Utilizadores de Híbridos Plug-In: Daniel Galvoeira e o Mitsubishi Outlander

Entrevista publicada pela WattsOn, parte de uma série de entrevistas realizadas a Associados UVE, utilizadores diários de veículos PHEV – Plug-In Hybrid Electriv Vehicle (híbridos plug-in), com o objectivo de desmistificar este tipo de veículos, identificados como um “desastre ambiental” no relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, publicado em novembro de 2020.


Texto: WattsOn


Após o relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente públicado há algumas semanas sobre os veículos híbridos plug-in com o título: “Híbridos Plug-in: Está a Europa a caminho de um novo desastre?”, fomos falar com quem conhece melhor este tipo de veículos: os seus proprietários.


Em 2015, Daniel Galvoeira passou de um Nissan Leaf 24 kWh para um Mitsubishi Outlander PHEV. O Daniel Galvoeira tem 40 anos e é Auditor Interno no hospital de Évora.

Quando passou a utilizar um híbrido plug-in e qual o modelo?

  • Foi em setembro de 2015, um Mitsubishi Outlander PHEV.

A escolha foi sua ou tratou-se de uma decisão da empresa?

  • Foi escolha minha. Combinava melhor com a minha situação pessoal e a fraca rede de carregamento de veículos eléctricos naquela altura.

Qual o automóvel que tinha antes de começar a utilizar este híbrido plug-in?

  • Tinha um Nissan Leaf Mk1 de 24 kWh e um Sköda Octavia 1.9 TDI.

Quais as vantagens que este tipo de veículo apresenta?

  • A grande vantagem é poder andar em cidade e trajectos curtos sem poluir, sem barulho, e com grande poupança de combustível. Mesmo nas viagens longas é um veículo que faz médias entre 6,5 a 7 lts/100km. É o caso do trajeto entre Évora e Coimbra, por exemplo. Se for fora de AE as médias ainda são melhores. Tem também o facto de que com 3h30 de carga num posto normal (PCN) fica capaz de fazer mais cerca de 40kms em modo elétrico.

Carrega a bateria do seu PHEV com regularidade? Se sim, diga-nos como e onde o faz.

  • Em casa, através do cabo fornecido com o veículo e na via pública, também com o cabo fornecido com o veículo. Carregava cerca de três por semana no inverno e duas no verão.
  • Semanalmente também era usual proceder à uma carga rápida. Com os preços atuais praticados nos PCR não compensa.

Qual o consumo de gasolina/gasóleo que faz habitualmente neste veículo?

  • Entre 6,5 a 7 l/100 km. Na viatura a gasóleo fazia 6,5 l/100km. Mas há que ter em conta o maior peso deste veículo, bem como a sua menor aerodinâmica face ao Sköda Octavia.

Quais são as desvantagens que os PHEV apresentam face a outro tipo de veículos, como os híbridos convencionais e os elétricos?

  • Quanto aos híbridos convencionais (não Plug-in) não vejo desvantagens. Mas quanto aos eléctricos que começam a chegar ao mercado e ao seu preço, na minha opinião, o eléctrico é mais vantajoso.

Continua a ter/utilizar um PHEV ou tem entretanto um automóvel de outro tipo? Qual e porquê?

  • Actualmente estou a tentar vender o meu Outlander PHEV. Adquiri um KIA e-Niro totalmente eléctrico e que satisfaz todas as minhas necessidades de deslocações. Desde que o comprei, no início de setembro de 2020, já fiz mais de 7000 quilómetros e ainda só usei por uma vez um PCR.
  • O que motivou a troca foi a poupança anual de 2000 euros em gasolina, já que faço 30.000 quilómetros anualmente.

Qual será o seu próximo automóvel?

  • É o KIA e-Niro.

Pensa que faz sentido classificar os PHEV como veículos que prejudicam o ambiente? Qual o papel que podem ter na transição energética?

  • São económicos para quem saiba retirar todas as vantagens do seu uso bem como para quem realize viagens diárias para o trabalho, de curta/média distância. Mas distâncias mais longas não é tão amigo do ambiente, sendo igual a um veículo a combustão.
  • Têm um papel importante para iniciação nos veículos eléctricos de pessoas mais céticas face à capacidade e à autonomia de um veículo totalmente eléctrico.
  • Mas com o reforço da rede pública de carregamento e o aparecimento de mais automóveis e de mais marcas com baterias maiores, irá fazer com que a médio prazo se passe directamente para um veículo elétrico em vez de um veículo PHEV.

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