A Mobilidade Elétrica mostra-se em tempos de pandemia!

Artigo publicado na edição nº36 da revista Blueauto de outubro de 2020, sobre o ENVE – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que teve lugar em Lisboa, nos dias 19 e 20 de setembro.


Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião da Revista Blueauto


Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2020
A Mobilidade Elétrica mostra-se em tempos de pandemia!

Realizou-se no passado mês de Setembro o VIII Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2020, em Lisboa, na Praça do Império, em Belém, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, distinguida este ano de 2020 com o galardão de Capital Verde Europeia e integrado na programação da Semana Europeia da Mobilidade que este ano decorreu sob o lema de “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

Apesar de todas as adversidades impostas pela atual pandemia provocada pela doença Covid-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, a UVE não quis deixar de realizar aquele que já é o maior e mais diversificado evento dedicado à Mobilidade Elétrica que se realiza em Portugal.

O ENVE 2020 que este ano contou com um Media Day na tarde de sexta-feira, dedicado às novidades em primeira mão apresentadas à comunicação social, contou no total dos dois dias e meio do evento com a presença de cerca de 7.000 visitantes que cumpriram as normas em vigor no recinto, derivadas do atual estado de contingência que vivemos.

A Inauguração do ENVE 2020, na manhã do dia 19 de setembro contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, também em representação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do Vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, também em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que foram recebidos pelo Presidente da UVE, Henrique Sánchez.

Após a breve cerimónia e inaugurado o ENVE 2020, com a ligação de um cabo de carregamento para veículos elétricos que trouxe a energia necessária ao écran para a transmissão de um pequeno vídeo com todas as empresas presentes que este ano superaram as 40 marcas e entidades, as Entidades Oficiais presentes fizeram uma demorada visita a todo o recinto inteirando-se das diversas novidades presentes, sejam os automóveis ligeiros 100% elétricos ou híbridos plug-in, os motociclos e scooters elétricas, a mobilidade mais suave composta pelas bicicletas, cargo-bikes e trotinetes elétricas e ainda várias empresas com novidades nos carregadores para veículos elétricos como seja o novíssimo carregador ultra-rápido de 160 kW apresentado pela portuguesa Efacec.

Estiveram presentes 43 expositores, incluindo as principais marcas que produzem automóveis ligeiros de passageiros elétricos com muitas novidades quer nos veículos 100% elétricos, apresentando modelos com mais autonomia, mais económicos e com uma grande variedade nos diversos segmentos, desde o pequeno citadino Honda-e, ao pequeno SUV elétrico da Mazda o MX-30, passando pela novidade mais aguardada o VW ID.3, mas também o Opel Corsa-e, os Peugeot e-208 e e-2008, ou a versão renovada do KIA EV Soul, o DS 3 elétrico, além dos já conhecidos, Hyundai Ioniq e Kauai, KIA e-Niro, o Nissan Leaf 62 kWh, o Renault Zoe com carregamento rápido, o Smart EV, o BMW i3, além de um conjunto de novidades de veículos híbridos plug-in.

Também estiveram presentes diversas marcas e comercializadores de veículos elétricos de duas rodas, motos, scooters, bicicletas, cargo-bikes e trotinetes elétricas, bem como pequenos karts elétricos para os mais pequenos.

Foram realizados mais de 400 test-drives sendo que os modelos mais procurados foram as novidades VW ID.3 e Honda-e, que permitiram a centenas de pessoas fazerem o seu batismo elétrico e experimentarem um automóvel elétrico, comprovando pela sua própria experiência de condução as enormes vantagens de um veículo elétrico.

No sábado ao final da tarde realizou-se a já habitual Tertúlia Elétrica que este ano contou com a presença do Presidente da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), Luís Natal Marques, eu próprio, e que teve como moderador o jornalista Adelino Dinis. Falou-se essencialmente de Lisboa, da mobilidade em Lisboa, mobilidade sustentável, mobilidade suave e mobilidade elétrica, da entrada da EMEL na gestão da Rede Partilhada de bicicletas de Lisboa, a GIRA, e a aposta na criação das primeiras três Estações de Carregamento para veículos elétricos (Hubs) que serão instalados em Algés, no Campo Grande e no Parque das Nações, contando cada Estação com vários carregadores rápidos e normais.

Durante os dois dias do ENVE 2020 realizaram-se vários Momentos dos Utilizadores onde os próprios utilizadores e donos dos seus veículos elétricos explicam as razões da sua escolha, as poupanças efetivas, como carregam os seus VE e o porquê da sua escolha. Estes Momentos realizaram-se com automóveis mas também com veículos elétricos de duas rodas.

Durante todo o Encontro Nacional o stand da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE foi o ponto central de encontro dos participantes e utilizadores de veículos elétricos, local para o esclarecimento de dúvidas sobre os diversos veículos elétricos, redes de carregamento e as atividades da Associação. Muitas sugestões e apoios foram recebidos assim como foram angariados novos associados que se juntam assim a esta missão de divulgação da Mobilidade Elétrica.

Foi mais uma grande jornada de divulgação da Mobilidade Elétrica em Portugal, dos veículos elétricos, da sua fácil utilização, da forma de os carregar, das grandes poupanças económicas que geram, da não emissão de gases tóxicos, enfim de mais um contributo para a atual emergência climática de reduzir drasticamente o consumo de combustíveis fósseis, de eletrificar os transportes e de descarbonizar a economia.


Na entrada os visitantes com VE recebiam o seu kit de participante


Tesla preparado para competição.


Opel Astra convertido em elétrico.


Imagem geral do recinto com o código de conduta a ser observado pelos visitantes


Toda a equipa composta por associados e voluntários que contribuiu para a realização de mais este Encontro Nacional de Veículos Elétricos, despede-se até ao próximo ano. Qual será a cidade que nos irá receber?

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 36

Artigos relacionados


Como carregar um Veículo Elétrico?

Artigo publicado na revista Blueauto nº 35, de setembro de 2020.


Perante as adversidades…vontade redobrada!

Artigo publicado na revista Blueauto nº 34, de agosto de 2020.