Veículos Elétricos importados usados duplicam em maio de 2025, relativamente ao ano passado

No mês de maio de 2025 foram matriculados 7.189 veículos 100% elétricos em Portugal, de todo o tipo de categorias, dos quais 4.886 são veículos novos e 2.303 são veículos importados usados. Considerando o mesmo período em 2024 (de janeiro e maio), o ano de 2025 apresenta um aumento de 43,94% no total de veículos 100% elétricos, de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados em Portugal.


No mês de maio de 2025, foram vendidos 4.886 veículos 100% elétricos novos de todas as categorias, na sua maioria ligeiros de passageiros (4.478), seguido dos ligeiros de mercadorias (236), triciclos e quadriciclos (79), ciclomotores (48), motociclos (39) e por fim os veículos pesados (6). Em comparação com o ano passado, os veículos 100% elétricos novos, de todas as categorias, apresentam uma variação positiva de 41,91%, em relação a maio de 2024.
Relativamente às marcas mais vendidas nos veículos 100% elétricos novos, o mercado dos ligeiros de passageiros em maio de 2025 foi liderado pela BYD, seguida da Peugeot, BMW, Citroen e Tesla. Considerando os valores de vendas desde o início do ano de 2025, a Tesla mantêm ainda a liderança, embora com uma margem gradualmente mais curta em relação ao segundo lugar, ocupado pela Peugeot, seguida da BMW, BYD e Citroen. Nas restantes categorias de veículos, as marcas que lideram as vendas (desde janeiro de 2025), não se alteraram em relação ao mês anterior, com a Peugeot na liderança de vendas de ligeiros de mercadorias; a Super Soco lidera nos ciclomotores e motociclos; a Yutong nos veículos pesados; e a Citroen nos triciclos e quadriciclos, francamente destacada das restantes marcas.

O mercado de veículos 100% elétricos, importados usados, atinge um novo máximo em maio de 2025, com 2.303 veículos matriculados num só mês (das várias categorias, contudo, na sua maioria são ligeiros de passageiros). Desde o início do ano, foram matriculados 9.914 veículos importados usados, comparando com o mesmo período em 2024 (de janeiro e maio), o ano de 2025 apresenta um aumento de 93,10%; comparando apenas a variação mensal, em maio de 2025 os veículos importados usados cresceram 103,99% em relação a maio do ano passado. Este crescimento valida cada vez mais a procura de veículos 100% elétricos usados, tendencialmente ainda mais económicos quando importados de outros países com preços mais baixos – e onde possivelmente já beneficiaram de incentivos estatais mais altos dos que são atribuídos em Portugal.

Considerando apenas os ligeiros de passageiros, 100% elétricos, os veículos novos registam um crescimento homólogo de 42,29% em relação a maio do ano passado e representam uma quota de mercado de 19,02% no mês de maio de 2025 e 20,20% desde janeiro. Se adicionarmos os veículos importados usados, em maio foram matriculados 4.478 veículos novos e 2.237 importados usados, ou seja, no total de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, matriculados em maio, cerca de 1/3 são importados usados. Ao investigar melhor os números da importação em maio de 2025, verificamos que, por exemplo, foram matriculados mais Tesla Model 3 importados usados, que o total mensal de veículos novos da marca, considerando todos os modelos; seguido do Renault ZOE, Peugeot e-208 e Hyundai Kauai, que continuam a ser modelos muito procurados.

Recentemente, a UVE esteve presente no EcarShow em Lisboa, para prestar esclarecimentos sobre a adoção de veículos elétricos, e constatámos que existe um sentimento generalizado, entre os visitantes que nos abordaram, de que os veículos 100% elétricos são realmente o caminho para o mercado automóvel. As inovações tecnológicas apresentadas pelas marcas e a eletrificação de grandes clássicos automóveis foram a grande atração na exposição.

É com grande antecipação que acompanharemos a evolução do mercado de vendas de veículos 100% elétricos nos próximos meses, acreditamos que com a entrada de cada vez mais marcas, como novos modelos e inovações tecnológicas, 2025 será mais um ano de recorde de vendas!


Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de maio em Portugal. Total de 7.189, dos quais 4.886 correspondem a veículos novos e 2.303 de veículos importados usados.

Veículos 100% elétricos de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 13 meses em Portugal.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 6 anos.

Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal.

Evolução da quota mensal e anual de veículos ligeiros de passageiros, novos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal.

Comparação entre a variação mensal de vendas, dos veículos ligeiros de passageiros, novos, matriculados em Portugal, segundo o tipo de motorização (veículos com motor de combustão interna vs. veículos 100% elétricos).

(BEV – Battery Electric Vehicle), novos e importados usados, de todas as categorias, matriculados em Portugal.


Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de maio e a respetiva quota mensal.

Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2025 e a respetiva quota.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2025 e a respetiva quota.


Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de maio de 2025.

Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no ano de 2025.

Top de marcas de veículos novos ligeiros de mercadorias, veículos pesados de mercadorias e/ou passageiros, motociclos e ciclomotores e triciclos e quadriciclos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal em 2025.