Vencedores da edição de 2022 do Azores E-Rallye, 4ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias

A equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo venceu a edição de 2022 do Azores E-Rallye, a quarta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. As equipas UVE powered by Byrd, que contaram com o apoio especial do Grupo Ilha Verde (GIV), conseguiram vários pódios numa prova renhida e de elevada competitividade.


Nos passados dias 3 e 4 de setembro realizou-se na Ilha de São Miguel, Açores, a terceira edição do Azores E-Rallye, correspondente à quarta prova etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. A edição 2022 do Azores E-Rallye teve o apoio do Governo Regional, através da Direção Regional da Energia, do Grupo EDA – Eletricidade dos Açores, das Câmaras Municipais de Lagoa e da Povoação, e das Juntas de Freguesia de S. Vicente Ferreira e Sete Cidades e organização do GDC – Grupo Desportivo Comercial.

Os dois dias da prova, disputada nas deslumbrantes paisagens da Ilha de S. Miguel, foram marcados por uma elevada competitividade e incerteza na classificação geral que só ficou definida no último troço.


No final, foi a equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Honda E, quem venceu a prova no contingente geral e em segundo lugar no pódio, com apenas um segundo de diferença, ficou a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Dacia Spring. Ambas as duplas, integrantes da equipa Prio-Renault Eco Time, estão de momento em igualdade pontual no campeonato após a prova em São Miguel. A equipa UVE powered by Byrd, Pedro Morais/Silvia Coutinho, que estiveram em competição em Nissan Leaf, lideraram a prova em diversos momentos, tendo inclusivamente fechado o primeiro dia na frente. No final, a equipa UVE conquistou o terceiro lugar do pódio da geral.

Mais equipas UVE powered by Byrd subiram ao pódio com Pedro Faria/Carla Faria a classificarem-se em primeiro lugar na eficiência energética, com o veículo Hyundai Ioniq 5, e a competição feminina foi ganha por Paula Joaquim/Maria Barros, em Hyundai Kauai.


Esta edição do Azores E-Rallye arrancou com a Conferência “A Mobilidade Elétrica e a Transição Energética” onde foram debatidas as questões que envolvem a mobilidade elétrica e a transição energética na Região Autónoma dos Açores, e que contou com a presença do Vice-Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, Pedro Isidoro.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, enquanto entidade parceira, participou com 6 equipas UVE powered by Byrd e pelo parceiro local Turn Electric, contando ainda com o apoio especial do GIV – Grupo Ilha Verde. Da parceria entre a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e o GIV – Grupo Ilha Verde resultou ainda o “Workshop sobre Veículos Elétricos nos Açores”.


Nesta terceira edição do Azores E-Rallye, que este ano e pela primeira vez integrou o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, participaram 20 equipas, entre as quais as principais equipas portuguesas da modalidade. 

Consulte, aqui, a tabela de classificação geral do Azores E-Rallye 2022:


Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o Classic Clube de Portugal (CCP) e é a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), ou seja, 100% elétricos. O campeonato tem a PRIO como patrocinador principal e é disputado na modalidade de regularidade.

As próximas provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO terão lugar em Lisboa, onde se disputará, nos dias 22 e 23 de outubro, o Eco Rally de Lisboa, terminando o campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.

Fotografia: @tag._agency_azores / @ruipbsoares / @hugorebelomoreira

Artigos relacionados



Sem categoria