou todo o fim-de-semana de Natal a consumir apenas energias de origem renovável. Na totalidade do ano de 2020, 61,7% da energia gerada em Portugal teve origem em fontes renováveis.