Azores E-Rallye, 4ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO arranca dias 3 e 4 de setembro na Ilha de São Miguel

Nos próximos dias 3 e 4 de setembro de 2022 irá realizar-se o Azores E-Rallye, a 4.ª prova desta edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. Esta etapa decorre na Ilha de São Miguel, Açores e é organizada pelo GDC – Grupo Desportivo Comercial.


O concelho de Lagoa será o ponto de partida do Azores E-Rallye, uma prova de regularidade destinada exclusivamente a veículos 100% elétricos que integra, pela primeira vez, o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o Classic Clube de Portugal (CCP). A prova conta ainda com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Energia, do Grupo EDA, das Câmaras Municipais de Lagoa e da Povoação e das Juntas de Freguesia de São Vicente Ferreira e Sete Cidades.



A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, enquanto entidade parceira, vai fazer-se representar com 6 equipas UVE powered by Byrd e pelo parceiro local Turn Electric (@turnelectric), contando ainda com o apoio especial do GIV – Grupo Ilha Verde.

A UVE terá diversas outras ações a decorrer durante a estadia em São Miguel e relembra a relevância desta modalidade, com cada vez mais adeptos, para despertar maior interesse e consciencializar o público para a importância de respeitar o meio natural envolvente, defender o ambiente e adotar soluções de mobilidade mais ecológicas e eficientes.

Da parceria entre a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e o GIV – Grupo Ilha Verde resultará ainda o “Workshop sobre Veículos Elétricos nos Açores”, a decorrer no dia 2 de setembro entre as 10h e as 12h na sede do GIV – Grupo Ilha Verde.




A prova arrancará nos dois dias a partir do Largo Senhora da Graça, bem no centro da cidade de Lagoa, com destino aos extremos poente e nascente da ilha de São Miguel.

Para o sábado, dia 3 de setembro, está agendada a concentração das viaturas de todos os concorrentes no Largo da Senhora da Graça após as verificações técnicas e administrativas a realizar na sede do Grupo Desportivo Comercial, e pelas 14h30 terá início a cerimónia de corte de fita que marcará a partida oficial da terceira edição do Azores E-Rallye.

No domingo, a prova irá ligar a cidade de Lagoa à Vila da Povoação, estando prevista uma pausa no Campo de Jogos das Furnas antes da derradeira secção da prova, que terminará em frente à Câmara Municipal da Povoação.


Em paralelo, decorrerá o ECO-Passeio GDC , uma concentração turística de veículos elétricos que irá percorrer o mesmo trajeto que a prova de regularidade, mas que se destina a todos aqueles que possuem menor experiência neste tipo de competição, emprestando assim um carácter mais familiar ao evento.


O programa divulgado para o Azores E-Rallye segue abaixo:

Programação prevista para o evento consultada a 24/08/2022 aqui.

É já conhecida a lista de participantes nesta edição do Azores E-Rallye. Consulte a tabela abaixo, onde estão divulgadas as 20 equipas inscritas e respetivos veículos em competição.


Após os Açores, o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO regressará ao continente com provas em Lisboa, dias 22 e 23 de outubro o Eco Rally de Lisboa, e terminando o campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.


Sem categoria