Consolidação das vendas de Veículos Elétricos em maio de 2021

As vendas de Veículos Elétricos (VE) este mês de maio, no conjunto dos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e dos Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) registaram uma consolidação com a venda de 2.361 viaturas vendidas, ligeiramente acima das 2.351 unidades vendidas no mês anterior, um crescimento de 0.4%.

Os híbridos plug-in (PHEV) registaram um ligeiro crescimento de 4.3%, devido à entrada no mercado de uma maior e mais diversificada oferta, enquanto os veículos 100% elétricos (BEV) apresentaram um pequeno decréscimo de 5.4%, afetados pela concentração das entregas de elétricos puros da marca Tesla sempre no final de cada trimestre. Veremos em junho se a tendência de mantém.

Em relação ao mês homólogo, maio de 2020, mês ainda muito afetado pelo impacto da pandemia da covid-19, o crescimento voltou a ser muito significativo, 181%, tendo sido vendidos em maio de 2021, um total de 2.361 veículos elétricos.

Em relação às vendas dos veículos 100% elétricos, a variação homóloga voltou a ser muito exuberante com um crescimento de 221%, com um total de 890 unidades vendidas, contra as 277 viaturas 100% elétricas vendidas em maio de 2020, mês ainda muito afetado pelos efeitos negativos da pandemia da covid-19. Maio de 2021 foi o sétimo melhor mês de sempre nas vendas dos 100% elétricos em Portugal.

As vendas de veículos elétricos híbridos plug-in registaram uma variação homóloga positiva atingindo um crescimento de 161.7%, tendo sido vendidas 1.471 viaturas PHEV, o terceiro melhor mês de sempre em Portugal, logo a seguir a dezembro de 2020, com 2.054 viaturas entregues e a novembro de 2020 com 1.498 unidades vendidas.


Quota de mercado de Veículos Elétricos em Portugal,
Vendas de ligeiros de passageiros novos

O crescimento das vendas de veículos elétricos em Portugal (BEV+PHEV) consolida-se, tendo registado um aumento de 57.9% nos primeiros cinco meses do ano, apesar das incertezas do impacto da pandemia da covid-19 nas atividades económicas. Em maio a quota de mercado atingiu os 14%, tendo no acumulado do ano de 2021 as vendas de VE ligeiros de passageiros registado uma quota de 15.5%.

As vendas de ligeiros de passageiros de veículos 100% elétricos (BEV) novos, registou um aumento de 6% nos primeiros cinco meses do ano e atingiu uma quota de mercado de 4.6% em maio de 2021 e uma quota de mercado de 6% na totalidade do ano já decorrida.


Portugal encerrou o ano de 2020 no 8º lugar a nível mundial, com uma quota de mercado na venda de veículos elétricos novos, ligeiros de passageiros, de 13.5%, apenas atrás de sete países europeus, os países nórdicos com a Noruega em 1º lugar com uma quota de 74.8%, seguida da Islândia (45%), Suécia (32.2%), Holanda (24.9%), Finlândia (18.1%), Dinamarca (16%) e a Suíça (14.3%).


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos
em Portugal em maio de 2021

Na categoria dos veículos 100% elétricos (BEV) este mês de maio e por marca, no pódio, todos perto das 100 unidades vendidas, temos em 1º lugar a Renault com 99 viaturas, seguida da Peugeot com 97 unidades vendidas e em 3º lugar a Nissan com 91 viaturas 100% elétricas entregues. No acumulado do ano a Nissan mantém o 1º lugar com 425 veículos vendidos, seguida da Peugeot com 419 viaturas entregues e a fechar o pódio a Tesla com 351 unidades vendidas, sendo que será só no final do trimestre, portanto em junho, que a Tesla irá concentrar as suas vendas.

Na categoria dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), três marcas dão cartas e mantêm-se nos três primeiros lugares bastante distanciadas das concorrentes que só agora começam a ter oferta nesta categoria. No mês de maio é a BMW (341) que ocupa o 1º lugar, seguida da Mercedes-Benz (330) fechando o pódio a Volvo (236). No acumulado do ano as duas primeiras posições invertem-se sendo a Mercedes-Benz (1.987) que ocupa o 1º lugar e a BMW (1.2343) a segunda posição, a fechar este trio mantem-se a Volvo (916).

Relativamente ao acumulado entre veículos ligeiros de passageiros BEV e PHEV, o pódio mensal e anual pertence à marcas Mercedes-Benz, que ocupa o 1º lugar, à BMW, em 2º e à Volvo em 3º lugar.

As vendas de veículos elétricos de maio de 2021 “somam e seguem”, confirmando o que sempre temos afirmado: a Mobilidade Elétrica veio mesmo para ficar! Esta convicção baseia-se não só nos números de vendas mensais, mas também do que podemos confirmar olhando em redor nas nossas cidades, observando os meios de comunicação social, etc. – a presença de veículos elétricos é cada vez mais significativa e esta mudança de paradigma – e o rápido e urgente abandono dos combustíveis fósseis – já passou o ponto de não retorno.

O Futuro é Elétrico!

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?

A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.

A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!