Concurso público MOBI.E para 10 Hubs de carregamento de Veículos Elétricos

A 6 de outubro de 2020 foi lançado um concurso pela Mobi.E para reforçar a infraestrutura pública de carregamento de VE. Serão selecionadas até quatro empresas que fornecerão e instalarão 10 Estações de Carregamento de Veículos Elétricos (Hubs) espalhados pelo país.

Este concurso (CPAQ/01/2020), com limite de propostas até 6 de novembro de 2020, está integrado no Programa de Estabilização Económica e Social do Governo, contando com um financiamento do Fundo Ambiental de 1,75 milhões de Euros. Trata-se de um investimento público que resulta de uma parceria que abrangerá diversos Municípios portugueses, que têm como tarefa selecionar, disponibilizar e licenciar o espaço de instalação. À Mobi.E cabe a tarefa de instalação dos equipamentos de carregamento e respetivas ligações à rede elétrica.


Cada Hub será constituído por:

  • 1 PCURPosto de Carregamento Ultra-Rápido (160 kW)
    • Tomadas: CHAdeMO (DC) / CCS2 (DC)
  • 3 PCRPosto de Carregamento Rápido (50 kW)
    • Tomadas: CHAdeMO (DC) / CCS (DC) e AC43 (AC)
  • 5 PCNPosto de Carregamento Normal (22 kW)
    • Tomadas: Menekkes Tipo 2 (AC), 2 por cada posto

As localizações dos 10 Hubs serão:


O local de acesso público onde deverá ser instalado cada um dos Hubs referidos será determinado pelos respetivos Municípios.

A Mobi.E financiará a ligação dos postos de carregamento ao quadro elétrico do Hub, assim como o ramal de alimentação deste (até um comprimento de 50 m), e em caso de necessidade, o respetivo posto de transformação.

O prazo de execução do contrato será de 12 meses, mas Luís Barroso, presidente da Mobi.E, diz que durante o processo de instalação será lançado um procedimento de contratação pública para a concessão da operação dos Hubs, de forma a garantir que o início do seu funcionamento ocorra até final do primeiro trimestre de 2021.


Artigos relacionados


Postos de Carregamento Rápido em Portugal

A UVE disponibiliza uma lista (em constante atualização) com o estado do processo de instalação dos Postos de Carregamento Rápido em Portugal.


Rede de carregamento normal Mobi.E concessionada

Os 663 postos de carregamento normal da rede Mobi.E foram concessionados para que se possa dar início à fase comercial do carregamento público dos PCN.

Os OPC (Operadores de Ponto de Carregamento) que ganharam os lotes deste concurso foram a EDP Comercial, Galp Power, Power Dot e KLC.


Alteração do Call-Center da Mobi.E para os OPC

A partir do dia 1 de outubro de 2020 o atendimento telefónico de suporte aos postos da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos passa a ser assegurado pelos seus operadores (OPC)


Oeiras com novos carregadores para veículos elétricos

O projeto para a instalação de 42 postos de carregamento rápido e ultra-rápido em Oeiras já está em execução.