Projeto piloto Galp – carregamento portátil de bateria de veículos elétricos

“Galp ajuda a recarregar baterias” foi o mote para este projeto piloto lançado no dia 13 de agosto em Quarteira, no Algarve, que permite carregar a bateria de um veículo elétrico, com o uso de um equipamento portátil. Este projeto piloto esteve disponível para testes, até dia 22 de agosto no Algarve, e estará até dia 30 de agosto em Cascais, Carcavelos e Estoril.

A Galp avançou com um conceito pioneiro em Portugal, que permite o carregamento de veículos elétricos, através de um equipamento portátil. O cliente poderá vir a requisitar o serviço em local e hora da sua conveniência.

O equipamento portátil, que permite o carregamento da bateria do veículo elétrico funciona como um “powerbank“, previamente carregado na rede elétrica. O veículo comercial utilizado pela equipa técnica, é uma carrinha Nissan e-NV200 100% elétrica, ou seja, ao solicitar este serviço, todo o processo recorreu apenas a energia elétrica, sem envolver combustíveis fósseis.


A equipa técnica da Galp que dará suporte a este projeto esteve no Algarve de 13 a 22 de agosto:

* Locais e Horários:
Quinta do Lago, dia 17 (10-13h), dia 19 (12-15h) e dia 22 (16-19h)
– Praia do Ancão, dia 14 (14-17h), dia 18 (13-16h) e dia 21 (11-14h)
– Av. Infante Sagres, em Quarteira, dia 13 (11-14h) e dia 20 (14-17h)
– Área de Serviço Galp de Loulé, dia 16 (13-16h)
– Portimão, dia 15 (10-13h)


De 25 a 30 de agosto, a equipa estará em Cascais, Carcavelos e Estoril, nas seguintes localizações/datas:


O projeto piloto, que pretende aferir o interesse dos consumidores por esta solução mais conveniente, teve início este mês de agosto no Algarve e vai permitir aos condutores de veículos elétricos recarregar as baterias dos seus automóveis com recurso a uma tecnologia, desenvolvida pela start up portuguesa, sediada em Matosinhos, AddVolt.

Este projeto piloto recorre a um carregador portátil AC de 22 kW, no futuro está previsto o lançamento de um projeto piloto idêntico com recurso a um carregador rápido DC 50 kW.

Partilhamos ainda um questionário relativo a este projecto-piloto cujo intuito é aferir o grau de interesse numa solução comercial deste tipo:

https://feedback.galp.com/jfe/form/SV_7PupmDG2fM4vor3

Durante este piloto, os carregamentos serão gratuitos e terão a duração de 15 minutos cada, o que permitirá uma autonomia de até 35 kms, dependendo do modelo de veículo.

Pioneira em Portugal e na Europa [a Galp] instalou, em 2010, o primeiro ponto de carregamento rápido para veículos elétricos numa estação de serviço, em Lisboa (…).

Press release Galp sobre o projeto piloto lançado no Algarve

Consulte o press release da Galp sobre este projeto piloto

Adicionalmente, este mês a GalpElectric inaugurou 3 PCR – Postos de Carregamento Rápido e 4 PCN – Postos de Carregamento Normal:

  • (PCR) Castro Verde – Intermarché de Castro Verde
  • (PCR) Santa Maria da Feira – Parque do Nova Cruz Hotel
  • (PCR) Porto – Área de Serviço de Francos
  • (PCN) Albufeira – 2 pontos na Makro de Albufeira
  • (PCN) Beja – 1 ponto no Intermarché de Beja
  • (PCN) Loures – 1 ponto no Intermarché de Sacavém

Artigos relacionados


Arrancou o projeto piloto Energia Sobre Rodas – V2G Açores

O projeto-piloto inaugurado, composto por 10 veículos elétricos e pontos de carregamento específicos designados para o efeito, tem como parceiros a Galp (promotor), a Nissan (fornecedor de veículos elétricos), a EDA – Eletricidade dos Açores (operador de rede), a Nuvve (software, inteligência do sistema) e a MagnumCap (fornecedor de infraestrutura de carregamento bidirecional).


Rede de carregamento normal MOBI.E concessionada

Os 663 postos de carregamento normal da rede MOBI.E foram concessionados para que se possa dar início à fase comercial do carregamento público dos PCN.

Os OPC (Operadores de Ponto de Carregamento) que ganharam os lotes deste concurso foram a EDP Comercial, Galp Power, Power Dot e KLC.


Aumenta o número Postos de Carregamento Rápido (PCR) nos Açores

No seguimento da inauguração dos primeiros dois Postos de Carregamento Rápido, em outubro de 2019, no arquipélago dos Açores, na Ilha Terceira, por parte da Galp, listamos também o número de postos previstos para todo o arquipélago açoreano.


Quem já anda à velocidade da luz, carrega mais depressa!

30 outubro de 2018

Publicidade GalpElectric – Um plano de energia focado no perfil de carregamento do utilizador de veículos elétricos em casa mas sem esquecer as necessidades de carregamento na estrada, incluindo os veículos híbridos plug-in.


Galp energia Cria Energia

30 outubro de 2018

Publicidade GalpElectric

Andar à velocidade da luz não é andar mais depressa.
É andar mais à frente.
O futuro da mobilidade chegou e é Electric.
Galp Electric.
Galp energia Cria Energia..

Sem categoria