É ou não mais barato percorrer 100 km com um veículo elétrico? Comparativo entre veículos com motor elétrico, a gasolina ou a gasóleo.

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 73 da revista Blueauto de novembro de 2023, sobre o Comparativo entre veículos com motor elétrico, a gasolina ou a gasóleo, publicado mensalmente pela UVE.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Na sequência da publicação do comparativo “Quanto custa percorrer 100 km num veículo 100% elétrico?” por parte da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, no passado mês de outubro, surgiram algumas notícias que relatavam que os veículos a gasóleo são mais baratos que os veículos elétricos para percorrer 100 km, quando estes realizam o carregamento na Rede Pública da Carregamento de Veículos Elétricos.

Alguns utilizadores de veículos elétricos vieram negar esta afirmação porque na realidade os veículos 100% elétricos continuam a representar uma poupança real muito significativa no custo total da utilização do veículo, e, também quando carregam na Rede Pública de Carregamento ou quando o fazem nas suas casas ou locais de trabalho.

Mas afinal, o que aconteceu para que os valores apresentados no comparativo apresentado pela UVE tenham gerado controvérsia?

Para compreender como é construído o modelo que calcula o comparativo por 100 km, é importante considerar as fontes do modelo:

  • São considerados os 10 modelos de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidos no ano anterior, neste caso em 2022, por segmento e por tipo de combustível/energia, segundo a ACAP – Associação Automóvel de Portugal;
  • Para cada viatura, é obtido o consumo WLTP (Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure):
    • Veículos Elétricos: EV Database (ev.database.org)
    • Veículos a combustão interna: portal Guia do Automóvel (www.guiadoautomovel.pt)
  • Valores das tarifas OPC – Operadores de Pontos de Carregamento: segundo a informação divulgada por cada OPC
  • Valores da tarifa CEME – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica: utilizado o tarifário do parceiro da UVE, a EDP
  • Valores da tarifa de eletricidade doméstica: tarifário da SU Eletricidade
  • Preço dos combustíveis fósseis: portal Mais Gasolina (www.maisgasolina.com)

O comparativo para percorrer 100 km em viaturas com diferentes motorizações já existe há alguns anos e era calculado manualmente, todos os meses, por parte da UVE, até que, a partir de janeiro de 2022, foi criado o modelo com os parâmetros suprarreferidos, por forma a agilizar a obtenção dos valores e para manter uma base de dados comparativa mais fiável.

Desde janeiro de 2023 que se observam aumentos, quer no tarifário do CEME EDP que aumentou 10% face a dezembro de 2022, assim como nas tarifas de utilização dos OPC. Mesmo assim, até abril de 2023, o comparativo mostrou sempre que percorrer 100 km com um veículo elétrico era mais económico do que com um veículo a gasóleo ou gasolina. Os meses de maio e junho 2023 foram os meses de inversão desta situação, não por encarecimento do preço do kWh, mas sim pela diminuição do preço do gasóleo, que chegou a estar abaixo dos 1,5€/litro em maio.

Contribuiu também para esta inversão a atualização na componente TAR (Tarifas de Acesso à Rede) que deixaram de ser negativas – reduzindo assim o custo dos carregamentos – para serem cobradas, contribuindo para o aumento do custo dos carregamentos.

Em julho 2023, o tarifário EDP sofre novo aumento, de 40% face ao mês de junho, ficando assim 50% mais caro do que em dezembro de 2022.

Os valores publicados pela UVE em outubro 2023 quando comparados com vários valores obtidos por este modelo desde a criação do mesmo, refletem claramente os aumentos indicados acima.

Por exemplo, o valor de setembro de 2023 para os veículos elétricos foi de 8,78€/100 km, enquanto o valor do mês homólogo de 2022 foi de 6,46€/100 km.

Quando lançado o presente modelo de cálculo do comparativo, em janeiro de 2022, o valor apurado foi de 6,52€/100 km para os veículos elétricos, o valor mais baixo desde então registou-se em agosto de 2022 – 6,45€/100 km – e o valor mais alto registou-se em setembro de 2023 – 8,78€/100 km.

É importante referir que o aumento da Rede Pública de Carregamento tem impacto no aumento do valor médio dos carregamentos, pois têm vindo a ser instalados postos cada vez mais potentes, que são por sua vez mais caros, o que faz com que as tarifas de utilização dos mesmos aumentem. Se nos é oferecido, aos utilizadores de veículos elétricos, a possibilidade de um carregamento mais rápido é natural que tenha um custo superior.

