Julho de 2022, Peugeot é a marca mais vendida nos 100% elétricos

As perturbações no mercado automóvel a nível mundial, falta de componentes, especialmente microprocessadores e problemas nas cadeias logísticas de distribuição, inicialmente afetadas pela pandemia da Covid-19 com a interrupção de diversas fábricas e com o transporte marítimo muito afetado, agravaram-se com o desenrolar da guerra na Ucrânia, criando uma falta de oferta generalizada na indústria automóvel. Esta falta de oferta face ao aumento da procura de veículos elétricos começa a evidenciar-se no mercado de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) em Portugal.

Em comparação com o mês anterior, em julho de 2022 registou-se uma diminuição de 12% nas vendas de veículos novos BEV e PHEV. Os Veículos 100% Elétricos foram os mais punidos pela falta de veículos, registando uma diminuição de 21% em relação ao mês anterior, contudo, face ao mês homólogo – mesmo com a falta de veículos para entrega – o mercado de Veículos 100% Elétricos aumentou 61,5%, o que demonstra que, se existissem mais veículos novos para entrega, estariam todos certamente vendidos.

Em julho de 2022 foram vendidos 2.649 veículos elétricos (BEV e PHEV), considerando todas as categorias de veículos – com 1.436 BEV e 1.213 PHEV, o que representa um crescimento homólogo de 16%, muito impulsionado pelo já referido aumento de 61,5% na categoria dos Veículos 100% Elétricos (BEV).

No caso dos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), os valores mensais superam sempre os meses homólogos. No gráfico seguinte podemos aferir isto mesmo e embora o mercado de veículos novos tenha sofrido um abrandamento – devido às questões referidas no início deste artigo – o número de veículos 100% elétricos vendidos mensalmente em 2022 superaram sempre os valores mensais de 2021 e 2020. No total anual de vendas, a fasquia dos 10.000 veículos 100% elétricos foi ultrapassada, o que valida o que tem sido reforçado desde o início do ano – 2022 será mais um ano de record de vendas para os veículos 100% elétricos (BEV).

Tal não se verifica no mercado dos Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) que desde março de 2022 registam valores de vendas mensais inferiores aos meses homólogos de 2021. O total anual de vendas de PHEV encontra-se ainda longe dos 10.000 veículos (valor já ultrapassado pelos BEV), que confirma o que a UVE tem vindo a afirmar nos últimos meses: os veículos elétricos híbridos plug-in começam a perder relevância face à maior eficiência e crescente autonomia dos novos modelos de Veículos 100% Elétricos no mercado. A autonomia média dos Veículos 100% Elétricos em comercialização em Portugal é, atualmente, de 400 km.

No total dos veículos elétricos (VE), incluindo Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), foram vendidos 2.649 veículos em julho de 2022 e 18.979 veículos desde o início do ano.


Quota de Mercado de Veículos Elétricos

O mercado de veículos automóveis, ligeiros de passageiros, na categoria dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) regista um crescimento homólogo de 10,2%, somando assim aumentos em 5 dos 7 meses já transcorridos do ano em curso. Desempenho superior aos veículos com motor de combustão interna (VCI) que registam apenas crescimento em 2 dos 7 meses do ano em curso.

Apesar da ligeira contração da quota de mercado, especialmente a anual, fruto das dificuldades das marcas em ter veículos elétricos para entrega em prazos curtos, esta mantém-se muito perto dos 20%. Para esta ligeira queda na quota de mercado, muito contribui o facto de algumas marcas ainda terem em stock ligeiros de passageiros com motores de combustão interna que foram colocando no mercado ao contrário dos elétricos que não existem em stock. Elétrico produzido está automaticamente vendido.

O registo mensal da quota de mercado dos veículos elétricos em Portugal tem vindo a reduzir-se desde o recorde de 31,4% em novembro de 2021 até aos atuais 17% de julho de 2022, em virtude do que já referimos. A produção de qualquer veículo automóvel está muito condicionada à existência de componentes, que a guerra na Ucrânia apenas veio piorar, enquanto que algumas marcas utilizaram alguns modelos com motores de combustão interna que tinham em stock para satisfazer a procura.

Se analisarmos os valores das vendas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, a variação homóloga sobe para 48,9%, representando uma quota anual de 9,9% – que segue a tendência dos últimos meses, em que a quota de mercado os veículos 100% elétricos se mantém na ordem dos 10%.

