A UVE na Semana Europeia da Mobilidade 2022

Artigo de opinião de Henrique Sánchez, publicado na edição nº 60 da revista Blueauto de outubro de 2022, sobre a participação da UVE em vários eventos que decorreram na Semana Europeia da Mobilidade, de norte a sul do país.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


Este ano durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou entre os dias 16 e 22 de setembro, com diversas atividades promovidas de norte a sul do país por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras Entidades Públicas e Privadas, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, esteve presente em sete eventos, muito diversos, em Braga, Oliveira de Azeméis, Águeda, Monte Real, Lisboa, Amadora e Loulé, portanto do Minho ao Algarve.

Em Braga, participámos no Salão Mobilidade – Automóveis e Motos Elétricas com um stand onde esclarecemos todas as dúvidas que nos foram colocadas pelos visitantes do certame e numa Conferência que decorreu em paralelo ao evento.


Em Oliveira de Azeméis, a UVE esteve presente no III Encontro Regional de Veículos Elétricos, realizado durante a comemoração da SEM 2022 pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Além do nosso stand, onde divulgámos as vantagens da utilização de um veículo elétrico, também se realizou um Desfile Elétrico para espalhar o charme silencioso da Mobilidade Elétrica. De destacar, a forte presença dos utilizadores de Hyundai Ioniq.


Em Águeda, a UVE participou na reunião de stakeholders do Projeto Europeu CISMOB (Cooperative Information platform for low carbon and Sustainable Mobility – Interreg Europe, que decorreu no Centro de Artes de Águeda e contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Águeda, da Universidade de Aveiro, da Abimota, da Inclusion, da OPT, da UVE, de professores e investigadores na área da mobilidade sustentável com especial enfoque nos mais jovens e na mobilidade ciclável:

De referir um dos exemplos mais fantásticos do que já acontece hoje em Portugal, no que respeita ao uso da bicicleta pelos estudantes, neste caso na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré:


Mais a sul, em Monte Real, na Base Aérea (BA5), realizou-se o Dia da Base Aberta que contou com uma “Avenida Elétrica – Leiria Sobre Rodas”, em que a par de dezenas de veículos elétricos em exposição, a UVE contou com um stand para esclarecimento de dúvidas e desfazer mitos.


Em Lisboa, a Semana Europeia da Mobilidade 2022 foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, realizada no Parque Eduardo VII e focada nos vários modos de mobilidade sustentável, ligeira e individual, como sejam os motociclos, os ciclomotores, os quadriciclos, as trotinetes, as bicicletas e as bicicletas de carga, todos estes equipamentos com propulsão elétrica, mas onde também estiveram presentes as bicicletas convencionais e a Rede de Bicicletas Partilhadas da cidade – GIRA.


Na Amadora, incluído nas comemorações da SEM 2022 realizou-se o “Electric Challenge”. Um Rally Paper para viaturas exclusivamente elétricas, onde a UVE esteve presente com vários dos seus associados presentes nesta divertida ação de sensibilização da mobilidade elétrica.


No sul do país, no Algarve, mais precisamente em Loulé, fomos todos à FAVA, a Feira do Ambiente e Vegan do Algarve, onde a UVE esteve presente com um stand onde pudemos esclarecer dúvidas e mitos que ainda existem, e também participou numa Apresentação com debate sobre a Mobilidade Elétrica em Portugal.


Até este ano, nunca a UVE tinha estado em sete distintas ações relativas ao mesmo evento, desde o dia 16 até o dia 21 de setembro, sendo que cinco destas ações realizaram-se no mesmo dia, o domingo 18 de setembro.

Como Presidente da UVE não posso de deixar de enaltecer a disponibilidade e a dedicação dos seus dirigentes, funcionárias e associados, que organizaram e realizaram estas ações de rua e os debates e conferências associados.

Esta Semana Europeia da Mobilidade 2022 teve muitos outros eventos. Identifiquei apenas aqueles onde a UVE esteve presente colaborando com as respetivas Câmaras Municipais, o que demonstra bem o grau de desenvolvimento dos temas relativos à Mobilidade Sustentável, à Mobilidade Elétrica, ao redesenho das áreas urbanas das nossas cidades, à expansão das Redes Cicláveis, à oferta de modelos de veículos elétricos, aos modos mais suaves de mobilidade, mas também à redução do consumo, da reciclagem, da reutilização de produtos e equipamentos e da promoção de uma alimentação mais saudável para todos nós.

Em todas estas ações foram recolhidas assinaturas da Petição Pública que a UVE lançou, online e também física, que advoga a antecipação do fim da venda de veículos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo) para 2030 e da proibição de venda de novos veículos que tenham qualquer tipo de motorização com motores que utilizem combustíveis fósseis em 2035.
Se ainda não decidiu, experimente um veículo elétrico, muito mais eficiente, mais económico e muito, mas muito mais agradável de ser conduzido.

Henrique Sánchez
Lisboa, 2 de outubro de 2022

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 60

Artigos relacionados


Acelerar a eletrificação dos transportes rodoviários

Artigo publicado na revista Blueauto nº 59, de setembro de 2022.


Restrições à venda de veículos com motor de combustão interna, a partir de 2030

Artigo publicado na revista Blueauto nº 55, de maio de 2022.