António Félix da Costa é campeão do mundo de Formula-E

O piloto português António Félix da Costa sagrou-se campeão do mundo de FIA Formula E em Berlim, pela equipa DS Techeetah. A UVE acompanhou e apoiou o incrível percurso do piloto português, desde 2016.


Nos dias que se seguiram à consagração de António Félix da Costa como campeão do mundo da FIA Formula E, Associados da UVE prestaram o seu tributo ao piloto português, desenhando com os seus veículos 100% elétricos as iniciais do AFC e o número 13.


Na chegada a Portugal, a UVE também recebeu o piloto português no Aeroporto de Lisboa, num ambiente de celebração deste grande feito, claramente merecido, depois de anos de empenho.
O momento foi registado pela televisão nacional:


Nas 11 corridas que compõem o campeonato FIA Formula E, António Félix da Costa subiu ao pódio 6 vezes, 3 das quais consecutivas, em primeiro lugar (Marraquexe, a 29 de fevereiro de 2020 e em Berlim a 5 e 6 de agosto de 2020), sagrando-se campeão na 9ª corrida, a 9 de agosto, chegando em 2º lugar.

O piloto português na FIA Formula E, envergando o nº 13, mostrou que apesar de tudo o que já ultrapassou nos últimos anos, 13 é de facto o número da sorte.

Terminou o campeonato FIA Formula-E 2019/2020, com um valor extraordinário de pontos (158), a uma diferença de 71 pontos do segundo classificado. Este avanço incrível na classificação, valeu-lhe o título de campeão, quando ainda faltavam mais duas corridas para o final da época 2019/2020.


Desde cedo que a UVE acompanhou o percurso do piloto português na FIA Formula E, sendo que, apesar de todos os altos e baixos da carreira de António Félix da Costa, foi claro desde o início que a motivação que o movia traria bom fruto.

Em 2016, a UVE viajou até Marraquexe para apoiar o piloto António Félix da Costa, na sua participação no Marrakech e-Prix, da FIA Formula E. Uma viagem de 7 dias em Veículo Elétrico, Lisboa – Marraquexe – Lisboa, num percurso de 2.721 km em modo exclusivamente elétrico.

A UVE presente na grelha de partida para mostrar o seu apoio ao piloto António Félix da Costa.
Marrakesh e-Prix, 2016


Durante a participação do piloto português na FIA Formula E, a UVE manteve a sua proatividade na divulgação do Fanboost, que possibilita aos pilotos um boost de energia durante a prova, podendo até mesmo traduzir-se numa significativa melhoria no resultado, quando utilizada com mestria.

Antecedendo a cada corrida, a UVE partilhou sempre junto dos seus colaboradores, Associados e amigos, o link para permitir o Fanboost ao piloto António Félix da Costa, verificando com agrado o crescente número de votações por parte da comunidade de utilizadores de veículos elétricos, que permitiram a colocação recorrente do piloto português no top 3 da tabela de Fanboost.


Novamente, em 2019, a UVE regressou a Marraquexe para demonstrar o seu apoio ao piloto português. Desta vez, com 3 BMW i3, numa viagem de 6 dias e com muitos desafios pela frente.

Em Marraquexe, a UVE teve o privilégio de visitar a boxe da BMW i Andretti Motorsport, tendo como guia o próprio António Félix da Costa. Um momento memorável, que permitiu conhecer de perto o ambiente da FIA Formula E.

Vídeo capturado por António Félix da Costa, em Marraquexe, com os BMW i3 com que a UVE chegou ao local, vindos de Lisboa.


Infelizmente, nesta visita a Marraquexe em 2019, António Félix da Costa enfrentou um dos momentos mais difíceis da época da FIA Formula E. 2018/2019

No recinto, os elementos da UVE mostraram o seu apoio constante, ao levantar as bandeiras de Portugal, volta após volta até alcançar a liderança da corrida… e depois assistir ao acidente e às imagens do António junto da vedação da pista, foi um momento difícil para todos os que assistiram à prestação do piloto português, que esteve tão perto de ganhar.


Com a chegada da pandemia causada pela doença da Covid-19, o campeonato FIA Formula E 2019/2020 foi adiado consecutivamente, até que foram determinadas as datas para as 6 provas finais, a serem disputadas em Berlim.

