Comunicado n.º3/2020

Comunicado UVE relativo ao alargamento da fase comercial, a 1 de julho de 2020, a toda a Rede Pública de Carregamento.

Comunicado n.º3/2020

Toda a Rede Pública de Carregamento em fase comercial

A totalidade da Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos – carregadores rápidos (PCR) e carregadores normais (PCN) -, sob gestão da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), a Mobi.E S.A., entra hoje, dia 1 de julho de 2020, na sua fase comercial, pondo assim um ponto final ao Projeto Piloto da Mobi.E, que tendo prevista uma duração de um ano e meio, acabou por prolongar-se por cerca de dez anos, fruto de diversos reveses políticos, (entre 2012 e 2015), bem como por reestruturações das entidades parceiras do Projeto Piloto.

Nesta data, marcante para a mobilidade elétrica em Portugal, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, realça a necessidade de possuirmos em Portugal uma Rede Pública de Carregamento operacional, eficiente, bem sinalizada, protegida, segura e abrangendo a totalidade do território nacional.

O que muda no dia 1 de julho de 2020?

1. Os cartões emitidos pela Mobi.E deixarão de ativar os postos de carregamento;
  2. Os postos de carregamento só serão ativados pelos cartões dos CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica);
  3. Qualquer cartão de um CEME, ativa todos os postos de todos os operadores;
  4. Nos postos que não tenham afixados os custos de operação dos mesmos, da responsabilidade do Operador do Posto de Carregamento (OPC), só poderá ser cobrado ao Utilizador o custo da eletricidade consumida conforme contrato estabelecido com o CEME, e respetivas taxas e impostos;
  5. Qualquer irregularidade, quer na prestação do serviço, quer na respetiva faturação, deve ser alvo da respetiva reclamação à entidade fiscalizadora, a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético (www.ENSE-epe.pt);
  6. Todos os postos devem estar devidamente sinalizados quer horizontalmente, quer verticalmente, para as entidades fiscalizadoras poderem autuar os prevaricadores;
  7. Todos os postos devem possuir proteção face ao sol e à chuva, como aliás é norma em todos os outros postos de distribuição de combustíveis fósseis;

A todos os Utilizadores de Veículos Elétricos, a UVE, deseja muitos quilómetros em modo elétrico, sem emissões locais de gases tóxicos, e assim contribuindo para a eletrificação dos transportes e para a descarbonização do planeta.

Saudações Elétricas, preferencialmente renováveis.

Lisboa, 1 de julho de 2020

O Conselho Diretivo da UVE.

Comunicado para consulta: