Vendas de Veículos Elétricos em janeiro 2024: o melhor mês comparado com os meses homólogos dos últimos cinco anos

O ano 2024 iniciou com o valor mais elevado de venda de veículos 100% elétricos dos últimos cinco anos. O caminho da descarbonização continua a bom ritmo no que diz respeito à aquisição de veículos elétricos nas diversas categorias. Portugal está a assistir à entrada de veículos elétricos em todo o tipo de categorias: automóveis, autocarros, camiões, quadriciclos, motociclos, ciclomotores, etc. Praticamente, em todas as categorias já existem soluções no mercado e tanto empresas como particulares continuam a contribuir para a eletrificação da mobilidade.


No mês de janeiro de 2024 foram matriculados 5.073 veículos elétricos, dos quais 2.905 são veículos 100% elétricos (BEV – Battery Eletric Vehicle) e 2.168 são veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles). Se aos veículos matriculados novos adicionarmos os veículos importados usados, o total de veículos 100% elétricos matriculados em janeiro de 2024 passa para 3.830, dos quais a maioria são veículos ligeiros de passageiros (3.574 veículos). Contudo, há que destacar que continuam a registar-se novas matrículas nas restantes categorias de veículos 100% elétricos (254 ligeiros de mercadorias, 11 pesados de passageiros, 87 ciclomotores, 48 motociclos e 110 triciclos ou quadriciclos), o que mostra que o parque de veículos 100% elétricos, embora dominado ainda pelos ligeiros de passageiros, continua a ter oferta para as várias necessidades de mobilidade.


Analisando os últimos 12 meses, duas tendências mantêm-se: 

  • Crescimento do número de veículos importados usados (com prevalência para os 100% elétricos, em várias categorias, como suprarreferido)
  • Dentro do conjunto de veículos considerados elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), os veículos 100% elétricos continuam a ultrapassar os plug-in

Janeiro de 2024 foi o melhor mês comparado com os meses homólogos dos últimos cinco anos para os veículos 100% elétricos, com um crescimento de 11,8% em relação a janeiro de 2023.


Quanto a quotas de mercado, se considerarmos apenas os veículos ligeiros de passageiros, os Veículos 100% Elétricos representaram 15,85%. Acrescentando os veículos híbridos plug-in, os veículos elétricos (BEV + PHEV) representaram 29,62% do parque de veículos novos matriculados em janeiro de 2024.


Analisando todas as categorias de veículos, os Veículos Elétricos (BEV + PHEV) representam 23,02% de todo o parque de novos veículos matriculados em Portugal no mês de janeiro, ultrapassando os veículos híbridos (HEV) e os veículos a combustão interna movidos a gasóleo. Esta prevalência dos veículos elétricos no parque de todas as categorias – principalmente sobre os veículos a gasóleo – mostra claramente a tendência da descarbonização das frotas comerciais – com principal relevância para os ligeiros de mercadorias – que não tenderá a abrandar, antes pelo contrário.


No top das marcas mais vendidas em janeiro, na categoria de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, não é de surpreender que a Tesla se mantenha em primeiro lugar, com 549 veículos, seguida da BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Volkswagen.


Face ao exposto neste artigo de início de ano, a Mobilidade Elétrica continua a avançar a bom ritmo em termos de vendas e, paralelamente, o aumento do número de postos e carregamento, públicos e privados, também continua a aumentar. Todavia, o ritmo da instalação de novos locais para carregamento das baterias terá que aumentar para que as metas e objetivos dos novos regulamentos europeus sejam cumpridos. O atual ritmo já não é suficiente para a quantidade de novos utilizadores de veículos elétricos em circulação no país. De quando em quando, em determinados momentos de celebração de férias, ou eventos especiais, já se notam constrangimentos no conjunto da rede pública e privada, e o número de postos está a ficar aquém das necessidades.
Por isso urge a necessidade de que novos HUB sejam ligados, assim como avancemos para a instalação em larga escala de carregadores em todos os locais de acesso público, como hospitais, centros comerciais, escolas, empresas, restaurantes, supermercados, etc.

O Futuro é Elétrico.


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A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, é um organismo sem fins lucrativos e Entidade de Utilidade Pública, com a missão de promover a mobilidade elétrica.