O mês de agosto trouxe uma diminuição generalizada nas vendas dos veículos elétricos, tanto 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) como híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles). Pela primeira vez no ano, todas as quatro categorias tiveram declives negativos nas suas trajetórias anuais: BEV novos e importados, e PHEV novos e importados. Em termos globais, o valor mensal de agosto rondou o valor registado em janeiro, com 6.402 veículos vendidos. Deste número, 3.884 são veículos 100% elétricos e 2.518 são veículos híbridos plug-in.
A diminuição da atividade empresarial, em conjunto com o período de férias poderão ter influenciado as vendas de agosto, mas a mobilidade elétrica continua com bons valores a nível europeu e mundial. Além disso, a instalação de novos pontos de carregamento tem trazido um número interessante de tomadas disponíveis para a comunidade dos utilizadores de VE. Cada vez temos mais instalações em supermercados, parques de estacionamento e áreas de serviço.
Todavia, nem tudo são notícias menos positivas. Há que assinalar que pelo segundo mês consecutivo os veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos e híbridos plug-in, superaram os veículos a combustão, no que diz respeito à quota de mercado por tipo de energia . Ou seja, em julho os Veículos Elétricos (VE) ficaram à frente por 2,38% e mais recentemente, em agosto, os VE continuam a superar as vendas dos veículos de combustão interna (VCI) por 0,34%. Essa análise pode ser verificada nos gráficos circulares mais à frente no artigo. A pertinência deste detalhe é que já há muito tempo os VE, ligeiros de passageiros, vinham superando as vendas dos veículos movidos a gasóleo, mas agora o verão trouxe este facto: ultrapassaram também os veículos a gasolina. É um sinal singelo, mas, de facto, o paradigma elétrico veio para ficar.
Apesar da variação homóloga ter atingido o valor negativo de –18,24%, há a registar o valor 30,40% de quota de mercado no mercado dos veículos ligeiros. Isto é, cerca de um terço dos veículos de ligeiros vendidos são elétricos!
Uma nota que trouxe algum espanto foi a posição alcançada pela marca norte americana Tesla, que de líder habitual passou para a quinta posição no mês. A posição número um foi alcançada pela marca europeia BMW, com 336 veículos novos vendidos. Na categoria dos veículos PHEV, a marca Mercedes-Benz vendeu 570 viaturas.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de agosto em Portugal. Num total de 6.402 veículos, dos quais 3.884 são 100% elétricos e 2.518 são híbridos plug-in.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.
Variação das vendas e quotas de mercado de veículos elétricos
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, matriculados em Portugal desde janeiro de 2024.
Quota de mercado – por tipo de energia
Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de agosto e a respetiva quota mensal.
Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de agosto e a respetiva quota mensal.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de agosto de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores, pesados, triciclos e quadriciclos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
O mês de setembro será o mês de realização do ENVE 2024 – Encontro Nacional de Veículos elétricos, e as inscrições recebidas demonstram o interesse dos utilizadores em conhecer as últimas novidades do setor, tanto a nível dos novos modelos, como dos novos equipamentos de carregamento. Sem dúvida que será um evento a visitar para conhecer o primeiro avião 100% elétrico a operar no país, assim como os primeiros camiões pesados de mercadorias (TIR), já em operação.
O retomar da atividade empresarial em conjunto com o lançamento de novos modelos certamente trará o aumento das vendas no mercado. Dos oito meses decorridos este ano, apenas dois trouxeram números inferiores aos do ano passado. Ainda não foi alcançado o número total de vendas do ano anterior, mas essa data será atingida antes do final do ano. Aguardemos ansiosamente pela realização do ENVE 2024, em Oeiras, e pela retoma do mercado, quer seja de veículos novos, quer seja de veículos usados e importados.
O Futuro é Elétrico!
O ENVE é um evento itinerante realizado anualmente. Em 2024 vai já para a sua 12.ª edição, que terá lugar em Oeiras, numa das localizações mais emblemáticas para realização de eventos em Portugal – o Passeio Marítimo de Algés -, nos dias 21 e 22 de setembro.
Podemos já afirmar que será a maior edição de sempre.