Mobilidade Elétrica no sul da Europa – Associações de Utilizadores coordenam ações

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 66 da revista Blueauto de abril de 2023, sobre a realização do I Congresso da AUVE 2023 – Encontro com a Engenharia, em Bilbau.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Realizou-se entre os dias 24 e 27 de março de 2023 em Bilbau, Torre Loizaga, Getxo e Vitória, no País Basco, o I Congresso da AUVE 2023 – Encontro com a Engenharia.

A AUVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos de Espanha organizadora do Congresso convidou as associações congéneres de França, a FFAUVE – Federação Francesa de Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos e de Portugal, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, para estarem presentes e relatarem as suas experiências e a dos respetivos países.

O congresso teve diversas conferências e debates sobre temas relacionados com a mobilidade elétrica em Espanha, na Europa e no Mundo, tendo servido para as três Associações presentes relatarem o ponto de situação em cada um dos países, realçando os aspetos positivos, identificando as dificuldades e propondo formas de as superarmos.

No primeiro dia várias mesas redondas permitiram diversas intervenções com o foco na engenharia – estávamos no Colégio de Engenheiros Industriais de Bilbau – na inovação, nas novas tecnologias e de uma forma geral como a mobilidade elétrica vem permitir e acelerar a transição energética, absolutamente imprescindível para a real e necessária mitigação das alterações climáticas.

Neste primeiro dia as três associações de utilizadores de veículos elétricos de Espanha, França e Portugal assinaram uma Declaração conjunta com o compromisso de juntarem todos os esforços para acelerar a implementação de mais postos de carregamento rápido e ultrarrápido no sul da Europa, em Itália, França, Espanha e Portugal, assim como a sua efetiva interoperabilidade, facilitando o carregamento dos veículos elétricos aos utilizadores.

Mikel Aguirregabiria, Presidente de AUVE, Henrique Sánchez, presidente de UVE e Stéphane Semeria Presidente de FFAUVE assinam a Declaração.


A operadora de postos de carregamento sediada em Itália, a Atlante, também presente em Bilbau, e que recentemente adquiriu a rede de postos de carregamento da KLC em Portugal propõe-se acelerar a instalação de postos de carregamento rápido e ultrarrápido no sul da Europa.

Para todos nós, os utilizadores de veículos elétricos, urge a instalação de mais postos, com maior potência, que cubram todo o território destes quatro países e que estejam interligados e permitam um uso fácil e simples. Foi esse o compromisso assumido.

A AUVE, A FFAUVE e a UVE em plena confraternização.


No sábado, dia 25 de março, realizou-se uma visita a Torre Loizaga, à coleção de Rolls-Royce de Miguel de la Via, a mais completa coleção de Rolls-Royce da Europa, com pelo menos um exemplar de cada modelo fabricado pela marca e por ano de fabricação, durante o tempo em que foi produzido. Coleção imperdível de autênticas relíquias da indústria automóvel.

Torre Loizaga – Coleção de Rolls-Royce.


Os participantes no Congresso saudaram este ato filantrópico que preserva para a História uma coleção de uma marca que marcou a indústria automóvel no seu segmento mais elevado, com todos os exemplares produzidos por modelo e por ano. Uma memória que devemos preservar.

Mikel Aguirregabiria Presidente da AUVE, Henrique Sánchez Presidente da UVE e respetivas esposas.


No domingo realizou-se uma concentração de veículos elétricos no recinto do Museu Guggenheim de Bilbau, com variados modelos das principais marcas que comercializam veículos elétricos em Espanha. Esteve também presente uma ambulância 100% elétrica dos bombeiros de Bilbau, e algumas particularidades como um Nissan Leaf da primeira geração atualizado com uma bateria de 62 kWh que lhe permite obter 350 km de autonomia, um Seat mii, veículo elétrico muito popular e muito económico que obteve um enorme sucesso em Espanha, tendo acabado por ser descontinuado pela marca, um monolugar projetado e fabricado por estudantes e um pequeno barco elétrico que permitiu aos presentes desfrutar de passeios pela ria de Bilbau.


O Congresso da AUVE foi mais uma iniciativa que visou a troca de experiências, a avaliação do estado de desenvolvimento da mobilidade elétrica nos três países representados, comprometendo-se as respetivas associações, AUVE, FFAUVE e UVE a desenvolverem mais esforços no sentido da divulgação da mobilidade elétrica, das marcas e modelos disponíveis, no aumento do número, da potência e da interoperabilidade dos postos de carregamento e da sua  intervenção junto das autoridades competentes de cada um dos países para uma simplificação de procedimentos na homologação e certificação do postos de carregamento e de instalações, num aumento dos incentivos e benefícios à aquisição e utilização dos veículos elétricos e numa necessária e urgente interoperabilidade das redes de carregamento já existentes.


Todos os esforços são necessários para o acelerar da eletrificação da mobilidade dos humanos, para a redução das emissões de CO2 e dos gases com efeito de estufa (GEE) e para uma cada vez mais urgente transição energética que nos torne mais resilientes aos impactos negativos das alterações climáticas.

Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos, blogers e youtubers juntando esforços no desenvolvimento da Mobilidade Elétrica.


Não existe Planeta B!

Lisboa, 2 de abril de 2023
Henrique Sánchez

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 66

Artigos relacionados


Evolução do parque circulante de veículos elétricos em Portugal 2010 – 2022

Artigo publicado na revista Blueauto nº 65, de março de 2023.


Quanto custa percorrer 100 km com um veículo 100% elétrico?

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos criou um modelo de análise do custo para percorrer 100 km, entre os parâmetros analisados encontram-se os valores dos vários tipos de postos de carregamento em Portugal (na Rede Pública), carregamento em casa/condomínio (tarifa de eletricidade simples e bi-horária), tal como o consumo real dos vários modelos de veículos automóveis 100% elétricos em circulação em Portugal.