Municípios que apostam em redes de carregamento de veículos elétricos

A instalação de postos de carregamento em domínio público enferma de inúmeras burocracias que atrasam esses processos e penalizam os utilizadores de veículos elétricos, assim como o crescimento e adoção da mobilidade elétrica em Portugal.
Para mitigar este problema, e assim como foi mencionado do Estudo da Instalação de Postos Em Portugal, cabe aos municípios agilizar formas de simplificar, promover, legalizar, implementar ou abrir ao mercado público ou privado, os meios necessários para que se possam instalar e operar postos de carregamento.

Alguns bons exemplos foram já dados por municípios com essa visão, que lançando concursos públicos de concessão do espaço público para zonas de carregamento, ou investindo nas suas própria redes de equipamentos, ajudam assim na descarbonização do seu território e da mobilidade em geral.

Partilhamos um resumo desses exemplos (que irá sendo atualizado):

MunicípioPCR-PCUR
(50-350kW)
PCN
(3.7-22kW)
Estado
Almada45Em construção
Amarante?Em projeto
Aveiro45Em projeto
Barreiro90Em projeto
Bragança6Operacionais
Caminha316Em projeto
Coimbra45Em construção
Covilhã43Em projeto
Esposende25Em projeto
Guimarães45Operacionais
Leiria45Operacionais
Lisboa1947Operacionais
Loulé45Em construção
Loures45Operacionais
Mafra82Operacionais
Maia15Operacionais
Matosinhos45Em projeto
Nazaré20Em construção
Oeiras4216Operacionais
Porto15Operacionais
Póvoa de Varzim2Operacionais
Seixal86Em construção
Tomar12Operacionais
Vila Franca de Xira28Em projeto
Vila Nova de Gaia45Em construção
Vilamoura16Operacionais
Viseu45Em construção

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