Portugal em 4.º lugar na venda de Veículos Elétricos na Europa

Segundo o relatório publicado pela T&E – Transport & Environment, Portugal ocupa o 4.º lugar em vendas na Europa de Veículos Elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – Híbridos Plug-In). Mais um sinal que a Mobilidade Elétrica não é uma moda, mas sim um meio para um objetivo comum de descarbonização urgente da sociedade.

Segundo o relatório europeu com o título “Missão (quase) Cumprida”, começa por relatar-se como as emissões por parte de novos carros adquiridos em 2020 diminuíram de imediato desde janeiro, desde que o novo Regulamento Europeu de Emissões (C.A.F.E – Corporate Average Fuel Economy) entrou em vigor, impondo um novo limite nas emissões dos novos veículos ligeiros matriculados, em 95 g/km de CO2. O incumprimento deste limite pressupõe o pagamento de multas pesadas por parte dos fabricantes automóveis, que poderão colocar em causa a viabilidade da indústria automóvel, se esta continuar a depender de combustíveis fósseis.

Contudo, perante este limite, existem atenuantes. Por cada veículo matriculado com emissões abaixo dos 50 g/km CO2, este conta por dois para a marca, durante o ano de 2020. Logo, foi desde cedo visível o esforço das marcas para eletrificar os modelos à venda na Europa.

Esta será parte da explicação para o aumento das vendas de Veículos Elétricos na Europa. Contudo, apesar das restrições causadas pela pandemia da Covid-19, segundo o relatório europeu, as vendas de Veículos Elétricos nunca parou por completo. Isto mostra o quão os consumidores estão conscientes da necessidade de mudança.


As metas de CO₂ são definidas como uma média a nível europeu, o que significa que a capacidade individual de um Estado-membro para gerar vendas de carros elétricos depende principalmente dos incentivos em vigor em cada país.

Fonte: Transport & Environment (2020). Mission (almost) accomplished

Portugal, embora reconhecido pelo valor de vendas de Veículos Elétricos, é ainda um dos estados-membros com um valor baixo no Incentivo de Aquisição de Veículos de Baixas Emissões. Esta conclusão vai de encontro a uma das sugestões constantemente colocadas pela UVE junto da tutela: Incentivos e Políticas Públicas são a solução para a rápida implementação da Mobilidade Elétrica em Portugal!


Em países com tributação mais favorável e boa implantação da infraestrutura de carregamento, verificou-se um aumento das vendas de VE nos últimos anos. O melhor exemplo é a Noruega, que é, claramente, um líder da quota de mercado de Veículos Elétricos, onde as vendas de VE alcançaram dois terços do total de vendas de carros durante o primeiro semestre do ano (48% BEV e 20% PHEV).

Os dois países seguintes também são nórdicos: Suécia com 26% de vendas de VE (7% BEV) e Finlândia com 15% (3% BEV). Em seguida, a Holanda, que é o líder europeu em vendas de BEV (13% das vendas de VE com 9% de BEV) e Portugal com 11% (6% BEV e 6% PHEV).

Fonte: Transport & Environment (2020). Mission (almost) accomplished

O que é de facto notável, perante a análise do relatório publicado pela T&E, é que Portugal, apesar de ter um dos Incentivos de Aquisição de VE mais baixos da Europa, está em 4.º lugar nas vendas de Veículos Elétricos. O que evidencia a vontade de mudança a ganhar balanço.


O relatório, bastante extensivo, contém informação pertinente para as marcas automóveis, mas também para os consumidores que pretendam conhecer quais as estratégicas e previsões europeias para cumprir com o prazo para a Neutralidade Carbónica. São abordados os vários setores dos transportes e energia e como devem mudar para tornar a mobilidade cada vez mais sustentável para o ambiente.


Entrevista na RTP 1 com Henrique Sánchez, Presidente da UVE e Francisco Ferreira, Presidente da ZERO, sobre o aumento de vendas de Veículos Elétricos em Portugal.


Clique na imagem para ler a totalidade do relatório
Transport & Environment (2020). Mission (almost) accomplished

Artigos relacionados


Recorde de vendas de Veículos Elétricos em setembro 2020

Em setembro foi batido o recorde mensal de vendas de Veículos Elétricos (VE), com 1.952 unidades vendidas de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e de híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle).


EMISSÕES CO2. MITO DESFEITO.

Emissões de CO2. Mito desfeito.

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente divulgou o seu mais recente estudo comparativo acerca das emissões de dióxido de carbono (CO2) entre um carro com motor elétrico e um carro com motor de combustão interna.


Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020

Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.