Restrições à venda de veículos com motor de combustão interna, a partir de 2030

Artigo publicado na edição nº 55 da revista Blueauto de maio de 2022, sobre a Petição Pública lançada pela UVE que propõe o fim das vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna já em 2030. Um passo importante para alcançar as metas da transição energética, descarbonização da economia e aceleração da eletrificação dos transportes. 


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, no âmbito da sua missão e ação de divulgação da mobilidade elétrica, da promoção da aceleração da eletrificação dos transportes rodoviários, da transição energética e da descarbonização da economia, lançou uma Petição Pública que visa levar à Assembleia da República, para discussão e aprovação, a imposição de restrições à venda de veículos ligeiros com motores de combustão interna.

A Petição Pública está focada em duas datas, 2030 e 2035, no seguimento da ação em que a UVE também já esteve envolvida organizada pela Global EV Alliance (Aliança Global de Associações de Utilizadores de Veículos Elétricos) e que levou à Sede da AVERE (Associação Europeia de Mobilidade Elétrica) em Bruxelas e posteriormente à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow, as mesmas propostas:

  • A partir de 2030 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in.
  • A partir de 2035 apenas seja permitida a venda de veículos 100% elétricos.

Há quem se pergunte se não é utópico exigir que a partir de 2030 não se possam comercializar em Portugal veículos ligeiros exclusivamente com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo), ou que a partir de 2035 só possam ser vendidos veículos ligeiros 100% elétricos. Remeto para as palavras do cineasta argentino Fernando Birri, citado pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano:

“A utopia está lá no horizonte. Eu ando dois passos e ela se afasta dois passos. Caminho mais dez passos e o horizonte afasta-se mais dez passos. Por mais que eu caminhe, nunca a alcançarei. Então para que serve a utopia? Serve para isto mesmo, para que nunca deixemos de caminhar”

A utopia serve, portanto, para caminharmos, para fazermos o nosso caminho, que neste caso por muito que se afaste de nós a linha do horizonte, creio que um dia os objetivos a que nos propomos serão alcançados.


Porque é que esta Petição não surgiu antes? Porque é que surge agora?

Só agora estão criadas as condições para o lançamento desta Petição e destas exigências, pois os fabricantes de automóveis já têm ofertas suficientes em diversidade de modelos e de opções, com autonomias reais dos automóveis ligeiros elétricos completamente adaptadas ao nosso país – a autonomia média dos carros elétricos à venda em Portugal é de 400 km; já existe uma Rede Nacional de Carregamento de Veículos Elétricos que permite realizar viagens por todo o país – existem mais de 1.000 postos de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de 6.000 postos de carregamento normal – e que em 2030 estará muito mais ampliada em número de postos, sua distribuição geográfica e na potência disponível; a existência de um Programa de Incentivos à Aquisição dos Veículos Elétricos, através do Fundo Ambiental, que permite aproximar o preço de venda dos veículos elétricos ao dos veículos equivalentes com motores de combustão interna.

Porque as alterações climáticas estão aí, já ninguém o pode negar e os seus impactos no modo de vida da Humanidade são uma realidade, leva a que os cidadãos estejam mais despertos para a necessidade de mudanças de comportamentos e de padrões de consumo. Estamos perante uma Emergência Climática e todos somos chamados a mudar algo, por muito pequena que seja essa mudança ela será fundamental.

Portugal é hoje o 13.º país a nível mundial na venda veículos elétricos novos – considerando as duas categorias, os 100% elétricos e os híbridos plug-in – tendo atingido no passado mês de abril uma quota de mercado de 22%, quer mensal, quer anual, e no que se refere apenas aos veículos 100% elétricos essa quota de mercado atinge já hoje os 11% (anual) e os 13% (mensal). Números que colocam Portugal e os portugueses num lugar de destaque no que se refere à adoção de um veículo elétrico.



A sua assinatura e o seu apoio na divulgação e partilha da Petição Pública são importantes para conseguirmos levar a mobilidade elétrica à Assembleia da República. Faça parte da mudança que está em curso.

Consulte o texto da Petição Pública aqui:



Algumas das razões para apoiar a Petição Pública podem ser a melhor resposta aos mitos e dúvidas que ainda subsistem, estes são alguns deles.


Todas estas “razões” pelas quais algumas pessoas não assinariam nem apoiariam esta Petição Pública e as suas propostas, são facilmente contrariadas pelas muito mais fortes razões que levarão, seguramente muitos milhares de cidadãos a apoiarem e a assinarem a Petição Pública.

Faça parte deste movimento, o seu bolso agradece, os veículos elétricos são uma opção muito mais económica, muito mais eficiente do ponto de vista da energia necessária para percorrer a mesma distância, muito evoluídos tecnologicamente, com um desempenho muito superior aos veículos convencionais com motores de combustão interna, não emitem CO2 ou qualquer outro GEE (Gás com Efeito de Estufa) e, num país como Portugal que já produz 60% da eletricidade consumida através de fontes renováveis (números de 2021), fundamentais para o combate às alterações climáticas face à Emergência Climática com que o mundo – a nossa única casa -, já se confronta.

Assine a Petição Pública, os seus filhos agradecerão!

Consulte a edição digital da Revista Blueauto, nº 55

Artigos relacionados


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Encontra-se disponível a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030. O objetivo é que sejam recolhidas as assinaturas necessárias para que este tema seja abordado em sessão de plenário na Assembleia da República. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante!



Quanto custa percorrer 100 km num Veículo Elétrico?

Artigo publicado na revista Blueauto nº 53, de março de 2022.