Vendas julho de 2020, elétricos crescem 85.4%

Em julho de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 85.4% em relação ao mês homólogo de 2019. Depois da resiliência em abril e maio, temos de novo um forte crescimento nas vendas mensais.

As vendas mensais voltam a crescimentos exponenciais, muito pelo peso das vendas dos híbridos plug-in, que representam 70% (1.068 unidades) do total das vendas dos VE (1.529 unidades). Os BEV venderam 30% do total (461 viaturas).

No que se refere aos 100% elétricos, depois da Renault ter sido a marca mais vendida em maio e junho, a Nissan recupera o primeiro lugar no mês de julho. Destaque para o segundo lugar da Peugeot que oferece atualmente dois modelos 100% elétricos. A Nissan alcança ainda o primeiro lugar no total anual, ultrapassando a Tesla, que fica na segunda posição à frente da Renault.

Nos híbridos plug-in, o trio da frente mantem-se com a Mercedes-Benz em 1º lugar com 316 unidades vendidas, a Volvo em 2º lugar com 261 viaturas entregues e a BMW em 3º lugar, a fechar o podium com 199 unidades vendidas. De referir as 1.068 viaturas vendidas, apenas num mês, no total de todas as marcas.

No total acumulado do ano a BMW alcançou a liderança com 1.368 viaturas vendidas, a Mercedes-Benz está na segunda posição com 1.360 e a Volvo fecha o podium com 939 unidades vendidas.

Na totalidade dos veículos elétricos (BEV+PHEV) de registar o aumento de mais de 85% de variação homóloga, em relação a julho de 2019. Um excelente resultado tendo em conta o atual período conturbado que vivemos.

Se considerarmos apenas os veículos 100% elétricos essa variação, embora já positiva, foi de apenas pouco mais de 1%, ainda assim um valor positivo quando comparado com as fortes quedas dos veículos com motores de combustão interna.

A grande parcela que contribuiu para o aumento das vendas globais de VE veio da parte dos veículos híbridos plug-in que registaram um crescimento homólogo de 188%, fruto do grande aumento das vendas para as frotas comerciais das empresas.

Neste gráfico comparativo das vendas dos VE e dos VCI (Veículos com motor de Combustão Interna), de janeiro a julho de 2020, é perceptível o afundamento das vendas dos VCI e a grande resiliência que as vendas dos VE mostraram, voltando aos valores de crescimento do início do ano.

A quota de mercado dos veículos elétricos foi de 10% neste mês de julho e está nos 11% no acumulado do ano, devido não só ao aumento das vendas dos VE mas também à enorme queda nas vendas dos VCI. Importante a sua manutenção nos dois dígitos, pois revela um crescimento sustentado, apesar da grave crise que a indústria automóvel tradicional está a atravessar.

Os números das vendas dos veículos com motores de combustão interna, portanto automóveis ligeiros de passageiros movidos a gasolina ou a gasóleo, com emissões de gases tóxicos, altamente poluentes, continuam a manifestar fortes quedas, acumulando uma queda de 49.3% em relação ao período homólogo de 2019. De janeiro a julho venderam-se praticamente metade das viaturas que se tinham vendido em 2019.

As vendas de veículos elétricos este mês de julho de 2020 retomam assim o crescimento muito forte, tirando partido da fortíssima queda nas vendas dos automóveis ligeiros de passageiros movidos a motores de combustão interna, fortemente poluidores. Os tempos que estamos a atravessar vieram tornar mais visível para todos o quão perniciosos são os transportes rodoviários poluentes e o impacto que têm nas grandes áreas metropolitanas, ajudando assim muitas pessoas a darem o passo decisivo na eletrificação da sua mobilidade.

Pela eletrificção dos transportes e da mobilidade dos humanos.

Pela descarbonização da economia.

Não sejas fóssil, conduz elétrico, vive elétrico!


Nota: Artigo corrigido a 7 de setembro de 2020, com a retificação dos valores totais das marcas mais vendidas, BEV + PHEV.


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