Workshop: Vantagens da Mobilidade Elétrica

A UVE participou no workshop sobre Vantagens da Mobilidade Elétrica, quinta-feira 19 de setembro, em Torres Vedras. Iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade 2019.

O workshop teve lugar nas instalações da CAERO – Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste, em Torres Vedras (localização Google Maps)

A mobilidade elétrica é uma solução sustentável do ponto de vista ambiental que utiliza energias renováveis, contribui para a redução de Gases de Efeito de Estufa e para o cumprimento dos diferentes compromissos globais da União Europeia.

O Município de Torres Vedras na sua estratégia municipal para a mobilidade elétrica que vem implementando desde 2011, pretende esclarecer e integrar na rede de mobilidade elétrica a comunidade, empresas, serviços e particulares.

Neste sentido, irá realizar um workshop sobre a mobilidade elétrica direcionado ao esclarecimento do público-alvo sobre as vantagens da mobilidade elétrica: como acelerar o processo de adoção do veículo elétrico e modelos de negócio disponíveis no mercado, as suas funcionalidades técnicas e como as operacionalizar.

Este workshop tem como objetivos dotar empresas, serviços e particulares de informação sobre: o que é a mobilidade elétrica, que vantagens diretas e indiretas de adesão e como operacionalizar os vários modelos de negócio ao seu alcance neste âmbito.

Fonte: Agenda Câmara Municipal de Torres Vedras

Dado início ao workshop, por parte do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, o Presidente do Conselho Diretivo da UVE, Henrique Sánchez, entregou uma lembrança à Câmara Municipal de Torres Vedras, em agradecimento pelo apoio à realização do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), que teve lugar em Torres Vedras, a 11 e 12 de maio de 2019.

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes e Presidente do Conselho Diretivo da UVE, Henrique Sánchez

O primeiro tópico em debate no workshop foi apresentado por Luís Barroso, presidente MOBI.E, onde abordou a Mobilidade Elétrica: Políticas e estratégia nacional para mobilidade elétrica.

Luís Barroso, presidente MOBI.E

O painel seguinte, sob o tema “Comércio e Serviços: soluções de carregamento para estações de serviço, hipermercados e centros comerciais, condomínios, empresas e parques de estacionamento“, moderado por Hugo Lucas, Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, contou com a presença de:

  • Filipe Ricardo Ferreira Oliveira Lopes, Business Development Director Americas & Iberia, da EFACEC
  • António Ferreira, Co-founder & CEO da SMOTION, Sistemas de Mobilidade Inteligente

Seguido do tema “Comercializadores, processos de licenciamento de carregadores, Tarifários e Consumo“, com a presença de:

  • Mariana Bleck, Área de Desenvolvimento Novos Negócios Mobilidade da EDP Comercial
  • Rui Manuel Vieira, Product Management Coordinator da GALP
  • Carlos Ferraz, Responsável de Negócio da Mobilidade Elétrica da PRIO Energia

O Presidente do Conselho Diretivo da UVE, Henrique Sánchez, participou como moderador no painel de discussão sobre “Soluções de Negócio“, onde estiveram presentes:

  • Luis Gomes, Diretor Comercial ZEEV
  • João Gomes, Diretor Geral da Mobiletric
  • Pedro Nunes, CEO da Kilometer Low Cost
Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo UVE, Luis Gomes, Diretor Comercial ZEEV, João Gomes, Diretor Geral da Mobiletric e Pedro Nunes, CEO da Kilometer Low Cost

Entre os assuntos abordados, tiveram destaque os operadores, soluções integradas de renting e frotas e Mercado dos elétricos. Num debate pertinente e claro, os intervenientes tiveram a oportunidade de expor os entraves e respetivas soluções para facilitar a instalação de equipamentos e implementação de soluções comerciais que permitam o avanço da mobilidade elétrica em Portugal.


Para encerrar o workshop, o Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, Hugo Lucas, deixou palavras de incentivo e segurança de que a atual mudança do paradigma da Mobilidade Elétrica está para ficar.

Hugo Lucas, Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras

Artigo atualizado a 25 de setembro de 2019


Consulte o Programa completo do Workshop, aqui.