Rede de Carregamento de Veículos Elétricos. Como estamos?

Artigo publicado na edição nº37 da revista Blueauto de novembro de 2020. Saiba qual o estado da Rede de Carregamento de Veículos Elétricos em Portugal, desde a rede pública, redes privadas e novidades anunciadas para os próximos meses e novas redes já implementadas.


Henrique Sánchez
Presidente Honorário da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião na Revista Blueauto


O ano de 2020, está a ser um ano diferente de tudo aquilo que poderíamos imaginar. A pandemia da Covid-19 está a afetar-nos a todos nós, mas também tem afetado a evolução, a expansão e a concretização dos vários projetos previstos para arrancarem este ano de 2020. Quer dos Operadores de Postos de Carregamento (OPC), quer da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica, a Mobi.E, quer de diversas autarquias ou de entidades privadas.

Apesar deste ambiente de forte incerteza, todos os diferentes parceiros envolvidos no setor da mobilidade elétrica, talvez incentivados pela urgente necessidade de eletrificar todos os transportes, públicos e privados, particulares e coletivos, de acelerar a transição energética, lançaram, apesar de todas as contingências:

  • Inúmeros concursos públicos para a aquisição de Carregadores e a Operação dos mesmos;
  • A constituição das primeiras Estações de Carregamento para Veículos Elétricos multi-carregadores, os chamados HUB;
  • Os primeiros Postos de Carregamento Super-Rápidos (PCSR);
  • Os primeiros Postos de Carregamento Ultrarrápidos (PCUR);
  • As primeiras Redes Privadas complementares da Rede Pública de Carregamento;
  • Parcerias entre Operadores de Postos de Carregamento e Áreas Comerciais;
  • Parcerias entre Operadores de Postos de Carregamento e Áreas de serviço e Estações de Serviço.

Atualmente existem 518 Postos de Carregamento Rápido (PCR), Super-Rápido (PCSR e Ultrarrápido (PCUR) em Portugal, destes 330 estão ligados e em funcionamento, 34 já estão instalados e esperam apenas a sua ligação e 110 estão atualmente em instalação.

A Rede de Postos de Carregamento Normal (PCN) está em muito acelerada expansão sendo o número de tomadas de PCN já instalados e a funcionar superior às 3.000, incluindo aqui toda a Rede Pública de Carregamento e diversas Redes Privadas, sendo a mais desenvolvida a dos Carregadores no Destino da Tesla (Destination Chargers).  

Os principais concursos públicos que se concluíram este ano de 2020 foram:

  • O concurso público dos 663 postos de carregamento normal pertencentes ao Projeto Piloto e que foram entregues aos Operadores vencedores do concurso para a sua exploração comercial: EDP Comercial, Galp Electric, Power Dot e KLC.
  • O concurso público da Câmara Municipal de Oeiras que contratualizou a instalação de 42 carregadores em todo o Município, sendo:
    • 23 Carregadores Rápidos (PCR de 50 kW);
    • 19 Carregadores Ultrarrápidos (PCUR de 160 kW)

Durante o ano de 2020 foram ainda lançados os seguintes concursos públicos:

  • Concurso público lançado pela Mobi.E para reforçar a infraestrutura pública de carregamento, constituído por 10 Estações de Carregamento, cada um constituído por:
    • 1 PCUR – Posto de Carregamento Super-Rápido (até 160 kW), com 2 tomadas DC, 1 tomada CHAdeMO e outra CCS2;
    • 3 PCR – Posto de Carregamento Rápido (50 kW), com 3 tomadas, 1 tomada CHAdeMO e outra CCS2, ambas DC e a terceira AC43;
    • 5 PCN – Posto de Carregamento Normal (22 kW), com 2 tomadas por cada posto, Mennekes tipo 2 AC.
  • Concurso público lançado pela Mobi.E para a instalação e exploração, por um período de 10 anos, de 12 Postos de Carregamento Ultra-Rápido (PCUR).

Supermercados e Hipermercados
aderem à Mobilidade Elétrica

A melhora forma de otimizar o tempo que demora a carregar o seu Veículo Elétrico é fazê-lo enquanto está ocupado a fazer outra tarefa. Por isso, ao adaptar a sua rotina e optar por locais onde pode deixar o seu veículo a carregar enquanto faz outra coisa, é a opção mais lógica. A pensar nesta forma cómoda de carregar os Veículos Elétricos, captar clientes e para promover a Mobilidade Elétrica, algumas das grandes cadeias de supermercados nacionais estão a contribuir para o crescimento da rede de carregamento.


KLC e LIDL

As Lojas Lidl em Portugal e o Operador KLC estabeleceram uma parceria para a instalação e exploração de 34 PCR (50 kW), estando 16 já instalados e em funcionamento, 5 atualmente em instalação e 13 planeados.


KLC e Pingo Doce

As Lojas Pingo Doce e o Operador KLC estabeleceram uma parceria para a instalação e exploração em 7 lojas do grupo de PCR e PCN, estando já em funcionamento a primeira instalação, em Sesimbra.


Helexia e Auchan

O Grupo Auchan e o Operador Helexia estabeleceram uma parceria para a instalação e exploração de 39 Postos de Carregamento em 9 lojas Auchan em 2020, estando já em funcionamento a primeira instalação em Alverca.


Continente Plug & Share

Em setembro, foi inaugurada, no Continente de Matosinhos, a primeira Área de Carregamento para Veículos Elétricos, denominada Continente Plug&Charge, exclusiva para clientes Continente que descarreguem a app Continente Plug&Charge e a app Cartão Continente. Seguiu-se a Área de Carregamento Continente Plug&Charge no Hipermercado Continente da Amadora também em setembro, já tendo sido inauguradas as Áreas de Carregamento das Lojas Continente na Sobreda da Caparica e em Santo Amaro de Oeiras, outras seguir-se-ão até perfazer as 30 localizações no final de 2021.


EDP Comercial e BP Portugal

A EDP Comercial e a BP Portugal celebraram uma parceria para a instalação de Postos de Carregamento Rápido (PCR) operados pela EDP Comercial, nas estações de serviço da BP. Os locais iniciais de instalação destes PCR da rede pública foram em Faro, Seixal, Loures, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, estendendo-se atualmente a mais localizações por todo o país.


Num balanço final, podemos afirmar que 2020 está a ser o ano do grande arranque da mobilidade elétrica em Portugal, quer com os consecutivos recordes de vendas dos veículos elétricos, quer com a expansão de Rede de Carregamento de Veículos Elétricos, seja a Rede Pública de Carregamento sob a gestão da Mobi.E, quer as diversas Redes Privadas que vêm complementar a oferta para quem já adotou e para todos aqueles que irão adotar no futuro a mobilidade elétrica para as suas deslocações.

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