Esta expansão da infraestrutura de carregamento é essencial, quer em capilaridade quer na potência disponível. Ao reduzir o tempo dos carregamentos, através da utilização de um carregador mais potente, tal reflete-se no valor médio por carregamento, dado que os Operadores dos Pontos de Carregamento (OPC) atualizam as taxas de utilização dos mesmos devido ao custo dos equipamentos, impactando naturalmente no custo final dos carregamentos.

Intervalo Potência€/kWh – Jan 2023€/kWh – Set 2023Variação
AC < 7,4 kW0,1560,18820,5%
AC <= 22 kW0,1110,1186,3%
AC > 22 kW0,1370,1488,0%
DC < 50 kW0,2310,2487,4%
DC < 150 kW0,1830,1967,1%
DC < 350 kW0,1870,22822,9%
DC >= 350 kW0,5120,5120,0%
Total:0,1510,16710,6%

Desconstruindo os valores apresentados em setembro, para o carregamento de veículos elétricos, por potência de carregamento na Rede Pública, obtemos os seguintes valores [€/100km]:

<= 22 kW: 8,38€
<= 60 kW: 9,11€
<= 160 kW: 10,63€
<= 350 kW: 14,38€
Total: 8,78€

À medida que mais carregadores super-rápidos e ultrarrápidos, mais potentes, que permitem carregamentos mais rápidos forem adicionados à Rede Pública de Carregamento, com tarifários mais elevados, maior será o custo médio dos carregamentos.

Carregador ultrarrápido da Rede Pública de Carregamento


A utilização o WLTP, discorde-se ou não do método de cálculo do mesmo, é a informação anunciada pelas marcas. Contudo, sendo um valor médio, cada caso é um caso, pois certamente que veículos idênticos terão resultados diferentes dependendo do perfil de utilização.

A inflação no último ano e meio deverá rondar os 10%, o que poderá servir de justificação para o aumento das tarifas OPC nos postos da Rede Pública de Carregamento.

Em relação aos preços dos combustíveis fósseis, quando aumentam, o governo subsidia estes preços como aconteceu após o início da guerra que se desenrola na Ucrânia.

Este modelo de cálculo do comparativo utiliza o mesmo CEME desde o início. Os motivos para a escolha deste parâmetro são o facto da EDP ser Parceiro da UVE e porque é um CEME que utiliza um tarifário simples (não faz distinção de horários, TAR – Tarifa de Acesso à Rede, BT – Baixa Tensão, MT – Média Tensão, a cobrança é realizada por energia em vez de ser por tempo, etc).

Independentemente dos parâmetros utilizados no modelo atual, haverá sempre forma de o colocar em causa face aos diferentes hábitos e perfis de condução de cada um, estamos a falar, sempre, de consumos médios e de preços médios.

Estação de Carregamento (HUB) da Rede Pública de Carregamento


Em relação aos consumos médios dos diferentes motores, elétricos, a gasolina ou a gasóleo, importa referir que no caso dos veículos elétricos, com a introdução no mercado, cada vez em maior número, de viaturas dos segmentos mais económicos, portanto com um consumo bastante inferior á média apresentada (17.2 kWh) irá fazer com que a média de consumo para os elétricos tenha uma redução nos comparativos calculados a partir de janeiro de 2024, pois como está referido acima, o cálculo para a obtenção desta média refere-se aos 10 modelos mais vendidos no ano anterior.

No que se refere aos motores que utilizam combustíveis fósseis as médias utilizadas no cálculo já são calculadas por valores médios bastante reduzidos que são os dos 10 modelos mais vendidos em Portugal, os dos segmentos mais económicos.

O custo para percorrer 100 km num veículo elétrico, quando carregado em casa, seja utilizando uma tarifa simples, seja utilizando uma tarifa bi-horária, é sempre muito mais económico, sendo mesmo 4 a 5 vezes mais barato, do que o custo para percorrer os mesmos 100km com uma viatura a gasóleo ou a gasolina, respetivamente.

O que se passou a partir de maio de 2023, deve ser encarado como algo conjuntural e não estrutural, que creio será refletido em próximos comparativos mensais.

Não, não é mais caro percorrer 100 km num veículo elétrico em comparação com um veículo a gasóleo, e, ao generalizarmos algo fora de contexto, pode nos levar a conclusões erradas.

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 73

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