Quota de mercado das vendas de novos veículos elétricos em agosto atingiu os 40.3%

Em agosto, o crescimento das vendas de novos veículos elétricos – BEV (100% elétricos) e PHEV (híbridos plug-in) -, atingiu uma quota de mercado nunca vista em Portugal: 40,3%!


Um indicador claro do crescimento das vendas dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos novos em Portugal e da respetiva queda ou desaceleração das vendas dos ligeiros de passageiros movidos a combustíveis fósseis, seja a gasolina ou o gasóleo.

Em agosto venderam-se 3.438 novos veículos 100% elétricos num total de 5.629 veículos elétricos vendidos.


Decorridos oito meses de 2023, faltando ainda quatro meses até completarmos o ano, já se venderam 26.214 veículos exclusivamente a bateria (BEV), contemplando todas as categorias de veículos, o que supera o total de veículos elétricos a bateria em todo o ano de 2022, quando se venderam 21.744 elétricos puros (BEV).


No conjunto dos veículos 100% elétricos (BEV) e dos híbridos plug-in (PHEV), em agosto, registou-se o maior crescimento homólogo, cifrando-se em 144,8% esse crescimento. Em termos anuais o número de novos veículos elétricos vendidos praticamente duplicou, tendo registado um crescimento de 98,7%.

A quota mensal de novos veículos elétricos disparou para os 40,3%, registando um novo recorde na quota anual que regista um crescimento consolidado e sustentado, atingindo os 28,5%.


Este contínuo crescimento das quotas mensais de venda de novos veículos elétricos só é possível com a cada vez maior oferta de novas marcas e novos modelos abrangendo quase todos os segmentos de mercado, assim como a entrada no mercado de modelos mais económicos, com mais autonomia real disponível e muito avançados do ponto de vista tecnológico.


O próximo gráfico é muito significativo. Os modelos elétricos e os eletrificados, no seu conjunto, já representam 53,3% no total das vendas de novos ligeiros de passageiros no mês de agosto de 2023! Algo que muito poucos julgariam possível em tão curto intervalo de tempo.

Se analisarmos apenas os veículos exclusivamente a bateria (BEV), os que têm taxas de crescimento mais acentuadas, e os híbridos plug-in (PHEV), portanto aqueles que podem carregar através de uma ficha, a quota de mercado em agosto atingiu os 40,3%, o que equivale a dizer que 4 em cada 10 novos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é um veículo elétrico (VE).

Ao analisarmos apenas os ligeiros de passageiros 100% elétricos a quota de mercado atingida foi de 23,5%, o que equivale a afirmar que praticamente 1 em cada 4 veículos ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal, em agosto, foi um veículo elétrico movido exclusivamente a bateria (BEV).


Se ao mercado dos veículos elétricos novos adicionarmos o mercado dos veículos elétricos usados importados (não contemplamos a troca de proprietário entre cidadãos em Portugal), que se cifrou na venda de 990 unidades no conjunto dos BEV e dos PHEV, o número de novos veículos elétricos a circular em Portugal em agosto, foi de 6.619 unidades, no conjunto dos ligeiros e pesados.

Tendo sido atingido o número de 50.483 novos veículos elétricos que, em agosto, passaram a circular em Portugal, ultrapassámos, assim, a marca dos 200.000 veículos elétricos atualmente em circulação em Portugal.


No que se refere às marcas mais vendidas em Portugal, em agosto, a Tesla arrasa a concorrência, fenómeno que deveria de ser estudado mais em profundidade, e oportunamente abordaremos este tema.

A Tesla vendeu em agosto 1.167 unidades. Mais do que o conjunto das quatro marcas que completam os cinco primeiros lugares de vendas. A BMW em 2º lugar vendeu 290 viaturas, seguindo-se a Peugeot com 219, a Volkswagen com 171 e a Mercedes Benz no 5º lugar com 168 unidades vendidas.

No total, estas quatro marcas venderam 848 viaturas 100% elétricas, menos 319 unidades que a Tesla conseguiu vender no mesmo período de tempo, 1.167.


No acumulado do ano em curso o panorama é idêntico. A Tesla suplanta toda a concorrência com 5.771 viaturas vendidas, seguida da BMW com 1.859, a Peugeot com 1.823, a Volkswagen com 1.728 e a Mercedes Benz com 1.397 viaturas 100% elétricas vendidas.

Se adicionarmos aos BEV os PHEV, tipologia de veículo que a Tesla não comercializa, é ainda mais significativo que a Tesla mantenha o 1º lugar nas vendas quer no mês de agosto quer no acumulado do ano de 2023.


A realidade dos factos ultrapassa todas as previsões e arrasa por completo as antevisões de alguns, felizmente poucos “velhos do Restelo” que simplesmente pararam no tempo e recusam-se a “ver” o inevitável: os veículos elétricos vão triunfar simplesmente porque são melhores!

O combate decisivo contra as alterações climáticas – pela redução urgente e significativa do uso dos combustíveis fósseis, acelerando a transição energética e a eletrificação dos transportes rodoviários, é uma responsabilidade de todos e de cada um de nós, nas mais diversas formas que cada um identificará – irá contribuir para o acelerar do triunfo dos veículos elétricos.

Para nós UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, a nossa forma de contribuir para este combate das nossas vidas – cremos já não existirem dúvidas do gigantesco problema com que a Humanidade se defronta reconhecido pela própria Organização da Nações Unidas e por um conjunto vasto de cientistas em todo o Mundo – é divulgarmos as grandes vantagens de um veículo elétrico sem quaisquer emissões de gases com efeito de estufa durante a sua utilização e com inúmeras vantagens económicas e de redução de consumo de energia devido à grande eficiência energética do motor elétrico.

Não existe Planeta B!

Pela eletrificação dos transportes rodoviários.
Pela redução urgente e imediata do uso dos combustíveis fósseis.
Pela descarbonização da economia.