Campeonato de Portugal de Novas Energias. O que é?

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 74 da revista Blueauto de dezembro de 2023, sobre o Campeonato Portugal de Novas Energias (CPNE), que se realiza desde 2018 e onde a UVE participa desde a 1º edição.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Em 2018 realizou-se a 1ª edição do Oeiras Eco Rally, prova de regularidade aberta em exclusivo a automóveis de série 100% elétricos. O Oeiras Eco Rally é, desde a sua 1ª edição, uma prova homologada pela FIA, Federação Internacional Automóvel.


O grande dinamizador destas provas é o Presidente do Classic Clube de Portugal, Paulo Almeida, que se lançou neste enorme desafio, ele e a sua fantástica equipa, que foi introduzir a mobilidade elétrica no desporto automóvel em Portugal, nesta versão de Rally de Regularidade, especialidade muito divulgada entre os automóveis clássicos.

A FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, é a entidade responsável pela organização dos Eco Rallyes e do Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE), tendo delegado a partir de 2021 essa responsabilidade ao Classic Clube de Portugal através da My Time, o atual promotor do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Apesar do nome de Rally, trata-se efetivamente de uma prova de regularidade onde o importante é cumprir com as médias definidas pela organização, médias relativamente baixas e adaptadas aos percursos selecionados, e com a navegação, através de um Road Book, que é divulgado pela entidade organizadora dos Eco Rallyes no início de cada prova.

Em 2019 ao Oeiras Eco Rally juntou-se a Taça de Portugal de Novas Energias, que se realizou no norte do país percorrendo os municípios de Guimarães, Fafe, Santo Tirso, Famalicão e Vizela, que trouxe assim uma maior diversidade aos Eco Rallyes e preparou o caminho para o lançamento do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

No ano de 2020 o impacto da pandemia da covid-19 só permitiu a realização no final do ano do Oeiras Eco Rally, realizado em condições muito difíceis, pelas restrições então em vigor.

O embrião do que viria a ser o Campeonato de Portugal de Novas Energias viu a luz do dia em 2021 com a realização de 3 provas, o Oeiras Eco Rally, o Eco Race Proença-a-Nova e uma prova no Autódromo do Estoril, o Circuito UVE, que envolveu a Associação de Utilizadores e Veículos Elétricos no desenho da prova, num formato diferente de um Eco Rally em que a vertente de navegação não esteve presente dado tratar-se de um circuito fechado. A aposta da organização foi na regularidade e na eficiência energética dos automóveis elétricos.


Tem sido curioso verificar como, tratando-se de automóveis de série, os nossos carros do dia-a-dia, muitas duplas constituídas por familiares ou amigos completamente amadores têm participado e desfrutado com percursos desconhecidos para o cidadão comum e de paisagens verdadeiramente surpreendentes, que quer os organizadores quer os municípios que recebem o Eco Rally fazem questão de divulgar.

Em 2022 surge então a 1ª edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias, que incorporou seis Eco Rallyes: o Oeiras Eco Rally, o Azores eRallye, o Eco Rally Proença-a-Nova, o Eco Rally Lisboa, o Gaia Eco Rally e o E-Rali Alentejo Central.



Destes o Oeiras Eco Rally como prova homologada pela FIA também contava para a classificação da FIA Eco Rally Cup, o Campeonato do Mundo desta modalidade, tendo contado sempre com a presença de diversos pilotos estrangeiros que participam em vários Eco Rallyes, em diversos países europeus, provas que fazem parte da FIA Eco Rally Cup.

Nesta 1ª edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias sagraram-se Campeões de Portugal o piloto Eduardo Carpinteiro Albino e o seu navegador José Carlos Figueiredo.

O Campeonato de Portugal de Novas Energias surge em 2023 com 7 provas, além das já referidas juntou-se o Eco Rally Madeira, cobrindo assim todo o território nacional com cinco provas no continente, uma nos Açores e outra na Madeira.


Uma das componentes dos Eco Rallyes, embora não contando para as classificações oficiais do CPNE, são as Street Stage. Estas provas só são possíveis de ser realizadas nos centros das cidades e das vilas de Portugal pois estes automóveis não emitem quaisquer gases com efeito de estufa ou quaisquer outros gases tóxicos, assim como ao não emitirem ruído, não são prejudiciais à saúde das populações onde se realizam estas Street Stage.



A faltar apenas uma prova do ano em curso o Gaia Eco Rally, no final das seis provas já realizadas, Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo revalidaram o título de Campeões de Portugal em 2023.

Parabéns aos Campeões de Portugal de Novas Energias pelo segundo ano consecutivo!


Lisboa, 30 de novembro de 2023
Henrique Sánchez

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 74

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