Arrancou o projeto piloto Energia Sobre Rodas – V2G Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, inaugurou o projeto-piloto ‘Energia Sobre Rodas – V2G Açores’, envolvendo uma série de parceiros do setor energético e que aposta na utilização de tecnologias inovadoras relacionadas com a mobilidade elétrica.

Conforme anunciado a 19 de dezembro de 2019, em que se previa a instalação dos equipamentos para o arranque do projeto-piloto no início de 2020, o projeto Energia Sobre Rodas – V2G Açores foi ligeiramente adiado devido às medidas de contingência implementadas, de combate à pandemia da Covid-19.

No dia 3 de agosto de 2020, foi dado início a este projeto-piloto. Os objetivos deste projeto, ao testar esta nova tecnologia e ao quantificar o benefício para o cliente-utilizador e para o operador da rede elétrica, “colocam os Açores entre os que estão na vanguarda em termos tecnológicos de mobilidade elétrica”, afirmou Vasco Cordeiro.

A tecnologia V2G – Vehicle-to-Grid é considerada o passo que se segue na mobilidade elétrica, permitindo que os veículos elétricos deixem de ser apenas consumidores de eletricidade, para que possam igualmente injetar energia na rede, ou seja, permite que um veículo elétrico carregue a sua bateria e/ou a descarregue para fornecer energia à rede elétrica nos momentos em que esta necessita.

Não basta produzir energia a partir de fontes de energia renováveis. É necessário também utilizar bem esta energia. Este projeto coloca a enfase nesta componente”, realçou o Presidente do Governo Regional.

Fonte: Rádio Ilhéu


Sabia que…

Ao efetuar o carregamento da bateria do carro durante o período de vazio, a energia que está a utilizar é produzida maioritariamente por fontes renováveis?

Como o consumo geral da rede elétrica, durante a noite (ou período de vazio) diminui consideravelmente, parte da energia não consumida e é desperdiçada.
Ao utilizar essa energia para carregar um veículo elétrico, consegue armazenar essa energia de uma forma eficiente. A energia elétrica não pode ser armazenada de outra forma, excepto em baterias.


Um carro elétrico é uma mais valia para o bom funcionamento da rede elétrica, pois permite armazenar energia (maioritariamente de fontes renováveis), que de outra forma seria desperdiçada.
A bateria, quando carregada, graças à tecnologia V2G – Vehicle-to-Grid, permite voltar a injetar essa mesma energia armazenada, de novo na rede, equilibrando, por exemplo, os picos de consumo.

A tecnologia V2G permitirá aos utilizadores de veículos elétricos o acesso a uma poupança na sua fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica, posicionando os utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico.

Adicionalmente, esta tecnologia pode também contribuir para uma maior penetração de energias renováveis através, por exemplo, da possibilidade de carregamento da bateria do veículo elétrico durante o período noturno, aproveitando excedentes de energia eólica.

O piloto em curso desde abril está a testar uma frota de 10 veículos elétricos da EDA – Eletricidade dos Açores e já permitiu injetar na rede cerca de 13,4 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.

A realização deste piloto vai contribuir para a criação de um enquadramento legal que permita passar de uma fase piloto para uma fase de mercado num curto espaço de tempo, abrindo assim portas a novos modelos de negócio e novas abordagens para o mercado elétrico nacional.

Fonte: Comunicado Galp

Este projeto é mais um exemplo daquilo que a Região dos Açores tem feito a nível nacional e internacional”, tendo sido considerada como um exemplo a seguir no contexto das regiões insulares, destacou o Presidente do Governo Regional.

Os Açores incorporam consórcios internacionais, projetos de cooperação e grupos de trabalho em matéria de energia, como, por exemplo, os projetos RESOR ou EMOBICITY, além de terem sido selecionados como uma das 26 regiões vanguardistas europeias, para apresentar a sua agenda para a transição energética, no âmbito da iniciativa europeia Clean Energy for EU Islands.

O projeto-piloto inaugurado, composto por 10 veículos elétricos e pontos de carregamento específicos designados para o efeito, tem como parceiros a Galp (promotor), a Nissan (fornecedor de veículos elétricos), a EDA – Eletricidade dos Açores (operador de rede), a Nuvve (software, inteligência do sistema) e a MagnumCap (fornecedor de infraestrutura de carregamento bidirecional).
Incluindo também as representações institucionais que acompanham os resultados, ou seja, a Direção Regional da Energia (co-promotor), a DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia e a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Saiba mais no Portal do Governo dos Açores

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