Vendas de veículos elétricos em Portugal ultrapassam as de veículos a gasolina pelo terceiro mês consecutivo

Pelo terceiro mês consecutivo venderam-se mais veículos elétricos novos (BEV + PHEV) do que veículos com motorização a gasolina. No passado mês de outubro, as vendas dos veículos elétricos – que registaram uma quota de mercado de 36,50% – voltaram a suplantar as vendas dos veículos novos com motores a gasolina, que apenas atingiram 31,65% de quota de mercado.


Considerando todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, de duas e de quatro rodas, as vendas de veículos exclusivamente a bateria, os 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), impõem-se aos veículos híbridos plug-in (PHEV – plug-in hybrid electric vehicles). Esta será uma tendência que se vai aprofundar num futuro próximo, pois os veículos 100% elétricos apresentam cada vez maior autonomia, maior diversidade de escolha e um preço cada vez mais ajustado aos equivalentes a combustão, o que faz com que sejam a opção mais eficiente, lógica e económica na hora de optar entre um 100% elétrico (BEV) ou um híbrido plug-in (PHEV).


Além do que foi referido anteriormente, existe uma oferta cada vez maior e mais diversificada dos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, que contabilizaram 238 unidades em outubro e um acumulado de 2.013 unidades vendidas desde o início do ano, uma categoria fundamental para a eletrificação das frotas das empresas e para uma mais rápida adoção de viaturas livres de emissões nas grandes áreas metropolitanas.

O crescimento das vendas dos BEV é muito significativo, mais que quadruplicando as vendas de 2020 e crescendo 50% em relação a 2022. E ainda faltam dois meses para finalizar o ano de 2023!


O crescimento das vendas do conjunto dos BEV e PHEV não é tão pronunciado como só o dos BEV, pois, tendencialmente, a opção dos compradores irá para as versões exclusivamente a eletricidade pelo que já referimos anteriormente, sendo que também apresenta crescimentos muito significativos desde 2020.


Crescimento das Vendas e Quotas de Mercado de veículos elétricos, ligeiros de passageiros

Em outubro, as vendas de novos VE (BEV + PHEV) registaram em crescimento de 75,6%, e no acumulado do ano um crescimento de 88,5%. Taxas de crescimento muito significativas que por sua vez contribuem para quotas de mercado em crescimento consolidado. A quota anual dos VE variou, no que vai de ano, de 26,2% em janeiro, um pouco mais de 1 em cada 4 novos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal era um veículo elétrico, para, em outubro, registarmos que nos aproximamos de que 1 em cada 3 novos ligeiros de passageiros vendidos seja um veículo elétrico (29,9%).


Ao analisarmos apenas as vendas dos veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos constatamos que a variação homóloga nos primeiros 10 meses do ano em curso representa uma duplicação das vendas (106,3%).
Se nos focarmos neste último mês de outubro, as vendas dos 100% elétricos (BEV) registaram um crescimento de 91,9%, enquanto as vendas do conjunto de veículos com motores de combustão interna (gasolina ou gasóleo) caíram 9,7%. Um sinal muito claro da direção que a indústria automóvel já adotou e que os consumidores, os cidadãos, também já adotaram.

Este crescimento das vendas dos BEV contribuiu para uma quota de mercado mensal de 19,6%, praticamente 1 em cada 5 novos ligeiros de passageiros vendidos em outubro foi um veículo 100% elétrico e a quota anual de 2023 atingiu os 17%, um novo recorde da quota anual.


As vendas dos veículos 100% elétricos (BEV) continuam com um fortíssimo crescimento (91,9%). As vendas de veículos híbridos plug-in (PHEV) mantêm um crescimento (59,9%), mas bastante inferior ao dos BEV, pelas razões que já referimos, e, as vendas dos veículos com motores de combustão interna (-9,7%) registam quedas pelo quarto mês consecutivo. Um sinal claro da consolidação das vendas de veículos elétricos ligeiros de passageiros em geral, e dos veículos 100% elétricos muito em particular.


