Vendas de veículos 100% elétricos continuam a pressionar em alta – Novos recordes de vendas em março de 2023

O mês de março de 2023 registou um novo recorde de vendas de veículos elétricos novos (BEV+PHEV), com 5.992 unidades vendidas, o que representa uma variação homóloga de 88,1%. Se analisarmos apenas os veículos 100% elétricos (BEV), a variação homóloga este mês de março foi de 103,2%, atingindo os 3.827 veículos vendidos, considerando todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias.


Este crescimento muito significativo das vendas de BEV na totalidade do 1.º trimestre de 2023, com 9.188 veículos vendidos, supera já a marca da totalidade do ano de 2020, onde tinham sido vendidos 8.137 unidades. Em apenas três meses em 2023 já foram vendidos mais BEV do que em doze meses de 2020.
Muito significativo!

Se analisarmos a totalidade das vendas de BEV + PHEV neste 1.º trimestre de 2023, o crescimento das vendas mantém-se bastante elevado com 14.660 veículos elétricos vendidos, o que nos sinaliza um novo recorde de vendas anual para o ano em curso.

No gráfico seguinte podemos ver como a curva de crescimento das vendas dos BEV é mais pronunciada que a das vendas dos PHEV, embora ambas mostrem curvas de crescimento significativas. Isto deve-se à maior oferta de veículos 100% elétricos (BEV), com praticamente todas as marcas a apresentarem diversos modelos totalmente elétricos, com mais autonomia – a autonomia média dos BEV à venda em Portugal é de 400 km -, com preços a aproximarem-se dos veículos equivalentes com motores de combustão interna, e, muito importante, a uma expansão da Rede Pública de Carregamento, quer no número de postos e na sua distribuição geográfica, quer na potência disponibilizada, permitindo tempos de carregamento cada vez menores.


Variação e Quota de Venda de Veículos Elétricos em Portugal

Ligeiros de Passageiros

Ao analisarmos as vendas dos veículos elétricos (VE), na categoria dos ligeiros de passageiros registamos este mês de março uma variação homóloga de 90,3%, e para a totalidade do trimestre uma variação homóloga de 81,9%, que são taxas de crescimento muito significativas.

A quota de mercado dos veículos elétricos (BEV + PHEV) cifra-se agora nos 26,8%, quer a quota mensal, quer a quota anual. Portanto, mais de 1 em cada 4 ligeiros de passageiros vendido em Portugal é um veículo elétrico!

As quotas de mercado dos veículos elétricos ligeiros de passageiros, mensal e anual, de 26,8%, mostram uma consolidação do mercado, um crescimento sustentável, mais desejável do que aumentos mais expressivos das quotas que não permitissem este amadurecimento do mercado. Estamos no bom caminho.

As vendas de veículos 100% elétricos (BEV) ligeiros de passageiros, mostram-nos crescimentos que mais do que duplicam as vendas a cada mês desde o início do ano, tendo se registado uma variação homóloga de 108,9% no mês de março e uma variação homóloga de 126,4% na totalidade do 1.º trimestre de 2023.

Ao contrário do que vem sendo habitual, o 3.º mês de cada trimestre é o melhor mês em vendas, (especialmente nos BEV), no entanto, este trimestre os veículos 100% elétricos registaram taxas de crescimento mais elevadas em janeiro (135,4%) e em fevereiro (146,4%) e uma taxa de crescimento inferior este mês de março (108,9%), no entanto acima dos 100%, duplicando assim as vendas dos BEV.


Variação e Quota de Venda de Veículos Elétricos em Portugal

Todas as Categorias

Se além dos ligeiros de passageiros analisarmos todas as categorias de veículos elétricos (BEV e PHEV) – portanto, os ligeiros de passageiros e de mercadorias, os pesados de passageiros e de mercadorias, os motociclos e os ciclomotores, triciclos e quadriciclos – registamos taxas de crescimento também muito significativas, embora a oferta dos ligeiros de mercadorias só agora tenha começado a crescer e a diversificar-se e no caso dos pesados e das duas rodas ainda ser pouco significativa.

Lá chegaremos.


Quota de venda de Veículos Ligeiros de Passageiros, por Tipo de Energia

No passado mês de fevereiro já se tinham vendido mais veículos 100% elétricos (BEV) do que veículos com motores a gasóleo. Pois, este mês de março, o conjunto dos veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV), com uma quota de mercado de 42,6%, ultrapassaram, pela primeira vez, os veículos com motores a gasolina, que registaram uma quota de 40,2%. Mais um marco histórico neste percurso de eletrificação dos veículos motorizados em Portugal!

