E-Rali Sharish – Alentejo Central encerrou a 2ª Edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias e estão encontrados os Vencedores

Foi num cenário idílico das mais belas paisagens de Reguengos de Monsaraz, que Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo se consagraram campeões, tanto do E-Rali Sharish – Alentejo Central, como da 2ª Edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO (CPNE).



A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, enquanto entidade parceira do CPNE, esteve presente com 10 equipas UVE nesta última e sexta prova do campeonato:

  • Pedro Filipe Morais / Sílvia Coutinho
  • Hugo Batista / Ivo Tavares
  • Pedro Faria / Carla Faria
  • Rodolfo Serrano / Andreia Serrano
  • Sérgio Magno / Ana Joaquim
  • João Gonçalves / Pedro Condessa
  • Ana Patrícia Faria / Ana Rita Nepomuceno
  • Paula Joaquim / Sofia Escarigo
  • Victor Pratt / Helena Pratt
  • Henrique Sanchez / Bruno Fonseca



Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo venceram o E-Rali Sharish-Alentejo Central e nos restantes lugares do pódio da prova do Alentejo ficaram Pedro Morais/Sílvia Coutinho e, em terceiro lugar, a equipa João Paulo Martinho/Tiago Caio. A dupla UVE powered by ByrdHugo Batista/Ivo Tavares obteve um honroso quarto lugar na prova.


Participaram 25 equipas no E-Rali Sharish – Alentejo Central, que percorreram cerca de 200 km, dos quais aproximadamente 89 em setores seletivos, tendo tido vários líderes ao longo da prova sobretudo até ao oitavo setor seletivo, altura em que Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo assumiram a liderança.

Ainda em relação ao E-Rali Sharish-Alentejo Central, em primeiro lugar na eficiência energética ficou a dupla Luís Teixeira/Natércia Costa seguida da dupla UVE powered by Byrd, Ana Patrícia Faria/Ana Rita Nepomuceno.


A competição feminina foi ganha pela equipa UVE powered by Byrd, Paula Joaquim/Sofia Escarigo e a Taça 50kW, destinada aos concorrentes com viaturas cuja capacidade da bateria é inferior a 50kW, foi ganha pela dupla UVE powered by Byrd, Pedro Morais/Sílvia Coutinho. Ao pódio da Taça 50kW subiu em 2º lugar Carlos Silva/António Ferrão e em 3º lugar ficou outra equipa UVE powered by Byrd, João Gonçalves/Pedro Condessa.



Extracompetição, o associado da UVE Luís Teixeira e o seu navegador Natércia Costa ganharam a Prova Power Stage Urbana realizada no Município do Redondo. Um pódio UVE ao qual subiram as equipas UVE powered by Byrd, Henrique Sánchez/Bruno Fonseca e João Gonçalves/Pedro Condessa, que ocuparam o segundo e terceiro lugar, respetivamente.


Consulte, abaixo, as classificações relativas ao E-Rali Sharish-Alentejo Central:



Num campeonato marcado por uma elevada competitividade e exigência, tanto por parte dos pilotos como dos navegadores, ao pódio da classificação geral do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO subiram, em primeiro lugar, a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, seguida da equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo, e a equipa Pedro Filipe Morais/Sílvia CoutinhoUVE powered by Byrd ocupou o terceiro lugar.

Para os novos campeões nacionais, Eduardo Carpinteiro Albino salienta a enorme competitividade da edição deste ano, esperando que “ano após ano a prova se venha a consolidar fruto da natural evolução da mesma” e destaca, a título pessoal o “enorme orgulho de ter conquistado este título 52 anos após o seu pai, José Carpinteiro Albino, se ter sagrado campeão nacional de ralis”. Já o navegador, José Carlos Figueiredo, destaca a “exigência do campeonato” e que “a vitória alcançada é resultado do trabalho e empenho ao longo das diversas etapas”.

No quadro geral a equipa UVE powered by Byrd, Ana Patrícia Faria foi a vencedora do troféu de Melhor Equipa Feminina. Na classificação final da Taça 50kW, Pedro Filipe Morais e João Gonçalves destacaram-se com o primeiro e segundo lugar.


A edição de 2022, com início em maio, teve seis provas. Arrancou em Vila Nova de Gaia, à qual se seguiram, em junho, Oeiras – uma prova que conta para o Campeonato FIA de Novas Energias – e, em julho, Proença-a-Nova. A quarta prova decorreu em São Miguel, Açores, em setembro, seguindo-se a capital, Lisboa, em outubro. O CPNE terminou no dia 20 de novembro, em Reguengos de Monsaraz.


Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP e que se trata da única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos. O campeonato tem a PRIO como patrocinador principal, nomeando assim a prova, e é disputado na modalidade de regularidade.


Consulte, abaixo, as tabelas classificativas do Campeonato de Portugal de Novas Energias:


Fotografias de UVE e Bernardo Lúcio

Artigos relacionados