Veículos Elétricos com vendas recorde. Grave crise na indústria automóvel tradicional.

A quota de mercado dos veículos elétricos (BEV+PHEV) durante o 1.º trimestre de 2020 bateu um novo recorde ao atingir os 10.5%.

Em plena crise provocada pelo Coronavírus (COVID-19), o comércio automóvel em Portugal, na Europa e no Mundo, em geral, afunda. Em Portugal, as vendas de automóveis novos caíram 57% em março, o que antecipa uma crise de proporções nunca vistas na indústria automóvel tradicional.

As vendas de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), registaram um novo recorde mensal em Portugal com a entrega de 993 unidades, impulsionadas pelas vendas das viaturas da marca Tesla, 544, que este mês de março venderam mais unidades do que todas as outras marcas juntas, com 449 unidades vendidas, num total de 993 viaturas 100% elétricas vendidas.



No que se refere aos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle), no mês de março registou-se um abrandamento, com 627 unidades entregues, com a troca de posições entre a Mercedes-Benz, agora em primeiro lugar com 219 viaturas vendidas, por troca com a BMW, agora na segunda posição com 173 unidades vendidas.



No acumulado das vendas de BEV+PHEV registou-se um novo máximo mensal, com 1.620 veículos elétricos vendidos em um só mês.



O ano de 2020 ficará definitivamente marcado pela atual crise sanitária, mas que em breve será também uma crise económica, que atravessamos sem sabermos ainda qual a sua amplitude e duração. Veremos no futuro como é que a eletrificação da indústria automóvel será afetada.




No total de vendas dos veículos elétricos (BEV+PHEV), de registar o aumento nas viaturas 100% elétricas (BEV) em detrimento dos híbridos plug-in (PHEV), no entanto, mantendo no 1.º trimestre do ano um conjunto de vendas consolidado. Veremos como se comportam as vendas dos veículos elétricos no próximo trimestre, em que a indústria automóvel a nível mundial estará mergulhada numa crise muito profunda de consequências imprevisíveis.



Uma nota final para a ascenção da marca Tesla, que apenas fabrica automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos. No TOP 10 nacional de vendas, incluindo todos os tipos de combustível/energia de veículos ligeiros (gasolina, gasóleo, eletricidade, híbridos plug-in, híbridos), a Tesla ocupa o nono lugar este mês de março, com 544 unidades vendidas, ultrapassando marcas como a Volkswagen, 526 unidades vendidas, a Nissan com 474 unidades, ou a Opel com 402 unidades, num total de quarenta marcas comercializadas em Portugal.


Fotografia: nimagens