Quotas de mercado de veículos ligeiros de passageiros, por tipo de energia

Na imagem seguinte, que reflete as quotas de mercado por tipo de energia, constatamos que a mancha verde continua a aumentar em detrimento da mancha preta. Um excelente sinal de como os veículos sem emissões, ou com emissões mais reduzidas se estão a impor aos veículos mais poluentes, não só em termos de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e outro tipo de gases nocivos para a saúde das populações, como também na diminuição de ruído, a poluição sonora, que tão prejudicial é para os humanos e que não é tão falada.


Veículos novos e importados usados matriculados em Portugal

No mês de outubro verifica-se também um aumento no número de veículos elétricos importados usados, matriculados em Portugal: 1.288 veículos (dos quais 819 veículos 100% elétricos e 469 veículos híbridos plug-in), o valor mensal mais alto de que temos registo. Do total de 1.288 veículos elétricos importados, a maioria são ligeiros de passageiros (1.248), contudo, foram matriculados também 24 veículos ligeiros de mercadorias, 7 ciclomotores, 4 motociclos e 5 triciclos ou quadriciclos, o que mostra que embora exista uma prevalência na importação de ligeiros de passageiros, as restantes categorias são ainda procuradas fora do mercado de veículos novos.

Adicionando aos veículos importados usados o número de veículos novos, foram matriculados em Portugal 6.779 veículos elétricos em outubro de 2023 e 64.039 veículos elétricos desde o início do ano.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

No mês de outubro, a BMW alcançou o primeiro lugar no top de vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos (com 406 veículos), seguida da Tesla (256), da Volkswagen (196), da Mercedes-Benz (181) e da Renault (155). A BMW apresentou recentemente o novo BMW i5, que veio reforçar a oferta da marca alemã. De registar que o BMW i4 representa mais de metade dos veículos matriculados em outubro pela marca (278 dos 406).

O segundo lugar da Tesla, em detrimento do habitual primeiro lugar, na venda de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos é uma consequência da interrupção das vendas do seu Model 3 atual, que foi substituído por uma nova versão do Tesla Model 3, que está a chegar a Portugal, com as primeiras entregas a serem efetuadas este mês de novembro.


No acumulado do ano de 2023, a Tesla manteve o primeiro lugar com 6.381 veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, um 1.º lugar no top de vendas com uma margem confortável em relação às restantes marcas: BMW (2.569), Peugeot (2.179), Volkswagen (2.096) e Mercedes-Benz (1.895). Em princípio, a Tesla deverá garantir o primeiro lugar destacado nas vendas de BEV no final de 2023.


Mês após mês, ano após ano, a mobilidade elétrica em Portugal tem avançado a um ritmo acelerado, acompanhando o que se passa na Europa e no Mundo em geral.

Já não existem dúvidas de que os veículos elétricos vieram para ficar e que terão um protagonismo decisivo na mudança de hábitos e padrões de consumo de cada vez mais portugueses.

O enorme aumento da oferta comercial da quase totalidade das marcas, a introdução de novas marcas no mercado português – MG, Polestar, Maxus, Aiways, BYD, Zhong Tong (autocarros elétricos) -, a expansão da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos em número de pontos de carregamento, cerca de 9.000 tomadas, o aumento de potência disponível com a instalação dos Postos de Carregamento super-rápidos e ultrarrápidos que vêm reduzir o tempo de carga, os modelos de veículos 100% elétricos com cada vez maior autonomia, um preço cada vez mais equivalente ao dos veículos com motores de combustão interna dos mesmos segmentos e, muito importante, um maior conhecimento das suas vantagens por parte dos cidadãos, indiciam uma cada vez maior e mais rápida adoção dos veículos elétricos em Portugal, muito especialmente dos veículos 100% elétricos (BEV).

Mas temos, todos, um grande desafio pela frente, que é combater a falta de informação, a desinformação – propositada ou por desconhecimento -, e a contra informação, esta sim, por encomenda de quem está mais interessado em atrasar a inevitável Roda da História do que em tomar medidas que lhes permitam adaptar-se à grande transformação a que vamos assistir. Esqueceram-se das Kodak’s e das Nokia’s…