Ao analisarmos apenas os veículos 100% elétricos (BEV) e os veículos híbridos plug-in (PHEV) a sua quota de mercado este mês de março atingiu os 26,9%, praticamente duplicando a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo (13,5%), que inapelavelmente farão parte do passado histórico da indústria automóvel. O caminho está traçado e os objetivos estabelecidos pela União Europeia poderão ser atingidos mesmo antes de 2035, para o bem de todos nós.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

A Tesla é um caso de sucesso, sendo para alguns um caso de estudo. Como é possível que num país com um fraco poder de compra como é Portugal, seja a marca que lidera as vendas nos veículos 100% elétricos?! Com 990 unidades vendidas em março, a Tesla vendeu mais do que a soma das três marcas que se seguem – a Citroen (307), a BMW (278) e a Renault (263) – que juntas somam 848 viaturas vendidas.

Na soma das vendas dos BEV e dos PHEV, de novo a Tesla – que só tem oferta 100% elétrica – vendeu mais viaturas (990) que marcas que vendem simultaneamente BEV e PHEV, como sejam a Mercedes-Benz com 723 veículos vendidos, a BMW com 647 viaturas entregues ou a Citroen com 374 veículos vendidos.

No 1.º trimestre de 2023 e nos veículos 100% elétricos, a Tesla foi de novo a marca mais vendida no conjunto dos três primeiros meses do ano com 2.096 viaturas vendidas, ficando em 2.º lugar a BMW com 738 veículos entregues e a Volkswagen a fechar o pódio com 579 unidades vendidas.

Também neste 1.º trimestre a Tesla vendeu mais veículos 100% elétricos (2.096) do que as três marcas que lhe seguem, BMW, Volkswagen e Citroen, que no conjunto venderam 1.858 BEV.


Venda Veículos Novos e Importados Usados

Se aos números já referidos das vendas de veículos novos (vendidos por ROM – Representantes Oficiais das Marcas e NROM – Representantes Não Oficiais das Marcas) adicionarmos os importados usados que se venderam, os números ainda são mais impressionantes.

Este mês de março, venderam-se em Portugal um total de 7.172 veículos elétricos (BEV e PHEV), contando os vendidos pelos ROM (5.992), pelos NROM (112) e os importados usados (1.068), um novo recorde absoluto.

Se apenas referirmos os veículos 100% elétricos (BEV), a venda total deste tipo de veículos – os mais eficientes de todos os pontos de vista – em março venderam-se um total de 4.575 veículos 100% elétricos num único mês.

Sem dúvida que se sentem os ventos de mudança.

Os veículos elétricos importados usados ultrapassaram as mil unidades tendo se registado a importação de 1.068 veículos elétricos usados que entraram no mercado português e vieram aumentar o parque circulante dos elétricos. Os importados usados representam 14,9% da totalidade dos veículos elétricos vendidos em março de 2023.


A cada vez maior oferta das marcas, na quantidade e diversidade dos modelos à venda e o aumento da autonomia dos modelos 100% elétricos, têm sido determinantes no aumento das vendas de veículos elétricos. Adicionalmente, a expansão da Rede Pública de Carregamento tem sido muito importante na opção de cada vez mais cidadãos e empresas em eletrificarem os seus veículos.

A Rede Nacional de Carregamento – a Rede Pública e as Redes Privadas – permite que as deslocações sejam cada vez mais cómodas e sem qualquer tipo de ansiedade. Existem, atualmente, mais de 1.200 Postos de Carregamento Rápido (PCR) e Postos de Carregamento Ultrarrápido (PCUR) ligados e mais 300 em fase de instalação. A totalidade dos Postos de Carregamento existentes – normais e rápidos – supera já os 8.000 pontos!

A eletrificação dos transportes rodoviários, quer privado quer público, particular ou coletivo, ligeiro ou pesado, assim como os meios de mobilidade mais suave, motociclos, ciclomotores, scooters, bicicletas individuais e de carga, ou trotinetes elétricas, fazem parte desta grande mudança a que estamos a assistir e nela a participar, para um efetivo combate às alterações climáticas do qual dependem as futuras gerações.

Não existe Planeta B!


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