Mobilidade Elétrica em Bragança

Mais um exemplo de que o avanço da Mobilidade Elétrica em Portugal depende do empenho dos municípios. Parabéns ao Município de Bragança pelo conjunto de iniciativas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável!

Bragança vai poupar 27.550 euros em combustível fóssil e reduzir a emissão de CO2 em 58 toneladas por ano, com a integração de dois novos autocarros elétricos no serviço de transportes urbanos municipais.

Uma medida que surge no âmbito da estratégia de promoção da “descarbonização da cidade” e da “Mobilidade Universal”.

Fonte: Página de Facebook do Município de Bragança
Vídeo: Bragança aposta na Mobilidade elétrica

Apresentados à comunicação social, no dia 19 de novembro, os novos autocarros e carregadores elétricos, integrados no Plano de Mobilidade Sustentável do Município de Bragança, reiteram a aposta de Bragança em afirmar-se como referência no que concerne às preocupações ambientais e às boas práticas, com poupanças energéticas significativas, que, em muito contribuirão para a preservação de um dos mais ricos patrimónios do nosso território.

Assumindo-se como EcoCidade, o Município de Bragança tem adotado medidas e projetos que promovem a descarbonização e os modos de mobilidade suave, como o uso de meios de transportes públicos elétricos, modernos e confortáveis, instalação de seis novos interfaces (ligação de vários modos de mobilidade) equipados com painéis informativos digitais e suportados por energia solar, sistemas de gestão que promovem a eficiência dos recursos, o serviço de bicicletas elétricas de uso partilhado em zona urbana e rural, uma frota municipal com dez veículos elétricos mais amigos do ambiente, utilização de medidas na construção mais eficiente em infraestruturas Municipais, iluminação pública Led, e a promoção de mobilidade sustentável, através da criação de melhores infraestruturas e condições para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e saudáveis.

IPBike, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a primeira das 15 instituições de ensino superior a implementar o projeto U-Bike Portugal.

50% das linhas de transportes urbanos totalmente elétricas

Com a introdução dos novos autocarros, o Município de Bragança passa a ter 50% das linhas de transportes urbanos totalmente elétricas.
Uma medida que permite a poupança anual de 27 550 euros e a redução de 58 toneladas na emissão de CO2.

A não existência da rede de transportes urbanos do Município de Bragança “obrigaria” à utilização de veículos privados para as deslocações, o que levaria a um aumento, anual, de 14 146 toneladas nas emissões de CO2 (tendo por base o número de passageiros que utilizam os transportes urbanos).

Um acréscimo que, para alcançar a neutralidade carbónica, teria que ser compensado com a plantação de 3 625 árvores, num ano.

Além da vertente ecológica e amiga do ambiente, os novos veículos podem transportar bicicletas e podem ser utilizados por todos os cidadãos, em geral, existindo, para isso, uma rampa de acesso para cadeira de rodas.

Além dos novos autocarros elétricos, 45% dos veículos do serviço de manutenção urbana municipal são elétricos.


Bragança com um maior número de pontos de carregamento de veículos elétricos

Com o objetivo de incentivar a mobilidade elétrica e tendo por base as dificuldades da atual rede pública de carregamento para veículos elétricos, o Município de Bragança efetuou um considerável investimento na instalação de novos postos de carregamento para veículos elétricos. No total, são 20 os postos de carregamento de veículos elétricos disponíveis na cidade.

PCN MOBI.E – BGC-00001. Localização via: Electromaps

A juntar aos oito, já existentes, da Rede Pública de Carregamento, de 3,7 kW, o Município de Bragança instalou, ainda, sete pontos com a potência de 22 kW, para utilização pública e gratuita durante duas horas, e cinco pontos de carregamento privados (três com potência de 22 kW e dois de 100 kW).

Bragança integra, já, a plataforma digital europeia Electromaps, onde constam informações sobre todos os pontos de carregamentos, nomeadamente a localização e estado dos postos.

Sabia que, no Município de Bragança:


  • vai poder carregar o seu telemóvel e outros dispositivos nos autocarros elétricos, através de portas USB?
  • pode transportar a sua bicicleta nos autocarros?
  • vai poder saber, em tempo real, nos interfaces e no seu telemóvel, quanto tempo demora o autocarro de que está à espera?
  • vai poder descarregar o Guia da Cidade, nas paragens de autocarro?
  • os seis interfaces existentes são auto sustentáveis?
  • vai estar disponível informação atualizada e do interesse dos cidadãos nos interfaces e nos próprios autocarros?
  • está previsto, para o próximo ano (2020), o transporte a pedido no meio rural?
  • o Concelho dispõe de um total de 120 bicicletas (das quais, 80 elétricas), num sistema de Bike Sharing?

Fonte: Município de Bragança