Na última prova, antes da reta final do campeonato, disputada em Marraquexe, o piloto António Félix da Costa terminou em 1º lugar, dando assim um vislumbre da determinação do piloto.

Nas primeiras duas corridas, das seis provas finais do campeonato, António Félix da Costa somou pontos em sua vantagem, de tal forma, que seria difícil não ser o campeão desta época.

Na corrida de 5 de agosto, em Berlim, António Félix da Costa, teve um desempenho perfeito! Ganhou 30 pontos, que só por si é um recorde, visto que é a pontuação máxima possível numa prova da FIA Formula E.
António Félix da Costa é o primeiro piloto de sempre, da FIA Formula E, a conseguir esta pontuação máxima.

Somou 25 pontos por terminar em primeiro lugar, mais 3 pontos pela pole position, 1 ponto por ser o piloto a efetuar a volta mais rápida na prova e 1 ponto por ser o piloto a efetuar a volta mais rápida na qualificação. Embora estivesse já em primeiro lugar na classificação geral, com estes 30 pontos da corrida de 5 de agosto, ficou com uma margem em relação ao segundo classificado, que seria difícil de ultrapassar.


Pole position outra vez!!! Grande trabalho de toda a DS Techeetah Formula E Team. Agora vamos à luta na corrida de hoje, 18h00 no Eurosport 📺 Continuem a votar no fanboost https://fanboost.fiaformulae.com/driver/S6K1Vamossss 🇵🇹💪 #TeamAFC13

Publiée par Antonio Felix da Costa sur Jeudi 6 août 2020

António Félix da Costa na receção do troféu da pole position a 5 de agosto, em Berlim.
Um momento de bom humor, face às restrições necessárias devido à Covid-19.


Contudo, foi na corrida de 9 de agosto, em que terminou em 2º lugar, que confirmou o seu título de campeão do mundo. António Félix da Costa tornou-se no primeiro piloto da FIA Formula E a terminar o campeonato, como campeão, a duas corridas do final da temporada.

Um grande profissional, que nunca desistiu de perseguir a sua ambição. Frequentemente referido como uma pessoa empenhada, humilde e de trato simpático, António Félix da Costa trouxe o título de campeão do mundo da FIA Formula E, o título desportivo máximo desta categoria, para Portugal!


A organização da FIA Formula-E, disponibilizou um vídeo de homenagem ao campeão do mundo, retratando o seu percurso na prova, com o título “Nice Guys Finish FIRST! The Emotional Journey Of New Formula E Champion Antonio Felix da Costa (Bons Rapazes terminam em primeiro! A jornada emocional do novo campeão da Formula-E António Félix da Costa):

“Os altos e baixos de António Félix da Costa no automobilismo davam um filme.
É o único piloto a vencer uma corrida para três equipas diferentes de Formula-E.
É agora o primeiro piloto a ganhar o campeonato de Formula-E, a duas corridas do final.
Que pessoa muito, muito especial.”


A Red Bull foi realmente quem me projetou, disse António Félix da Costa após as celebrações do pódio. Eu estava prestes a desistir da minha carreira, mas quatro meses depois de me darem a oportunidade, deram-me a oportunidade de conduzir quatro carros que venceram o título.
Depois deles, a quem realmente preciso de agradecer nesta fase, é à família BMW. A vida às vezes é assim, e nós seguimos em caminhos separados, mas essas pessoas transformaram-me num verdadeiro piloto profissional e estou muito grato por isso.


YESSSSSSS! É NOSSO O TÍTULO!!!! CAMPEÕES DO MUNDO FORMULA E 🇵🇹 🏆 🇵🇹 #TEAMAFC13

Publiée par Antonio Felix da Costa sur Dimanche 9 août 2020

O agradecimento sentido do piloto português, António Félix da Costa, na sua página de Facebook, a todos os que acompanharam o seu percurso e mostraram o seu apoio.


É com grande satisfação que a UVE apresenta os seus parabéns ao piloto português António Félix da Costa pela conquista do título da campeão do mundo de FIA Formula E.


O campeão é português!

Não sejas Fóssil. Drive Electric!

Parabéns António! Go #TeamAFC13

Sem categoria