Perante as adversidades…vontade redobrada!

Num cenário de medidas de contenção da pandemia, o ano de 2020 é, no mínimo, atípico. Contudo, a UVE não quis deixar de assinalar a data original do ENVE 2020, e realizou um evento digital: o ENVE Online.


Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião da Revista Blueauto


Este ano, o ENVE 2020 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos –, estava previsto realizar-se nos passados dias 25 e 26 de julho, em Lisboa, na Praça do Império, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que justamente em 2020 foi galardoada como Capital Verde Europeia. A pandemia, provocada pela Covid-19, que assola o Mundo, a Europa e Portugal, veio pôr em causa muitas das atividades previstas pela UVE, entre as quais o ENVE 2020.

Não baixámos os braços, e perante a adversidade arregaçámos as mangas, projetámos, organizámos e realizámos o ENVE Online: evento digital que assinalou a data prevista para a realização do ENVE presencial.

Este evento digital permitiu-nos apresentar algumas das novidades elétricas que estão a chegar a Portugal, quer nos carros, motos, bicicletas e cargo-bikes, mas também nos sistemas de carregamento, para casa e condomínios, carregadores rápidos portáteis e os carregadores ultrarrápidos que muito em breve farão a sua estreia nas estradas portuguesas

Neste evento apresentámos pela primeira vez o “Cantinho das dúvidas”, onde Associados experientes falaram sobre baterias, motores elétricos, formas de carregamento normal e rápido, em casa e em viagem, esclarecendo muitos dos mitos que ainda persistem e confundem os recém-chegados à Mobilidade Elétrica. Falámos de soluções de carregamento para casa e para condomínios. De uma forma simples mas não simplista, abordámos e esclarecemos algumas das dúvidas de quem nos acompanhava em direto.

Este evento serviu de aperitivo ao Encontro Nacional de Veículos Elétricos, na sua versão presencial, agora remarcado para os dias 19 e 20 de setembro, na Praça do Império, em Lisboa. As novidades apresentadas e testadas por utilizadores experientes no ENVE Online, poderão ser apreciadas e experimentadas no ENVE 2020, que se realizará cumprindo todas as regras, decretadas pela autoridade de saúde pública, que estiverem em vigor à data.

Falámos das mais recentes novidades em automóveis 100% elétricos disponíveis no mercado português como sejam os Peugeot e-208 e e-2008, os KIA e-Niro e o renovado e-Soul, os Hyundai Kauai e Ioniq, o Audi e-tron na sua versão Sportback, o Opel e-corsa e a grande novidade, o Honda-e.

Mas também falámos da mobilidade suave das duas rodas, de motas, bicicletas e cargo-bikes elétricas, da enorme procura que estão a ter estes meios suaves de mobilidade que evitam a utilização de transportes públicos coletivos, e são bem mais seguros na atual fase de contenção da contaminação provocada pelo coronavírus SarsCov2. Aliás, a cidade de Lisboa, principalmente mas não só, está a alargar substancialmente a rede de ciclovias, o que também atrai um maior número de Utilizadores que assim se sentem mais seguros.

As cargo-bikes elétricas, muito utilizadas em diferentes cidades europeias, permitem fazer entregas nas zonas históricas das grandes cidades, percorrendo ruas e ruelas estreitas e entregando pequenas encomendas, sem poluição ambiental e sem poluição sonora.

O que foi pensado como algo para substituir parcialmente o Encontro Nacional de Veículos Elétricos, acabou por prestar um enorme serviço quer de mostra da variedade de novos modelos elétricos, como de esclarecimento sobre um conjunto de mitos que ainda persistem nos novos Utilizadores de Veículos Elétricos e nos futuros e potenciais Utilizadores.

Percorremos alguns milhares de quilómetros, analisámos consumos em cidade, estrada e autoestrada, comparámos custos ao carregar em casa com tarifa bi-horária, na rua nos Postos de Carregamento Normal (PCN), e em viagem nos Postos de Carregamento Rápido (PCR).

Termino como comecei.
De uma adversidade que são as restrições à mobilidade e às reuniões de pessoas, avançámos para um evento digital, totalmente diferente do que tem sido feito até à data, que teve uma enorme audiência e recetividade, quer pelas novidades apresentadas, quer pela desmistificação de muitas das dúvidas e mitos que ainda persistem.

Em setembro esperamos por todos no ENVE 2020 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos –, a realizar nos dias 19 e 20 de setembro, na Praça do Império, em Belém, Lisboa.

A nossa paixão e dedicação são inabaláveis, em prol da Mobilidade Elétrica.

O Futuro é aquilo que construímos hoje.

Não sejas fóssil, drive electric!


Pode consultar a versão digital do nº 34 da revista Blueauto, de agosto de 2020, clicando na imagem:

Artigos relacionados


ENVE Online – 25 de julho de 2020

No dia em que se assinalou a data originalmente prevista para a realização do ENVE 2020 em Lisboa, a UVE transmitiu um evento Online, como um “aperitivo” do que poderá ver no ENVE em setembro.


ENVE 2020 em Lisboa. Novas datas!

Conforme Comunicado da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2020, tem novas datas! Originalmente agendado para 25 e 26 de julho, foi adiado para 19 e 20 de setembro de 2020.