Fim do período transitório dos carregamentos gratuitos na rede PCN

A Mobi.E, como Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), anunciou o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos na rede de carregamento normal (PCN – Posto de Carregamento Normal), pelo que, a fase comercial dos mesmos terá início a partir de 1 de julho de 2020.

Com este comunicado avança-se para uma nova e importante fase no crescimento da rede pública de carregamento em Portugal, finalizando assim o Projeto Piloto, iniciado em 2010.

Após a concessão dos 663 postos de carregamento normal (PCN), resultado do concurso público lançado no fim de 2019, todos os postos passarão a ser operados por entidades OPC (Operador de Postos de Carregamento), à semelhança do que já existe para os postos de carregamento rápido (PCR).

O acesso aos mesmos para realizar o carregamento será feito com um cartão de um CEME (Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica). Para os utilizadores que ainda usam o antigo cartão da Mobi.E saibam como obter um novo cartão de um dos CEME, para ter acesso a toda a rede pública de carregamento.

Artigos relacionados

Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020

Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.


Os 5 aspetos que a UVE quer garantidos na nova fase de cobrança de carregamentos

A WattsOn contactou a UVE, de forma a obter esclarecimentos sobre o fim do período transitório da rede Mobi.E, iniciando-se o pagamento dos carregamentos nos Postos de Carregamento Normal (PCN) de acesso público, a 1 de julho de 2020.


Cerimónia de Lançamento do Concurso de Concessão da Rede de Postos de Carregamento da Mobi.E

A 27 de dezembro de 2019, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em Lisboa, realizou-se a Cerimónia de Lançamento do Concurso de Concessão da Rede de Postos de Carregamento da Mobi.E (procedimento n.º 14283/2019), sendo o último passo para o fecho do Projeto Piloto e para a entrada de toda a Rede Pública na sua fase comercial.