Focando-nos apenas nos Veículos 100% Elétricos, em que o crescimento é de 48,9%, esta é a motorização que supera a variação homóloga da soma dos veículos com motores de combustão interna (VCI) e dos veículos híbridos plug-In (PHEV), que regista um crescimento de apenas 15,6%.

Comparando os valores, os veículos híbridos plug-in (PHEV) são a motorização que ainda não saiu de terreno negativo. Embora os veículos com motores de combustão interna (VCI) tenham registado um crescimento em relação ao mesmo mês de 2021, são os Veículos 100% Elétricos (BEV) que continuam a mostrar um crescimento consolidado, mantendo a variação homóloga em valores positivos há mais de um ano. O que nos indica a tendência atual de que os Veículos 100% Elétricos já permitem um uso perfeitamente compatível com as necessidades dos utilizadores, que “saltam” diretamente de veículos a combustão para Veículos 100% Elétricos.

Se considerarmos todas as categorias de veículos elétricos (BEV e PHEV), os Veículos 100% Elétricos (BEV) são os que apresentam variação homóloga positiva, com 61,5%, enquanto que os Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV) apresentam uma diminuição de 13%. Só não se vendem mais veículos 100% elétricos porque a oferta está condicionada pelos fatores já descritos.


Quotas de Venda por Tipo de Energia

Este mês de julho a quota do conjunto dos veículos 100% elétricos e híbridos plug-in (BEV + PHEV) atingiu os 17,02%, ficando aquém da quota dos veículos com motorização a gasóleo que registou uma quota de 18,45%, na categoria dos automóveis ligeiros de passageiros.

Ao analisarmos os valores de vendas de veículos ligeiros de passageiros, desde o início do ano, os Veículos Elétricos (BEV + PHEV) com uma quota de 19.67% superam os veículos ligeiros de passageiros a gasóleo que registaram uma quota de mercado de 18.37%. Apesar das dificuldades na entrega de novos veículos elétricos pelas marcas, mantém-se a tendência de crescimento dos elétricos e de retração dos veículos com motores térmicos, especialmente com motorização a gasóleo.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal

No mês de julho a Peugeot foi a campeã de vendas de Veículos 100% Elétricos, ligeiros de passageiros, em Portugal, com 171 viaturas vendidas. Seguida da Hyundai e da Mercedes-Benz, em 2º e 3º lugar respetivamente. De notar que cada vez mais marcas figuram no “top” mensal de vendas de automóveis ligeiros de passageiros, situação que não se verificava há um par de anos atrás, quando o leque de modelos de veículos 100% elétricos era consideravelmente menor. Exemplo desta diversidade é a presença da Ford em 5º lugar, que é uma marca que dispõe apenas de um modelo 100% elétrico, o Ford Mustang Mach-E.

No conjunto do ano de 2022 a Tesla mantém o 1º lugar nas vendas dos Veículos 100% Elétricos com 1.061 unidades entregues, seguida da Peugeot na 2º posição com 934 viaturas vendidas, fechando o pódio a BMW (BMW + BMWi) com 688 veículos 100% elétricos vendidos. Na categoria dos plug-in mantêm-se as três marcas, BMW em 1º lugar seguida da Mercedes-Benz em 2º e da Volvo em 3º. De registar que no cômputo dos BEV e dos PHEV a Peugeot atingiu o 3º lugar destronando a Volvo.

Entrámos no segundo semestre de 2022 com todo o sector automóvel muito afetado pelas restrições que já abordámos anteriormente. Não se vislumbra nos tempos mais próximos uma melhoria significativa das condições que atualmente afetam a indústria automóvel. Perante esta situação, algumas marcas estão a dar prioridade à produção de Veículos 100% Elétricos em detrimento dos veículos com motores de combustão interna – sejam a gasolina ou a gasóleo – mas também dos veículos híbridos plug-in que, apesar de ainda manterem a motorização a combustão interna, são considerados veículos eletrificados.

Face às pressões geradas pelas diretivas europeias de restrição à venda de veículos ligeiros com motores a combustão, pelas diversas leis nacionais que vão no mesmo sentido, pelas zonas de restrições aos veículos poluentes constituídas nas principais cidades europeias e pela absoluta necessidade de um combate eficaz às alterações climáticas, que na mobilidade passa pela redução da utilização dos combustíveis fósseis nos transportes, principalmente nos transportes rodoviários, urge a eletrificação dos transportes e a consequente descarbonização das economias.

Por cidades mais sustentáveis e menos poluídas.

O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!


A imagem de Capa deste artigo foi capturada no âmbito do 2º EcoRally Proença-a-Nova.
Crédito da imagem: Bernardo Lúcio
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